POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: ALGUMAS CONEXÕES EM CURSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARRETO, Magda Dei Tós
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: MANSANO, Sonia Regina Vargas, PIGA, Talita Ravagnã
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Org & Demo (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/6527
Resumo: A questão ambiental tem sido objeto de discussão em diversas esferas da sociedade, colocando em evidência os problemas advindos da complexa relação entre homem e natureza. Recentemente, essa discussão adentrou no âmbito escolar, sendo que esse espaço institucional foi considerado estratégico para disseminar valores voltados para sensibilização dos riscos e prejuízos advindos da sua exploração predatória. O presente estudo teórico e documental faz uma aproximação analítica entre o desenvolvimento sustentável e as políticas educacionais. Para tanto, ele aborda duas dimensões: a elaboração teórica da noção de desenvolvimento sustentável e as maneiras como a legislação brasileira incorporou esse tema em suas diretrizes no final do século XX. Como resultado parcial, constatamos que a educação ambiental, para além da esfera legal, implica ações efetivas da esfera institucional, valendo-se, para isso, da prática sustentável de seus variados agentes (alunos, professores, comunidade e governantes).
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