POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: ALGUMAS CONEXÕES EM CURSO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Org & Demo (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/6527 |
Resumo: | A questão ambiental tem sido objeto de discussão em diversas esferas da sociedade, colocando em evidência os problemas advindos da complexa relação entre homem e natureza. Recentemente, essa discussão adentrou no âmbito escolar, sendo que esse espaço institucional foi considerado estratégico para disseminar valores voltados para sensibilização dos riscos e prejuízos advindos da sua exploração predatória. O presente estudo teórico e documental faz uma aproximação analítica entre o desenvolvimento sustentável e as políticas educacionais. Para tanto, ele aborda duas dimensões: a elaboração teórica da noção de desenvolvimento sustentável e as maneiras como a legislação brasileira incorporou esse tema em suas diretrizes no final do século XX. Como resultado parcial, constatamos que a educação ambiental, para além da esfera legal, implica ações efetivas da esfera institucional, valendo-se, para isso, da prática sustentável de seus variados agentes (alunos, professores, comunidade e governantes). |
id |
UNESP-36_65eca97c5392dd203dfeccfb516324b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/6527 |
network_acronym_str |
UNESP-36 |
network_name_str |
Org & Demo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: ALGUMAS CONEXÕES EM CURSOEducaçãoDesenvolvimento SustentávelPolíticas EducacionaisA questão ambiental tem sido objeto de discussão em diversas esferas da sociedade, colocando em evidência os problemas advindos da complexa relação entre homem e natureza. Recentemente, essa discussão adentrou no âmbito escolar, sendo que esse espaço institucional foi considerado estratégico para disseminar valores voltados para sensibilização dos riscos e prejuízos advindos da sua exploração predatória. O presente estudo teórico e documental faz uma aproximação analítica entre o desenvolvimento sustentável e as políticas educacionais. Para tanto, ele aborda duas dimensões: a elaboração teórica da noção de desenvolvimento sustentável e as maneiras como a legislação brasileira incorporou esse tema em suas diretrizes no final do século XX. Como resultado parcial, constatamos que a educação ambiental, para além da esfera legal, implica ações efetivas da esfera institucional, valendo-se, para isso, da prática sustentável de seus variados agentes (alunos, professores, comunidade e governantes).Faculdade de Filosofia e Ciências2016-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/652710.36311/1519-0110.2016.v17n2.06.p81ORG & DEMO; v. 17 n. 02 (2016); 81-94ORG & DEMO; Vol. 17 No. 02 (2016); 81-94ORG & DEMO; Vol. 17 Núm. 02 (2016); 81-942238-57031519-0110reponame:Org & Demo (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/6527/4292Copyright (c) 2016 Revista ORG & DEMOinfo:eu-repo/semantics/openAccessBARRETO, Magda Dei TósMANSANO, Sonia Regina VargasPIGA, Talita Ravagnã2020-07-30T17:02:10Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/6527Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemoPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/oaiorgdemo.marilia@unesp.br2238-57031519-0110opendoar:2020-07-30T17:02:10Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: ALGUMAS CONEXÕES EM CURSO |
title |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: ALGUMAS CONEXÕES EM CURSO |
spellingShingle |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: ALGUMAS CONEXÕES EM CURSO BARRETO, Magda Dei Tós Educação Desenvolvimento Sustentável Políticas Educacionais |
title_short |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: ALGUMAS CONEXÕES EM CURSO |
title_full |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: ALGUMAS CONEXÕES EM CURSO |
title_fullStr |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: ALGUMAS CONEXÕES EM CURSO |
title_full_unstemmed |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: ALGUMAS CONEXÕES EM CURSO |
title_sort |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: ALGUMAS CONEXÕES EM CURSO |
author |
BARRETO, Magda Dei Tós |
author_facet |
BARRETO, Magda Dei Tós MANSANO, Sonia Regina Vargas PIGA, Talita Ravagnã |
author_role |
author |
author2 |
MANSANO, Sonia Regina Vargas PIGA, Talita Ravagnã |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARRETO, Magda Dei Tós MANSANO, Sonia Regina Vargas PIGA, Talita Ravagnã |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Desenvolvimento Sustentável Políticas Educacionais |
topic |
Educação Desenvolvimento Sustentável Políticas Educacionais |
description |
A questão ambiental tem sido objeto de discussão em diversas esferas da sociedade, colocando em evidência os problemas advindos da complexa relação entre homem e natureza. Recentemente, essa discussão adentrou no âmbito escolar, sendo que esse espaço institucional foi considerado estratégico para disseminar valores voltados para sensibilização dos riscos e prejuízos advindos da sua exploração predatória. O presente estudo teórico e documental faz uma aproximação analítica entre o desenvolvimento sustentável e as políticas educacionais. Para tanto, ele aborda duas dimensões: a elaboração teórica da noção de desenvolvimento sustentável e as maneiras como a legislação brasileira incorporou esse tema em suas diretrizes no final do século XX. Como resultado parcial, constatamos que a educação ambiental, para além da esfera legal, implica ações efetivas da esfera institucional, valendo-se, para isso, da prática sustentável de seus variados agentes (alunos, professores, comunidade e governantes). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/6527 10.36311/1519-0110.2016.v17n2.06.p81 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/6527 |
identifier_str_mv |
10.36311/1519-0110.2016.v17n2.06.p81 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/6527/4292 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista ORG & DEMO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista ORG & DEMO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
ORG & DEMO; v. 17 n. 02 (2016); 81-94 ORG & DEMO; Vol. 17 No. 02 (2016); 81-94 ORG & DEMO; Vol. 17 Núm. 02 (2016); 81-94 2238-5703 1519-0110 reponame:Org & Demo (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Org & Demo (Online) |
collection |
Org & Demo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
orgdemo.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049363213582336 |