DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Org & Demo (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/301 |
Resumo: | Este artigo propõe-se caracterizar uma proposta de democratização do ambiente escolar, implementada pelo Programa Escola da Família, que visa à redução da violência escolar e abertura da escola para toda a comunidade, tendo como pressuposto que alto índice de violência entre os jovens resulta da falta de opções de lazer e cultura e que a escola pode ser utilizada para suprir essa lacuna, tornandoas centros comunitários. A base teórica que orientou o estudo completo, do qual se originou o presente artigo, fundamenta-se em princípios da Perspectiva de Sistemas de Mihaly Csikszentmihalyi, contrapostos às diretrizes do Programa. Resultados indicam diversidade do público usuário do Programa, com crianças, jovens, adultos, vinculados ou não à comunidade e que o trabalho docente depende da experiência prévia dos educadores. Identificou interesses, concepções, valores, expectativas dos protagonistas e suas percepções revelam o Programa como opção de lazer, convivência social e aprendizagem, contribuindo para reduzir a vulnerabilidade social, na medida em que favorece melhoria de auto-estima e qualidade de vida. Evidenciou aparente interdependência entre práticas sociais e processos educativos, e que esses podem e talvez devam, conviver para contribuírem igualmente na formação de sujeitos sociais.Contudo, para fins do presente artigo, o foco estará pautado exclusivamente na caracterização do referido Programa. |
id |
UNESP-36_e89c3f01f9e220f29d20202b813a74b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/301 |
network_acronym_str |
UNESP-36 |
network_name_str |
Org & Demo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIAPrograma Escola da Famíliapráticas sociaisprocessos educativosescola e democraciaEste artigo propõe-se caracterizar uma proposta de democratização do ambiente escolar, implementada pelo Programa Escola da Família, que visa à redução da violência escolar e abertura da escola para toda a comunidade, tendo como pressuposto que alto índice de violência entre os jovens resulta da falta de opções de lazer e cultura e que a escola pode ser utilizada para suprir essa lacuna, tornandoas centros comunitários. A base teórica que orientou o estudo completo, do qual se originou o presente artigo, fundamenta-se em princípios da Perspectiva de Sistemas de Mihaly Csikszentmihalyi, contrapostos às diretrizes do Programa. Resultados indicam diversidade do público usuário do Programa, com crianças, jovens, adultos, vinculados ou não à comunidade e que o trabalho docente depende da experiência prévia dos educadores. Identificou interesses, concepções, valores, expectativas dos protagonistas e suas percepções revelam o Programa como opção de lazer, convivência social e aprendizagem, contribuindo para reduzir a vulnerabilidade social, na medida em que favorece melhoria de auto-estima e qualidade de vida. Evidenciou aparente interdependência entre práticas sociais e processos educativos, e que esses podem e talvez devam, conviver para contribuírem igualmente na formação de sujeitos sociais.Contudo, para fins do presente artigo, o foco estará pautado exclusivamente na caracterização do referido Programa.Faculdade de Filosofia e Ciências2010-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/30110.36311/1519-0110.2009.v10n1/2.301ORG & DEMO; v. 10 n. 1/2 (2009); 123ORG & DEMO; Vol. 10 No. 1/2 (2009); 123ORG & DEMO; Vol. 10 Núm. 1/2 (2009); 1232238-57031519-0110reponame:Org & Demo (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/301/245Copyright (c) 2010 ORG & DEMOhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSENE, Marta ReginaZANIOLO, Leandro Osni2022-02-04T13:58:01Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/301Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemoPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/oaiorgdemo.marilia@unesp.br2238-57031519-0110opendoar:2022-02-04T13:58:01Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA |
title |
DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA |
spellingShingle |
DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA SENE, Marta Regina Programa Escola da Família práticas sociais processos educativos escola e democracia |
title_short |
DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA |
title_full |
DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA |
title_fullStr |
DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA |
title_full_unstemmed |
DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA |
title_sort |
DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA |
author |
SENE, Marta Regina |
author_facet |
SENE, Marta Regina ZANIOLO, Leandro Osni |
author_role |
author |
author2 |
ZANIOLO, Leandro Osni |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SENE, Marta Regina ZANIOLO, Leandro Osni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Escola da Família práticas sociais processos educativos escola e democracia |
topic |
Programa Escola da Família práticas sociais processos educativos escola e democracia |
description |
Este artigo propõe-se caracterizar uma proposta de democratização do ambiente escolar, implementada pelo Programa Escola da Família, que visa à redução da violência escolar e abertura da escola para toda a comunidade, tendo como pressuposto que alto índice de violência entre os jovens resulta da falta de opções de lazer e cultura e que a escola pode ser utilizada para suprir essa lacuna, tornandoas centros comunitários. A base teórica que orientou o estudo completo, do qual se originou o presente artigo, fundamenta-se em princípios da Perspectiva de Sistemas de Mihaly Csikszentmihalyi, contrapostos às diretrizes do Programa. Resultados indicam diversidade do público usuário do Programa, com crianças, jovens, adultos, vinculados ou não à comunidade e que o trabalho docente depende da experiência prévia dos educadores. Identificou interesses, concepções, valores, expectativas dos protagonistas e suas percepções revelam o Programa como opção de lazer, convivência social e aprendizagem, contribuindo para reduzir a vulnerabilidade social, na medida em que favorece melhoria de auto-estima e qualidade de vida. Evidenciou aparente interdependência entre práticas sociais e processos educativos, e que esses podem e talvez devam, conviver para contribuírem igualmente na formação de sujeitos sociais.Contudo, para fins do presente artigo, o foco estará pautado exclusivamente na caracterização do referido Programa. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/301 10.36311/1519-0110.2009.v10n1/2.301 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/301 |
identifier_str_mv |
10.36311/1519-0110.2009.v10n1/2.301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/301/245 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 ORG & DEMO http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 ORG & DEMO http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
ORG & DEMO; v. 10 n. 1/2 (2009); 123 ORG & DEMO; Vol. 10 No. 1/2 (2009); 123 ORG & DEMO; Vol. 10 Núm. 1/2 (2009); 123 2238-5703 1519-0110 reponame:Org & Demo (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Org & Demo (Online) |
collection |
Org & Demo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
orgdemo.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049362368430080 |