DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SENE, Marta Regina
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: ZANIOLO, Leandro Osni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Org & Demo (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/301
Resumo: Este artigo propõe-se caracterizar uma proposta de democratização do ambiente escolar, implementada pelo Programa Escola da Família, que visa à redução da violência escolar e abertura da escola para toda a comunidade, tendo como pressuposto que alto índice de violência entre os jovens resulta da falta de opções de lazer e cultura e que a escola pode ser utilizada para suprir essa lacuna, tornandoas centros comunitários. A base teórica que orientou o estudo completo, do qual se originou o presente artigo, fundamenta-se em princípios da Perspectiva de Sistemas de Mihaly Csikszentmihalyi, contrapostos às diretrizes do Programa. Resultados indicam diversidade do público usuário do Programa, com crianças, jovens, adultos, vinculados ou não à comunidade e que o trabalho docente depende da experiência prévia dos educadores. Identificou interesses, concepções, valores, expectativas dos protagonistas e suas percepções revelam o Programa como opção de lazer, convivência social e aprendizagem, contribuindo para reduzir a vulnerabilidade social, na medida em que favorece melhoria de auto-estima e qualidade de vida. Evidenciou aparente interdependência entre práticas sociais e processos educativos, e que esses podem e talvez devam, conviver para contribuírem igualmente na formação de sujeitos sociais.Contudo, para fins do presente artigo, o foco estará pautado exclusivamente na caracterização do referido Programa.
id UNESP-36_e89c3f01f9e220f29d20202b813a74b1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/301
network_acronym_str UNESP-36
network_name_str Org & Demo (Online)
repository_id_str
spelling DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIAPrograma Escola da Famíliapráticas sociaisprocessos educativosescola e democraciaEste artigo propõe-se caracterizar uma proposta de democratização do ambiente escolar, implementada pelo Programa Escola da Família, que visa à redução da violência escolar e abertura da escola para toda a comunidade, tendo como pressuposto que alto índice de violência entre os jovens resulta da falta de opções de lazer e cultura e que a escola pode ser utilizada para suprir essa lacuna, tornandoas centros comunitários. A base teórica que orientou o estudo completo, do qual se originou o presente artigo, fundamenta-se em princípios da Perspectiva de Sistemas de Mihaly Csikszentmihalyi, contrapostos às diretrizes do Programa. Resultados indicam diversidade do público usuário do Programa, com crianças, jovens, adultos, vinculados ou não à comunidade e que o trabalho docente depende da experiência prévia dos educadores. Identificou interesses, concepções, valores, expectativas dos protagonistas e suas percepções revelam o Programa como opção de lazer, convivência social e aprendizagem, contribuindo para reduzir a vulnerabilidade social, na medida em que favorece melhoria de auto-estima e qualidade de vida. Evidenciou aparente interdependência entre práticas sociais e processos educativos, e que esses podem e talvez devam, conviver para contribuírem igualmente na formação de sujeitos sociais.Contudo, para fins do presente artigo, o foco estará pautado exclusivamente na caracterização do referido Programa.Faculdade de Filosofia e Ciências2010-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/30110.36311/1519-0110.2009.v10n1/2.301ORG & DEMO; v. 10 n. 1/2 (2009); 123ORG & DEMO; Vol. 10 No. 1/2 (2009); 123ORG & DEMO; Vol. 10 Núm. 1/2 (2009); 1232238-57031519-0110reponame:Org & Demo (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/301/245Copyright (c) 2010 ORG & DEMOhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSENE, Marta ReginaZANIOLO, Leandro Osni2022-02-04T13:58:01Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/301Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemoPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/oaiorgdemo.marilia@unesp.br2238-57031519-0110opendoar:2022-02-04T13:58:01Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA
title DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA
spellingShingle DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA
SENE, Marta Regina
Programa Escola da Família
práticas sociais
processos educativos
escola e democracia
title_short DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA
title_full DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA
title_fullStr DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA
title_full_unstemmed DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA
title_sort DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA
author SENE, Marta Regina
author_facet SENE, Marta Regina
ZANIOLO, Leandro Osni
author_role author
author2 ZANIOLO, Leandro Osni
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SENE, Marta Regina
ZANIOLO, Leandro Osni
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Escola da Família
práticas sociais
processos educativos
escola e democracia
topic Programa Escola da Família
práticas sociais
processos educativos
escola e democracia
description Este artigo propõe-se caracterizar uma proposta de democratização do ambiente escolar, implementada pelo Programa Escola da Família, que visa à redução da violência escolar e abertura da escola para toda a comunidade, tendo como pressuposto que alto índice de violência entre os jovens resulta da falta de opções de lazer e cultura e que a escola pode ser utilizada para suprir essa lacuna, tornandoas centros comunitários. A base teórica que orientou o estudo completo, do qual se originou o presente artigo, fundamenta-se em princípios da Perspectiva de Sistemas de Mihaly Csikszentmihalyi, contrapostos às diretrizes do Programa. Resultados indicam diversidade do público usuário do Programa, com crianças, jovens, adultos, vinculados ou não à comunidade e que o trabalho docente depende da experiência prévia dos educadores. Identificou interesses, concepções, valores, expectativas dos protagonistas e suas percepções revelam o Programa como opção de lazer, convivência social e aprendizagem, contribuindo para reduzir a vulnerabilidade social, na medida em que favorece melhoria de auto-estima e qualidade de vida. Evidenciou aparente interdependência entre práticas sociais e processos educativos, e que esses podem e talvez devam, conviver para contribuírem igualmente na formação de sujeitos sociais.Contudo, para fins do presente artigo, o foco estará pautado exclusivamente na caracterização do referido Programa.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/301
10.36311/1519-0110.2009.v10n1/2.301
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/301
identifier_str_mv 10.36311/1519-0110.2009.v10n1/2.301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/301/245
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 ORG & DEMO
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 ORG & DEMO
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv ORG & DEMO; v. 10 n. 1/2 (2009); 123
ORG & DEMO; Vol. 10 No. 1/2 (2009); 123
ORG & DEMO; Vol. 10 Núm. 1/2 (2009); 123
2238-5703
1519-0110
reponame:Org & Demo (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Org & Demo (Online)
collection Org & Demo (Online)
repository.name.fl_str_mv Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv orgdemo.marilia@unesp.br
_version_ 1797049362368430080