Pesquisa multirreferencial em educação ambiental: bases sócio-culturais-políticoepistemológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burnham, Teresinha Fróes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6114
Resumo: Este artigo apresenta diferentes bases socioculturais e politicoepistemológicaspara a pesquisa na área de Educação Ambiental e enfatiza suaimportância para a (in)formação do cidadão na sociedade contemporânea.Delineia um esquema de referência por meio do qual se pode construir umcomplexo quadro da cidadania – vista em termos de estados fluídos etemporários – nesta sociedade. O papel do conhecimento / não conhecimento,a importante e crescente arena das relações sociais / culturais na transformaçãodas estruturas e seus efeitos na (in)formação do cidadão são enfocados. Apluralidade da educação ambiental como alternativa viável para a superação daacelerada fragmentação do conhecimento e o crescimento de espaços sociais /de aprendizagem na sociedade são apontados. Alguns modos de organizaçãodo conhecimento por intermédio de várias abordagens disciplinares (multipluri-inter-) são discutidas. Suas limitações levam a autora a argüir pelamultirreferencialidade como uma outra perspectiva para a compreensão e apesquisa da / na área de educação ambiental, que busca articular aoconhecimento científico-acadêmico diferentes modos de organizar oconhecimento existentes no contexto sociocultural (religioso, mítico,artístico...)
id UNESP-3_2dcd2f5cf48579936972bdbda75a5791
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6114
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Pesquisa multirreferencial em educação ambiental: bases sócio-culturais-políticoepistemológicasEste artigo apresenta diferentes bases socioculturais e politicoepistemológicaspara a pesquisa na área de Educação Ambiental e enfatiza suaimportância para a (in)formação do cidadão na sociedade contemporânea.Delineia um esquema de referência por meio do qual se pode construir umcomplexo quadro da cidadania – vista em termos de estados fluídos etemporários – nesta sociedade. O papel do conhecimento / não conhecimento,a importante e crescente arena das relações sociais / culturais na transformaçãodas estruturas e seus efeitos na (in)formação do cidadão são enfocados. Apluralidade da educação ambiental como alternativa viável para a superação daacelerada fragmentação do conhecimento e o crescimento de espaços sociais /de aprendizagem na sociedade são apontados. Alguns modos de organizaçãodo conhecimento por intermédio de várias abordagens disciplinares (multipluri-inter-) são discutidas. Suas limitações levam a autora a argüir pelamultirreferencialidade como uma outra perspectiva para a compreensão e apesquisa da / na área de educação ambiental, que busca articular aoconhecimento científico-acadêmico diferentes modos de organizar oconhecimento existentes no contexto sociocultural (religioso, mítico,artístico...)Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/611410.18675/2177-580X.vol1.n1.p73-92Pesquisa em Educação Ambiental; v. 1 n. 1 (2006); 73-922177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6114/4484Burnham, Teresinha Fróesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-17T14:43:48Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6114Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-17T14:43:48Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa multirreferencial em educação ambiental: bases sócio-culturais-políticoepistemológicas
title Pesquisa multirreferencial em educação ambiental: bases sócio-culturais-políticoepistemológicas
spellingShingle Pesquisa multirreferencial em educação ambiental: bases sócio-culturais-políticoepistemológicas
Burnham, Teresinha Fróes
title_short Pesquisa multirreferencial em educação ambiental: bases sócio-culturais-políticoepistemológicas
title_full Pesquisa multirreferencial em educação ambiental: bases sócio-culturais-políticoepistemológicas
title_fullStr Pesquisa multirreferencial em educação ambiental: bases sócio-culturais-políticoepistemológicas
title_full_unstemmed Pesquisa multirreferencial em educação ambiental: bases sócio-culturais-políticoepistemológicas
title_sort Pesquisa multirreferencial em educação ambiental: bases sócio-culturais-políticoepistemológicas
author Burnham, Teresinha Fróes
author_facet Burnham, Teresinha Fróes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Burnham, Teresinha Fróes
description Este artigo apresenta diferentes bases socioculturais e politicoepistemológicaspara a pesquisa na área de Educação Ambiental e enfatiza suaimportância para a (in)formação do cidadão na sociedade contemporânea.Delineia um esquema de referência por meio do qual se pode construir umcomplexo quadro da cidadania – vista em termos de estados fluídos etemporários – nesta sociedade. O papel do conhecimento / não conhecimento,a importante e crescente arena das relações sociais / culturais na transformaçãodas estruturas e seus efeitos na (in)formação do cidadão são enfocados. Apluralidade da educação ambiental como alternativa viável para a superação daacelerada fragmentação do conhecimento e o crescimento de espaços sociais /de aprendizagem na sociedade são apontados. Alguns modos de organizaçãodo conhecimento por intermédio de várias abordagens disciplinares (multipluri-inter-) são discutidas. Suas limitações levam a autora a argüir pelamultirreferencialidade como uma outra perspectiva para a compreensão e apesquisa da / na área de educação ambiental, que busca articular aoconhecimento científico-acadêmico diferentes modos de organizar oconhecimento existentes no contexto sociocultural (religioso, mítico,artístico...)
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6114
10.18675/2177-580X.vol1.n1.p73-92
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6114
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol1.n1.p73-92
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6114/4484
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 1 n. 1 (2006); 73-92
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214362799996928