Pesquisa multirreferencial em educação ambiental: bases sócio-culturais-políticoepistemológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6114 |
Resumo: | Este artigo apresenta diferentes bases socioculturais e politicoepistemológicaspara a pesquisa na área de Educação Ambiental e enfatiza suaimportância para a (in)formação do cidadão na sociedade contemporânea.Delineia um esquema de referência por meio do qual se pode construir umcomplexo quadro da cidadania – vista em termos de estados fluídos etemporários – nesta sociedade. O papel do conhecimento / não conhecimento,a importante e crescente arena das relações sociais / culturais na transformaçãodas estruturas e seus efeitos na (in)formação do cidadão são enfocados. Apluralidade da educação ambiental como alternativa viável para a superação daacelerada fragmentação do conhecimento e o crescimento de espaços sociais /de aprendizagem na sociedade são apontados. Alguns modos de organizaçãodo conhecimento por intermédio de várias abordagens disciplinares (multipluri-inter-) são discutidas. Suas limitações levam a autora a argüir pelamultirreferencialidade como uma outra perspectiva para a compreensão e apesquisa da / na área de educação ambiental, que busca articular aoconhecimento científico-acadêmico diferentes modos de organizar oconhecimento existentes no contexto sociocultural (religioso, mítico,artístico...) |
id |
UNESP-3_2dcd2f5cf48579936972bdbda75a5791 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6114 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa multirreferencial em educação ambiental: bases sócio-culturais-políticoepistemológicasEste artigo apresenta diferentes bases socioculturais e politicoepistemológicaspara a pesquisa na área de Educação Ambiental e enfatiza suaimportância para a (in)formação do cidadão na sociedade contemporânea.Delineia um esquema de referência por meio do qual se pode construir umcomplexo quadro da cidadania – vista em termos de estados fluídos etemporários – nesta sociedade. O papel do conhecimento / não conhecimento,a importante e crescente arena das relações sociais / culturais na transformaçãodas estruturas e seus efeitos na (in)formação do cidadão são enfocados. Apluralidade da educação ambiental como alternativa viável para a superação daacelerada fragmentação do conhecimento e o crescimento de espaços sociais /de aprendizagem na sociedade são apontados. Alguns modos de organizaçãodo conhecimento por intermédio de várias abordagens disciplinares (multipluri-inter-) são discutidas. Suas limitações levam a autora a argüir pelamultirreferencialidade como uma outra perspectiva para a compreensão e apesquisa da / na área de educação ambiental, que busca articular aoconhecimento científico-acadêmico diferentes modos de organizar oconhecimento existentes no contexto sociocultural (religioso, mítico,artístico...)Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/611410.18675/2177-580X.vol1.n1.p73-92Pesquisa em Educação Ambiental; v. 1 n. 1 (2006); 73-922177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6114/4484Burnham, Teresinha Fróesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-17T14:43:48Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6114Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-17T14:43:48Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa multirreferencial em educação ambiental: bases sócio-culturais-políticoepistemológicas |
title |
Pesquisa multirreferencial em educação ambiental: bases sócio-culturais-políticoepistemológicas |
spellingShingle |
Pesquisa multirreferencial em educação ambiental: bases sócio-culturais-políticoepistemológicas Burnham, Teresinha Fróes |
title_short |
Pesquisa multirreferencial em educação ambiental: bases sócio-culturais-políticoepistemológicas |
title_full |
Pesquisa multirreferencial em educação ambiental: bases sócio-culturais-políticoepistemológicas |
title_fullStr |
Pesquisa multirreferencial em educação ambiental: bases sócio-culturais-políticoepistemológicas |
title_full_unstemmed |
Pesquisa multirreferencial em educação ambiental: bases sócio-culturais-políticoepistemológicas |
title_sort |
Pesquisa multirreferencial em educação ambiental: bases sócio-culturais-políticoepistemológicas |
author |
Burnham, Teresinha Fróes |
author_facet |
Burnham, Teresinha Fróes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Burnham, Teresinha Fróes |
description |
Este artigo apresenta diferentes bases socioculturais e politicoepistemológicaspara a pesquisa na área de Educação Ambiental e enfatiza suaimportância para a (in)formação do cidadão na sociedade contemporânea.Delineia um esquema de referência por meio do qual se pode construir umcomplexo quadro da cidadania – vista em termos de estados fluídos etemporários – nesta sociedade. O papel do conhecimento / não conhecimento,a importante e crescente arena das relações sociais / culturais na transformaçãodas estruturas e seus efeitos na (in)formação do cidadão são enfocados. Apluralidade da educação ambiental como alternativa viável para a superação daacelerada fragmentação do conhecimento e o crescimento de espaços sociais /de aprendizagem na sociedade são apontados. Alguns modos de organizaçãodo conhecimento por intermédio de várias abordagens disciplinares (multipluri-inter-) são discutidas. Suas limitações levam a autora a argüir pelamultirreferencialidade como uma outra perspectiva para a compreensão e apesquisa da / na área de educação ambiental, que busca articular aoconhecimento científico-acadêmico diferentes modos de organizar oconhecimento existentes no contexto sociocultural (religioso, mítico,artístico...) |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6114 10.18675/2177-580X.vol1.n1.p73-92 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6114 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol1.n1.p73-92 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6114/4484 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 1 n. 1 (2006); 73-92 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214362799996928 |