A memória e o autoconhecimento nas vivências ambientais urbanas enquanto proposta educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Haydée Torres de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13322
Resumo: Diante do fato da maior parte da população brasileira viver nas cidades, procuramos melhor compreender quais são os caminhos experenciados na infância e vividos por pessoas que possuem vínculos afetivos com áreas verdes urbanas. Trabalhamos individualmente com 9 estudantes universitários, na perspectiva fenomenológica, entrevistando e realizando atividades conjuntamente em lugares eleitos como tendo significado afetivo na cidade de Salvador, BA, o que oportunizou momentos reflexivos de autoconhecimento às pessoas participantes. Percebemos, através de suas memórias, a importância desses lugares no engajamento que essas pessoas têm com e no mundo, pois a convivência desde a infância nos ambientes naturais na cidade influenciou em suas escolhas de vida. Destacamos a importância das áreas verdes urbanas acessíveis à toda população e a possibilidade de trabalhar a memória e o autoconhecimento nas práticas ambientais educativas enquanto forma de revisitar nossos elos ambientais e, também, fortificá-los através de novas vivências.
id UNESP-3_dbac092385692c719f30b03f84848fe4
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13322
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A memória e o autoconhecimento nas vivências ambientais urbanas enquanto proposta educativaDiante do fato da maior parte da população brasileira viver nas cidades, procuramos melhor compreender quais são os caminhos experenciados na infância e vividos por pessoas que possuem vínculos afetivos com áreas verdes urbanas. Trabalhamos individualmente com 9 estudantes universitários, na perspectiva fenomenológica, entrevistando e realizando atividades conjuntamente em lugares eleitos como tendo significado afetivo na cidade de Salvador, BA, o que oportunizou momentos reflexivos de autoconhecimento às pessoas participantes. Percebemos, através de suas memórias, a importância desses lugares no engajamento que essas pessoas têm com e no mundo, pois a convivência desde a infância nos ambientes naturais na cidade influenciou em suas escolhas de vida. Destacamos a importância das áreas verdes urbanas acessíveis à toda população e a possibilidade de trabalhar a memória e o autoconhecimento nas práticas ambientais educativas enquanto forma de revisitar nossos elos ambientais e, também, fortificá-los através de novas vivências.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2020-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1332210.18675/2177-580X.2019-13322Pesquisa em Educação Ambiental; v. 14 n. 2 (2019); 132-1492177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13322/11335Copyright (c) 2020 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessHofstatter, Lakshmi Juliane VallimOliveira, Haydée Torres de2020-06-02T09:20:13Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13322Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2020-06-02T09:20:13Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A memória e o autoconhecimento nas vivências ambientais urbanas enquanto proposta educativa
title A memória e o autoconhecimento nas vivências ambientais urbanas enquanto proposta educativa
spellingShingle A memória e o autoconhecimento nas vivências ambientais urbanas enquanto proposta educativa
Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim
title_short A memória e o autoconhecimento nas vivências ambientais urbanas enquanto proposta educativa
title_full A memória e o autoconhecimento nas vivências ambientais urbanas enquanto proposta educativa
title_fullStr A memória e o autoconhecimento nas vivências ambientais urbanas enquanto proposta educativa
title_full_unstemmed A memória e o autoconhecimento nas vivências ambientais urbanas enquanto proposta educativa
title_sort A memória e o autoconhecimento nas vivências ambientais urbanas enquanto proposta educativa
author Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim
author_facet Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim
Oliveira, Haydée Torres de
author_role author
author2 Oliveira, Haydée Torres de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim
Oliveira, Haydée Torres de
description Diante do fato da maior parte da população brasileira viver nas cidades, procuramos melhor compreender quais são os caminhos experenciados na infância e vividos por pessoas que possuem vínculos afetivos com áreas verdes urbanas. Trabalhamos individualmente com 9 estudantes universitários, na perspectiva fenomenológica, entrevistando e realizando atividades conjuntamente em lugares eleitos como tendo significado afetivo na cidade de Salvador, BA, o que oportunizou momentos reflexivos de autoconhecimento às pessoas participantes. Percebemos, através de suas memórias, a importância desses lugares no engajamento que essas pessoas têm com e no mundo, pois a convivência desde a infância nos ambientes naturais na cidade influenciou em suas escolhas de vida. Destacamos a importância das áreas verdes urbanas acessíveis à toda população e a possibilidade de trabalhar a memória e o autoconhecimento nas práticas ambientais educativas enquanto forma de revisitar nossos elos ambientais e, também, fortificá-los através de novas vivências.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13322
10.18675/2177-580X.2019-13322
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13322
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.2019-13322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13322/11335
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Pesquisa em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Pesquisa em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 14 n. 2 (2019); 132-149
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214363846475776