A memória e o autoconhecimento nas vivências ambientais urbanas enquanto proposta educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13322 |
Resumo: | Diante do fato da maior parte da população brasileira viver nas cidades, procuramos melhor compreender quais são os caminhos experenciados na infância e vividos por pessoas que possuem vínculos afetivos com áreas verdes urbanas. Trabalhamos individualmente com 9 estudantes universitários, na perspectiva fenomenológica, entrevistando e realizando atividades conjuntamente em lugares eleitos como tendo significado afetivo na cidade de Salvador, BA, o que oportunizou momentos reflexivos de autoconhecimento às pessoas participantes. Percebemos, através de suas memórias, a importância desses lugares no engajamento que essas pessoas têm com e no mundo, pois a convivência desde a infância nos ambientes naturais na cidade influenciou em suas escolhas de vida. Destacamos a importância das áreas verdes urbanas acessíveis à toda população e a possibilidade de trabalhar a memória e o autoconhecimento nas práticas ambientais educativas enquanto forma de revisitar nossos elos ambientais e, também, fortificá-los através de novas vivências. |
id |
UNESP-3_dbac092385692c719f30b03f84848fe4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13322 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A memória e o autoconhecimento nas vivências ambientais urbanas enquanto proposta educativaDiante do fato da maior parte da população brasileira viver nas cidades, procuramos melhor compreender quais são os caminhos experenciados na infância e vividos por pessoas que possuem vínculos afetivos com áreas verdes urbanas. Trabalhamos individualmente com 9 estudantes universitários, na perspectiva fenomenológica, entrevistando e realizando atividades conjuntamente em lugares eleitos como tendo significado afetivo na cidade de Salvador, BA, o que oportunizou momentos reflexivos de autoconhecimento às pessoas participantes. Percebemos, através de suas memórias, a importância desses lugares no engajamento que essas pessoas têm com e no mundo, pois a convivência desde a infância nos ambientes naturais na cidade influenciou em suas escolhas de vida. Destacamos a importância das áreas verdes urbanas acessíveis à toda população e a possibilidade de trabalhar a memória e o autoconhecimento nas práticas ambientais educativas enquanto forma de revisitar nossos elos ambientais e, também, fortificá-los através de novas vivências.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2020-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1332210.18675/2177-580X.2019-13322Pesquisa em Educação Ambiental; v. 14 n. 2 (2019); 132-1492177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13322/11335Copyright (c) 2020 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessHofstatter, Lakshmi Juliane VallimOliveira, Haydée Torres de2020-06-02T09:20:13Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13322Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2020-06-02T09:20:13Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A memória e o autoconhecimento nas vivências ambientais urbanas enquanto proposta educativa |
title |
A memória e o autoconhecimento nas vivências ambientais urbanas enquanto proposta educativa |
spellingShingle |
A memória e o autoconhecimento nas vivências ambientais urbanas enquanto proposta educativa Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim |
title_short |
A memória e o autoconhecimento nas vivências ambientais urbanas enquanto proposta educativa |
title_full |
A memória e o autoconhecimento nas vivências ambientais urbanas enquanto proposta educativa |
title_fullStr |
A memória e o autoconhecimento nas vivências ambientais urbanas enquanto proposta educativa |
title_full_unstemmed |
A memória e o autoconhecimento nas vivências ambientais urbanas enquanto proposta educativa |
title_sort |
A memória e o autoconhecimento nas vivências ambientais urbanas enquanto proposta educativa |
author |
Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim |
author_facet |
Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim Oliveira, Haydée Torres de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Haydée Torres de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim Oliveira, Haydée Torres de |
description |
Diante do fato da maior parte da população brasileira viver nas cidades, procuramos melhor compreender quais são os caminhos experenciados na infância e vividos por pessoas que possuem vínculos afetivos com áreas verdes urbanas. Trabalhamos individualmente com 9 estudantes universitários, na perspectiva fenomenológica, entrevistando e realizando atividades conjuntamente em lugares eleitos como tendo significado afetivo na cidade de Salvador, BA, o que oportunizou momentos reflexivos de autoconhecimento às pessoas participantes. Percebemos, através de suas memórias, a importância desses lugares no engajamento que essas pessoas têm com e no mundo, pois a convivência desde a infância nos ambientes naturais na cidade influenciou em suas escolhas de vida. Destacamos a importância das áreas verdes urbanas acessíveis à toda população e a possibilidade de trabalhar a memória e o autoconhecimento nas práticas ambientais educativas enquanto forma de revisitar nossos elos ambientais e, também, fortificá-los através de novas vivências. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13322 10.18675/2177-580X.2019-13322 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13322 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.2019-13322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13322/11335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Pesquisa em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Pesquisa em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 14 n. 2 (2019); 132-149 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363846475776 |