Análise de discurso ambiental e científico no recurso didático “Protocolo para avaliação de rios e lagoas” utilizado em projetos de Educação Ambiental em Minas Gerais, Brasil: reflexões a partir do enfoque CTSA.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7795 |
Resumo: | Neste trabalho, analisamos os discursos referentes à Educação Ambiental (EA) em um recurso didático chamado “Protocolo para avaliação da saúde de rios e lagoas”. Apresentamos o projeto Pampulha Limpa, que utilizou o recurso didático analisado em suas atividades com crianças em fase de escolarização básica. Assumimos uma perspectiva integradora do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTSA) com a EA para analisar os sentidos atribuídos à EA no recurso didático. A partir das discussões do enfoque CTSA, apontamos como as relações da atividade científica com as questões ambientais se constituem e se essa produção científica contempla discussões que associam aspectos entre a ciência e a sociedade. Os resultados apontam discursos referentes à EA exclusivamente associados à atividade científica, afastados das relações e implicações com a sociedade. Apontamos o enfoque CTSA como uma possibilidade de articular a atividade científica com outras áreas do saber, permitindo uma visão mais ampla dos conhecimentos científicos diante das questões ambientais. |
id |
UNESP-3_e0bbfded7dd747f1b00e0b2f26876ee4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7795 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de discurso ambiental e científico no recurso didático “Protocolo para avaliação de rios e lagoas” utilizado em projetos de Educação Ambiental em Minas Gerais, Brasil: reflexões a partir do enfoque CTSA.Neste trabalho, analisamos os discursos referentes à Educação Ambiental (EA) em um recurso didático chamado “Protocolo para avaliação da saúde de rios e lagoas”. Apresentamos o projeto Pampulha Limpa, que utilizou o recurso didático analisado em suas atividades com crianças em fase de escolarização básica. Assumimos uma perspectiva integradora do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTSA) com a EA para analisar os sentidos atribuídos à EA no recurso didático. A partir das discussões do enfoque CTSA, apontamos como as relações da atividade científica com as questões ambientais se constituem e se essa produção científica contempla discussões que associam aspectos entre a ciência e a sociedade. Os resultados apontam discursos referentes à EA exclusivamente associados à atividade científica, afastados das relações e implicações com a sociedade. Apontamos o enfoque CTSA como uma possibilidade de articular a atividade científica com outras áreas do saber, permitindo uma visão mais ampla dos conhecimentos científicos diante das questões ambientais.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2013-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordtext/plainhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/779510.18675/2177-580X.vol8.n1.p76-87Pesquisa em Educação Ambiental; v. 8 n. 1 (2013); 76-872177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7795/5469https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7795/9753https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7795/9758Trópia, Guilhermede Castro Viana, Flávia ElizabethQueiroz Guimarães, Arturinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-27T22:52:55Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7795Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2021-06-27T22:52:55Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de discurso ambiental e científico no recurso didático “Protocolo para avaliação de rios e lagoas” utilizado em projetos de Educação Ambiental em Minas Gerais, Brasil: reflexões a partir do enfoque CTSA. |
title |
Análise de discurso ambiental e científico no recurso didático “Protocolo para avaliação de rios e lagoas” utilizado em projetos de Educação Ambiental em Minas Gerais, Brasil: reflexões a partir do enfoque CTSA. |
spellingShingle |
Análise de discurso ambiental e científico no recurso didático “Protocolo para avaliação de rios e lagoas” utilizado em projetos de Educação Ambiental em Minas Gerais, Brasil: reflexões a partir do enfoque CTSA. Trópia, Guilherme |
title_short |
Análise de discurso ambiental e científico no recurso didático “Protocolo para avaliação de rios e lagoas” utilizado em projetos de Educação Ambiental em Minas Gerais, Brasil: reflexões a partir do enfoque CTSA. |
title_full |
Análise de discurso ambiental e científico no recurso didático “Protocolo para avaliação de rios e lagoas” utilizado em projetos de Educação Ambiental em Minas Gerais, Brasil: reflexões a partir do enfoque CTSA. |
title_fullStr |
Análise de discurso ambiental e científico no recurso didático “Protocolo para avaliação de rios e lagoas” utilizado em projetos de Educação Ambiental em Minas Gerais, Brasil: reflexões a partir do enfoque CTSA. |
title_full_unstemmed |
Análise de discurso ambiental e científico no recurso didático “Protocolo para avaliação de rios e lagoas” utilizado em projetos de Educação Ambiental em Minas Gerais, Brasil: reflexões a partir do enfoque CTSA. |
title_sort |
Análise de discurso ambiental e científico no recurso didático “Protocolo para avaliação de rios e lagoas” utilizado em projetos de Educação Ambiental em Minas Gerais, Brasil: reflexões a partir do enfoque CTSA. |
author |
Trópia, Guilherme |
author_facet |
Trópia, Guilherme de Castro Viana, Flávia Elizabeth Queiroz Guimarães, Artur |
author_role |
author |
author2 |
de Castro Viana, Flávia Elizabeth Queiroz Guimarães, Artur |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trópia, Guilherme de Castro Viana, Flávia Elizabeth Queiroz Guimarães, Artur |
description |
Neste trabalho, analisamos os discursos referentes à Educação Ambiental (EA) em um recurso didático chamado “Protocolo para avaliação da saúde de rios e lagoas”. Apresentamos o projeto Pampulha Limpa, que utilizou o recurso didático analisado em suas atividades com crianças em fase de escolarização básica. Assumimos uma perspectiva integradora do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTSA) com a EA para analisar os sentidos atribuídos à EA no recurso didático. A partir das discussões do enfoque CTSA, apontamos como as relações da atividade científica com as questões ambientais se constituem e se essa produção científica contempla discussões que associam aspectos entre a ciência e a sociedade. Os resultados apontam discursos referentes à EA exclusivamente associados à atividade científica, afastados das relações e implicações com a sociedade. Apontamos o enfoque CTSA como uma possibilidade de articular a atividade científica com outras áreas do saber, permitindo uma visão mais ampla dos conhecimentos científicos diante das questões ambientais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7795 10.18675/2177-580X.vol8.n1.p76-87 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7795 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol8.n1.p76-87 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7795/5469 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7795/9753 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7795/9758 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword text/plain |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 8 n. 1 (2013); 76-87 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363399782400 |