Princípios normativos da educação ambiental no Brasil: abordando os conceitos de totalidade e de práxis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: B. Loureiro, Carlos Frederico
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Viégas, Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6581
Resumo: No presente artigo discorremos sobre os conceitos de práxis e totalidade, segundo a tradição crítica histórico-dialética. A delimitação desse estudo teórico se justifica, uma vez que os dois conceitos aparecem com destaque em leis, normas e documentos técnicos da educação ambiental e em diversos discursos produzidos neste campo. Nosso objetivo é elaborar argumentos que reforçam a validade de ambos e esclarecer aspectos polêmicos sobre os mesmos de modo a evidenciar a importância de tais conceitos para uma perspectiva crítica da educação ambiental.
id UNESP-3_f3e0e515ed4b86b5442e3fccfa9d9bd7
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6581
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Princípios normativos da educação ambiental no Brasil: abordando os conceitos de totalidade e de práxisNo presente artigo discorremos sobre os conceitos de práxis e totalidade, segundo a tradição crítica histórico-dialética. A delimitação desse estudo teórico se justifica, uma vez que os dois conceitos aparecem com destaque em leis, normas e documentos técnicos da educação ambiental e em diversos discursos produzidos neste campo. Nosso objetivo é elaborar argumentos que reforçam a validade de ambos e esclarecer aspectos polêmicos sobre os mesmos de modo a evidenciar a importância de tais conceitos para uma perspectiva crítica da educação ambiental.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2013-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/658110.18675/2177-580X.vol8.n1.p11-23Pesquisa em Educação Ambiental; v. 8 n. 1 (2013); 11-232177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6581/5503https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6581/9652B. Loureiro, Carlos FredericoViégas, Alineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-27T22:52:55Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6581Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2021-06-27T22:52:55Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Princípios normativos da educação ambiental no Brasil: abordando os conceitos de totalidade e de práxis
title Princípios normativos da educação ambiental no Brasil: abordando os conceitos de totalidade e de práxis
spellingShingle Princípios normativos da educação ambiental no Brasil: abordando os conceitos de totalidade e de práxis
B. Loureiro, Carlos Frederico
title_short Princípios normativos da educação ambiental no Brasil: abordando os conceitos de totalidade e de práxis
title_full Princípios normativos da educação ambiental no Brasil: abordando os conceitos de totalidade e de práxis
title_fullStr Princípios normativos da educação ambiental no Brasil: abordando os conceitos de totalidade e de práxis
title_full_unstemmed Princípios normativos da educação ambiental no Brasil: abordando os conceitos de totalidade e de práxis
title_sort Princípios normativos da educação ambiental no Brasil: abordando os conceitos de totalidade e de práxis
author B. Loureiro, Carlos Frederico
author_facet B. Loureiro, Carlos Frederico
Viégas, Aline
author_role author
author2 Viégas, Aline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv B. Loureiro, Carlos Frederico
Viégas, Aline
description No presente artigo discorremos sobre os conceitos de práxis e totalidade, segundo a tradição crítica histórico-dialética. A delimitação desse estudo teórico se justifica, uma vez que os dois conceitos aparecem com destaque em leis, normas e documentos técnicos da educação ambiental e em diversos discursos produzidos neste campo. Nosso objetivo é elaborar argumentos que reforçam a validade de ambos e esclarecer aspectos polêmicos sobre os mesmos de modo a evidenciar a importância de tais conceitos para uma perspectiva crítica da educação ambiental.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6581
10.18675/2177-580X.vol8.n1.p11-23
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6581
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol8.n1.p11-23
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6581/5503
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6581/9652
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 8 n. 1 (2013); 11-23
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214363287584768