Atividades linguageiras e atividades de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza-e-Silva, Maria Cecília Pérez de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alfa (São José do Rio Preto. Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1669
Resumo: Pensar a linguagem em cenários profissionais, aqui compreendida como a linguagem no trabalho, apresenta algumas especificidades. Apresentá-las e discuti-las constitui o objetivo desde artigo, no qual a lingüística dialoga com pesquisas desenvolvidas pelo grupo Langage & Travail e com a ergonomia da atividade, disciplina que tem por objetivo de estudo a relação homem/trabalho. Enquanto na era industrial, sob a influência do taylorismo, a fala e o trabalho eram considerados atividades antagônicas, na sociedade contemporânea, em decorrência da informatização e da automação da produção industrial e dos serviços, a competência para se comunicar passou a ser valorizada, avaliada e remunerada. Tal mudança deu origem a diferentes tipos de relação entre atividade linguageira e atividade de trabalho e a uma proliferação de textos escritos, cuja proximação cada vez maior com o oral tem gerado investimentos sociais e identitários diferentes. Ao mesmo tempo em que vêm sendo valorizada, as atividades linguageiras têm sido vistas como nova forma de dominar os assalariados por meio de novos modelos produtivos. Qualquer que seja a interpretação, a parte a elas atribuída nas organizações encontra-se transformada. De interdita, desconsiderada, a palavra se encontra reabilitada, convocada.
id UNESP-4_0d807ae1e34cf9d3b35222a120a401ce
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1669
network_acronym_str UNESP-4
network_name_str Alfa (São José do Rio Preto. Online)
repository_id_str
spelling Atividades linguageiras e atividades de trabalhoOral/escritoAtividades linguageiras/atividades do trabalhoInteraçãoLinguagem e trabalhoPensar a linguagem em cenários profissionais, aqui compreendida como a linguagem no trabalho, apresenta algumas especificidades. Apresentá-las e discuti-las constitui o objetivo desde artigo, no qual a lingüística dialoga com pesquisas desenvolvidas pelo grupo Langage & Travail e com a ergonomia da atividade, disciplina que tem por objetivo de estudo a relação homem/trabalho. Enquanto na era industrial, sob a influência do taylorismo, a fala e o trabalho eram considerados atividades antagônicas, na sociedade contemporânea, em decorrência da informatização e da automação da produção industrial e dos serviços, a competência para se comunicar passou a ser valorizada, avaliada e remunerada. Tal mudança deu origem a diferentes tipos de relação entre atividade linguageira e atividade de trabalho e a uma proliferação de textos escritos, cuja proximação cada vez maior com o oral tem gerado investimentos sociais e identitários diferentes. Ao mesmo tempo em que vêm sendo valorizada, as atividades linguageiras têm sido vistas como nova forma de dominar os assalariados por meio de novos modelos produtivos. Qualquer que seja a interpretação, a parte a elas atribuída nas organizações encontra-se transformada. De interdita, desconsiderada, a palavra se encontra reabilitada, convocada.UNESP2005-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1669ALFA: Revista de Linguística; v. 49 n. 2 (2005)1981-5794reponame:Alfa (São José do Rio Preto. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1669/1355Copyright (c) 2005 ALFA: Revista de Linguísticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza-e-Silva, Maria Cecília Pérez de2011-09-13T13:15:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1669Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1981-5794&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpalfa@unesp.br1981-57940002-5216opendoar:2011-09-13T13:15:49Alfa (São José do Rio Preto. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades linguageiras e atividades de trabalho
title Atividades linguageiras e atividades de trabalho
spellingShingle Atividades linguageiras e atividades de trabalho
Souza-e-Silva, Maria Cecília Pérez de
Oral/escrito
Atividades linguageiras/atividades do trabalho
Interação
Linguagem e trabalho
title_short Atividades linguageiras e atividades de trabalho
title_full Atividades linguageiras e atividades de trabalho
title_fullStr Atividades linguageiras e atividades de trabalho
title_full_unstemmed Atividades linguageiras e atividades de trabalho
title_sort Atividades linguageiras e atividades de trabalho
author Souza-e-Silva, Maria Cecília Pérez de
author_facet Souza-e-Silva, Maria Cecília Pérez de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza-e-Silva, Maria Cecília Pérez de
dc.subject.por.fl_str_mv Oral/escrito
Atividades linguageiras/atividades do trabalho
Interação
Linguagem e trabalho
topic Oral/escrito
Atividades linguageiras/atividades do trabalho
Interação
Linguagem e trabalho
description Pensar a linguagem em cenários profissionais, aqui compreendida como a linguagem no trabalho, apresenta algumas especificidades. Apresentá-las e discuti-las constitui o objetivo desde artigo, no qual a lingüística dialoga com pesquisas desenvolvidas pelo grupo Langage & Travail e com a ergonomia da atividade, disciplina que tem por objetivo de estudo a relação homem/trabalho. Enquanto na era industrial, sob a influência do taylorismo, a fala e o trabalho eram considerados atividades antagônicas, na sociedade contemporânea, em decorrência da informatização e da automação da produção industrial e dos serviços, a competência para se comunicar passou a ser valorizada, avaliada e remunerada. Tal mudança deu origem a diferentes tipos de relação entre atividade linguageira e atividade de trabalho e a uma proliferação de textos escritos, cuja proximação cada vez maior com o oral tem gerado investimentos sociais e identitários diferentes. Ao mesmo tempo em que vêm sendo valorizada, as atividades linguageiras têm sido vistas como nova forma de dominar os assalariados por meio de novos modelos produtivos. Qualquer que seja a interpretação, a parte a elas atribuída nas organizações encontra-se transformada. De interdita, desconsiderada, a palavra se encontra reabilitada, convocada.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1669
url https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1669/1355
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2005 ALFA: Revista de Linguística
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2005 ALFA: Revista de Linguística
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv ALFA: Revista de Linguística; v. 49 n. 2 (2005)
1981-5794
reponame:Alfa (São José do Rio Preto. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Alfa (São José do Rio Preto. Online)
collection Alfa (São José do Rio Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Alfa (São José do Rio Preto. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv alfa@unesp.br
_version_ 1800214373743984640