THE COMPLEX AND NECESSARY EXERCISE OF OBJECTIFYING RESEARCH IN EDUCATION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/11934 |
Resumo: | Trata-se de uma resenha crítica da obra "Educational theory informing educational research:scenarios and lines of flight", organizada por Mariana Gaio Alves, Nair Rios Azevedo e Teresa Golçalves e publicada em dezembro de 2013 em Lisboa, Portugal. Aobra em questão reúne pesquisadores de diferentes nacionalidades e com linhas de interesses distintas (além das organizadoras, estamos falando de Gert Biesta, Antonio Bernal Guerrro e Joaquín García Carrasco) e chama atenção, dentre outros elementos, pelo motivo em torno do qual estes pesquisadores reuniram-se: a necessidade de refletir sobre o cotidiano das práticas acadêmicas na área da Educação. As próprias experiências de investigação, docência e orientação de estudantes de pós-graduação vivenciadas pelos autores serviram de base para a materialização das reflexões em torno da teorização em Educação que marcam o livro. A importância da temática e a profundidade com a qual é objetivada pelos autores são elementos que atestam a relevância da obra e sua capacidade de provocar o leitor a pensar e repensar o universo da Educação em ambiente acadêmico, seja esse leitor um estudante de doutoramento ou mesmo um pesquisador já estabelecido no campo científico. |
id |
UNESP-7_29d0f8670620748e264c30f89c69919b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/11934 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository_id_str |
|
spelling |
THE COMPLEX AND NECESSARY EXERCISE OF OBJECTIFYING RESEARCH IN EDUCATIONEL EJERCICIO COMPLEJO Y NECESARIO PARA OBJETIVAR LA INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓNO COMPLEXO E NECESSÁRIO EXERCÍCIO DE OBJETIVAR A INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃOEducaçãoInvestigaçãoEpistemologiaCampo acadêmico.Pesquisa em EducaçãoTrata-se de uma resenha crítica da obra "Educational theory informing educational research:scenarios and lines of flight", organizada por Mariana Gaio Alves, Nair Rios Azevedo e Teresa Golçalves e publicada em dezembro de 2013 em Lisboa, Portugal. Aobra em questão reúne pesquisadores de diferentes nacionalidades e com linhas de interesses distintas (além das organizadoras, estamos falando de Gert Biesta, Antonio Bernal Guerrro e Joaquín García Carrasco) e chama atenção, dentre outros elementos, pelo motivo em torno do qual estes pesquisadores reuniram-se: a necessidade de refletir sobre o cotidiano das práticas acadêmicas na área da Educação. As próprias experiências de investigação, docência e orientação de estudantes de pós-graduação vivenciadas pelos autores serviram de base para a materialização das reflexões em torno da teorização em Educação que marcam o livro. A importância da temática e a profundidade com a qual é objetivada pelos autores são elementos que atestam a relevância da obra e sua capacidade de provocar o leitor a pensar e repensar o universo da Educação em ambiente acadêmico, seja esse leitor um estudante de doutoramento ou mesmo um pesquisador já estabelecido no campo científico.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Não Avaliado por Paresapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1193410.18675/1981-8106.vol27.n54.p202-208Educação: Teoria e Prática; Vol. 27 No. 54 (2017); 202 - 208Educação: Teoria e Prática; Vol. 27 Núm. 54 (2017); 202 - 208Educação: Teoria e Prática; v. 27 n. 54 (2017); 202 - 2081981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/11934/8149https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/11934/10991Copyright (c) 2017 Educação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Camila Ferreira da Silva2019-10-25T13:16:28Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/11934Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2019-10-25T13:16:28EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
THE COMPLEX AND NECESSARY EXERCISE OF OBJECTIFYING RESEARCH IN EDUCATION EL EJERCICIO COMPLEJO Y NECESARIO PARA OBJETIVAR LA INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN O COMPLEXO E NECESSÁRIO EXERCÍCIO DE OBJETIVAR A INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
title |
THE COMPLEX AND NECESSARY EXERCISE OF OBJECTIFYING RESEARCH IN EDUCATION |
spellingShingle |
THE COMPLEX AND NECESSARY EXERCISE OF OBJECTIFYING RESEARCH IN EDUCATION Lopes, Camila Ferreira da Silva Educação Investigação Epistemologia Campo acadêmico. Pesquisa em Educação |
title_short |
THE COMPLEX AND NECESSARY EXERCISE OF OBJECTIFYING RESEARCH IN EDUCATION |
title_full |
THE COMPLEX AND NECESSARY EXERCISE OF OBJECTIFYING RESEARCH IN EDUCATION |
title_fullStr |
THE COMPLEX AND NECESSARY EXERCISE OF OBJECTIFYING RESEARCH IN EDUCATION |
title_full_unstemmed |
THE COMPLEX AND NECESSARY EXERCISE OF OBJECTIFYING RESEARCH IN EDUCATION |
title_sort |
THE COMPLEX AND NECESSARY EXERCISE OF OBJECTIFYING RESEARCH IN EDUCATION |
author |
Lopes, Camila Ferreira da Silva |
author_facet |
Lopes, Camila Ferreira da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Camila Ferreira da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Investigação Epistemologia Campo acadêmico. Pesquisa em Educação |
topic |
Educação Investigação Epistemologia Campo acadêmico. Pesquisa em Educação |
description |
Trata-se de uma resenha crítica da obra "Educational theory informing educational research:scenarios and lines of flight", organizada por Mariana Gaio Alves, Nair Rios Azevedo e Teresa Golçalves e publicada em dezembro de 2013 em Lisboa, Portugal. Aobra em questão reúne pesquisadores de diferentes nacionalidades e com linhas de interesses distintas (além das organizadoras, estamos falando de Gert Biesta, Antonio Bernal Guerrro e Joaquín García Carrasco) e chama atenção, dentre outros elementos, pelo motivo em torno do qual estes pesquisadores reuniram-se: a necessidade de refletir sobre o cotidiano das práticas acadêmicas na área da Educação. As próprias experiências de investigação, docência e orientação de estudantes de pós-graduação vivenciadas pelos autores serviram de base para a materialização das reflexões em torno da teorização em Educação que marcam o livro. A importância da temática e a profundidade com a qual é objetivada pelos autores são elementos que atestam a relevância da obra e sua capacidade de provocar o leitor a pensar e repensar o universo da Educação em ambiente acadêmico, seja esse leitor um estudante de doutoramento ou mesmo um pesquisador já estabelecido no campo científico. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Não Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/11934 10.18675/1981-8106.vol27.n54.p202-208 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/11934 |
identifier_str_mv |
10.18675/1981-8106.vol27.n54.p202-208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/11934/8149 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/11934/10991 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação: Teoria e Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação: Teoria e Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 27 No. 54 (2017); 202 - 208 Educação: Teoria e Prática; Vol. 27 Núm. 54 (2017); 202 - 208 Educação: Teoria e Prática; v. 27 n. 54 (2017); 202 - 208 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215812575854592 |