Ensino de física moderna e contemporânea: análise de uma disciplina para ingressantes na educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanotello, Marcelo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fagundes, Maria Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6276
Resumo: As ementas das disciplinas introdutórias de física em cursos de educação superior nas áreas de ciências naturais e tecnologia seguem, essencialmente, a mesma organização de temas presente em coleções tradicionais de livros didáticos. A Física Moderna e Contemporânea (FMC), contemplada em geral no último volume das coleções, normalmente não faz parte do rol de assuntos para estudantes ingressantes. Neste trabalho apresentamos uma reflexão sobre o ensino da FMC no contexto da disciplina Estrutura da Matéria, obrigatória para alunos do primeiro período letivo em uma Universidade Federal no estado de SP. Os dados indicam que estudantes e docentes compartilham a opinião de que a inserção da FMC nesse contexto é interessante e que sua aprendizagem não pressupõe o estudo de toda física clássica e do cálculo avançado, mas requer um novo enfoque quanto ao uso da matemática e abordagem dos conceitos físicos, abrindo novas perspectivas inclusive sobre questões que permeiam o ensino de FMC na educação básica.
id UNESP-7_6108a64ad8194fba34697d5497449f9c
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6276
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling Ensino de física moderna e contemporânea: análise de uma disciplina para ingressantes na educação superiorEnsino de ciências. Física moderna e contemporânea. Educação superior.As ementas das disciplinas introdutórias de física em cursos de educação superior nas áreas de ciências naturais e tecnologia seguem, essencialmente, a mesma organização de temas presente em coleções tradicionais de livros didáticos. A Física Moderna e Contemporânea (FMC), contemplada em geral no último volume das coleções, normalmente não faz parte do rol de assuntos para estudantes ingressantes. Neste trabalho apresentamos uma reflexão sobre o ensino da FMC no contexto da disciplina Estrutura da Matéria, obrigatória para alunos do primeiro período letivo em uma Universidade Federal no estado de SP. Os dados indicam que estudantes e docentes compartilham a opinião de que a inserção da FMC nesse contexto é interessante e que sua aprendizagem não pressupõe o estudo de toda física clássica e do cálculo avançado, mas requer um novo enfoque quanto ao uso da matemática e abordagem dos conceitos físicos, abrindo novas perspectivas inclusive sobre questões que permeiam o ensino de FMC na educação básica.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2012-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6276Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 40 (2012); 145-165Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 40 (2012); 145-165Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 40 (2012); 145-1651981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6276/4595Zanotello, MarceloFagundes, Maria Beatrizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-08T11:23:32Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6276Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2012-08-08T11:23:32EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de física moderna e contemporânea: análise de uma disciplina para ingressantes na educação superior
title Ensino de física moderna e contemporânea: análise de uma disciplina para ingressantes na educação superior
spellingShingle Ensino de física moderna e contemporânea: análise de uma disciplina para ingressantes na educação superior
Zanotello, Marcelo
Ensino de ciências. Física moderna e contemporânea. Educação superior.
title_short Ensino de física moderna e contemporânea: análise de uma disciplina para ingressantes na educação superior
title_full Ensino de física moderna e contemporânea: análise de uma disciplina para ingressantes na educação superior
title_fullStr Ensino de física moderna e contemporânea: análise de uma disciplina para ingressantes na educação superior
title_full_unstemmed Ensino de física moderna e contemporânea: análise de uma disciplina para ingressantes na educação superior
title_sort Ensino de física moderna e contemporânea: análise de uma disciplina para ingressantes na educação superior
author Zanotello, Marcelo
author_facet Zanotello, Marcelo
Fagundes, Maria Beatriz
author_role author
author2 Fagundes, Maria Beatriz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanotello, Marcelo
Fagundes, Maria Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências. Física moderna e contemporânea. Educação superior.
topic Ensino de ciências. Física moderna e contemporânea. Educação superior.
description As ementas das disciplinas introdutórias de física em cursos de educação superior nas áreas de ciências naturais e tecnologia seguem, essencialmente, a mesma organização de temas presente em coleções tradicionais de livros didáticos. A Física Moderna e Contemporânea (FMC), contemplada em geral no último volume das coleções, normalmente não faz parte do rol de assuntos para estudantes ingressantes. Neste trabalho apresentamos uma reflexão sobre o ensino da FMC no contexto da disciplina Estrutura da Matéria, obrigatória para alunos do primeiro período letivo em uma Universidade Federal no estado de SP. Os dados indicam que estudantes e docentes compartilham a opinião de que a inserção da FMC nesse contexto é interessante e que sua aprendizagem não pressupõe o estudo de toda física clássica e do cálculo avançado, mas requer um novo enfoque quanto ao uso da matemática e abordagem dos conceitos físicos, abrindo novas perspectivas inclusive sobre questões que permeiam o ensino de FMC na educação básica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6276
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6276/4595
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 40 (2012); 145-165
Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 40 (2012); 145-165
Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 40 (2012); 145-165
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1800215811514695680