Universidade e Escolas: experiências de colaboração em processos de mudança na formação dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Laurizete Ferragut [UNESP]
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2356
http://hdl.handle.net/11449/107506
Resumo: Neste trabalho pretendo acrescentar algumas questões à reflexão mais ampla que venho realizando sobre formação de professores e em que tenho discutido a importância do papel do pesquisador da Universidade como agente formador e instigador das mudanças no interior das escolas e do processo de apropriação e transformação dos conceitos que envolvem a prática do professor na sala de aula. Pretendo ainda, analisar duas experiências que revelam o desenvolvimento de processo de colaboração Universidade-escolas de Ensino Fundamental e Médio numa direção em que professor, pesquisador e alunos do curso de Pedagogia desta Universidade atuam conjuntamente num processo de formação que se dá em espiral: da ação para a reflexão, apontando para a formação.
id UNSP_e9587ee0a2c47294f26c44611f100048
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/107506
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Universidade e Escolas: experiências de colaboração em processos de mudança na formação dos professoresFormação de professoresColaboração Universidade-EscolasPrática de ensinoNeste trabalho pretendo acrescentar algumas questões à reflexão mais ampla que venho realizando sobre formação de professores e em que tenho discutido a importância do papel do pesquisador da Universidade como agente formador e instigador das mudanças no interior das escolas e do processo de apropriação e transformação dos conceitos que envolvem a prática do professor na sala de aula. Pretendo ainda, analisar duas experiências que revelam o desenvolvimento de processo de colaboração Universidade-escolas de Ensino Fundamental e Médio numa direção em que professor, pesquisador e alunos do curso de Pedagogia desta Universidade atuam conjuntamente num processo de formação que se dá em espiral: da ação para a reflexão, apontando para a formação.In this work, I intend to add up some wider ideas about what i have been reflecting concerning the formacion of teachers through which I have been discussing the importance of the University researcher’s role as the agent that forms and instigates the changes in the schools themselves as well as of the process of apropriation and transformation of the concepts that comprehends the teacher’s practice in the classroom. Moreover, it is my intention to analyze two experiences that reveal the development of cooperation processes between University and Junior-Senior High Schools in such a way that tescher, researcher and students of the Education Course at this University perform together within a coll-formation process: from action to reflection towards formation.UNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Passos, Laurizete Ferragut [UNESP]2014-06-24T19:54:12Z2014-06-24T19:54:12Z1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2356Educação: Teoria e Prática, v. 7, n. 12/13, 1999, p. 42.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/107506ISSN1981-8106-1999-7-12-51-59.pdfEducação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-26T06:15:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/107506Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-26T06:15:24Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Universidade e Escolas: experiências de colaboração em processos de mudança na formação dos professores
title Universidade e Escolas: experiências de colaboração em processos de mudança na formação dos professores
spellingShingle Universidade e Escolas: experiências de colaboração em processos de mudança na formação dos professores
Passos, Laurizete Ferragut [UNESP]
Formação de professores
Colaboração Universidade-Escolas
Prática de ensino
title_short Universidade e Escolas: experiências de colaboração em processos de mudança na formação dos professores
title_full Universidade e Escolas: experiências de colaboração em processos de mudança na formação dos professores
title_fullStr Universidade e Escolas: experiências de colaboração em processos de mudança na formação dos professores
title_full_unstemmed Universidade e Escolas: experiências de colaboração em processos de mudança na formação dos professores
title_sort Universidade e Escolas: experiências de colaboração em processos de mudança na formação dos professores
author Passos, Laurizete Ferragut [UNESP]
author_facet Passos, Laurizete Ferragut [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Laurizete Ferragut [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Colaboração Universidade-Escolas
Prática de ensino
topic Formação de professores
Colaboração Universidade-Escolas
Prática de ensino
description Neste trabalho pretendo acrescentar algumas questões à reflexão mais ampla que venho realizando sobre formação de professores e em que tenho discutido a importância do papel do pesquisador da Universidade como agente formador e instigador das mudanças no interior das escolas e do processo de apropriação e transformação dos conceitos que envolvem a prática do professor na sala de aula. Pretendo ainda, analisar duas experiências que revelam o desenvolvimento de processo de colaboração Universidade-escolas de Ensino Fundamental e Médio numa direção em que professor, pesquisador e alunos do curso de Pedagogia desta Universidade atuam conjuntamente num processo de formação que se dá em espiral: da ação para a reflexão, apontando para a formação.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
2014-06-24T19:54:12Z
2014-06-24T19:54:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2356
Educação: Teoria e Prática, v. 7, n. 12/13, 1999, p. 42.
1981-8106
http://hdl.handle.net/11449/107506
ISSN1981-8106-1999-7-12-51-59.pdf
url http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2356
http://hdl.handle.net/11449/107506
identifier_str_mv Educação: Teoria e Prática, v. 7, n. 12/13, 1999, p. 42.
1981-8106
ISSN1981-8106-1999-7-12-51-59.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649824972603392