A colaboração entre universidade e escola para formação profissional de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rinaldi, Renata Portela [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141737
Resumo: Este texto analisa a experiência de um grupo de professores em exercício em instituições públicas de ensino que durante quatro anos empreenderam em conjunto com pesquisadores um trabalho colaborativo para formar, no campo da prática, estudantes de um curso de licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância. O texto relata a importância das experiências tendo em vista a compreensão da contribuição e dos desafios desse tipo de iniciativa. Os resultados apontam impactos positivos na vida pessoal e profissional dos professores em exercício na escola, assim como nas aprendizagens profissionais dos pesquisadores especialmente, pelo fato da iniciativa ter sido desenvolvida na modalidade a distância. Desafios também são enfrentados no desenvolvimento da proposta, mas os resultados indicam que a experiência tem sido extremamente rica e desafiadora, demonstrando ser o trabalho colaborativo e o diálogo elementos centrais para o estabelecimento de parcerias entre a universidade e a escola, bem como a articulação dos profissionais da universidade para desenvolvimento de ações mais contextualizadas e significativas na formação inicial de professores.
id UNSP_120e5d0d59b1abe4a3e0b4d2e235c548
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141737
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A colaboração entre universidade e escola para formação profissional de professoresFormação de professoresEducação a distânciaColaboraçãoEste texto analisa a experiência de um grupo de professores em exercício em instituições públicas de ensino que durante quatro anos empreenderam em conjunto com pesquisadores um trabalho colaborativo para formar, no campo da prática, estudantes de um curso de licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância. O texto relata a importância das experiências tendo em vista a compreensão da contribuição e dos desafios desse tipo de iniciativa. Os resultados apontam impactos positivos na vida pessoal e profissional dos professores em exercício na escola, assim como nas aprendizagens profissionais dos pesquisadores especialmente, pelo fato da iniciativa ter sido desenvolvida na modalidade a distância. Desafios também são enfrentados no desenvolvimento da proposta, mas os resultados indicam que a experiência tem sido extremamente rica e desafiadora, demonstrando ser o trabalho colaborativo e o diálogo elementos centrais para o estabelecimento de parcerias entre a universidade e a escola, bem como a articulação dos profissionais da universidade para desenvolvimento de ações mais contextualizadas e significativas na formação inicial de professores.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rinaldi, Renata Portela [UNESP]2016-07-19T13:00:14Z2016-07-19T13:00:14Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject11183-11195application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11183-111952357-7819http://hdl.handle.net/11449/141737ISSN2357-7819-2014-11183-11195.pdf99470313597557350000-0001-7772-6705porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:43:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141737Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:12:40.397180Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A colaboração entre universidade e escola para formação profissional de professores
title A colaboração entre universidade e escola para formação profissional de professores
spellingShingle A colaboração entre universidade e escola para formação profissional de professores
Rinaldi, Renata Portela [UNESP]
Formação de professores
Educação a distância
Colaboração
title_short A colaboração entre universidade e escola para formação profissional de professores
title_full A colaboração entre universidade e escola para formação profissional de professores
title_fullStr A colaboração entre universidade e escola para formação profissional de professores
title_full_unstemmed A colaboração entre universidade e escola para formação profissional de professores
title_sort A colaboração entre universidade e escola para formação profissional de professores
author Rinaldi, Renata Portela [UNESP]
author_facet Rinaldi, Renata Portela [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rinaldi, Renata Portela [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação a distância
Colaboração
topic Formação de professores
Educação a distância
Colaboração
description Este texto analisa a experiência de um grupo de professores em exercício em instituições públicas de ensino que durante quatro anos empreenderam em conjunto com pesquisadores um trabalho colaborativo para formar, no campo da prática, estudantes de um curso de licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância. O texto relata a importância das experiências tendo em vista a compreensão da contribuição e dos desafios desse tipo de iniciativa. Os resultados apontam impactos positivos na vida pessoal e profissional dos professores em exercício na escola, assim como nas aprendizagens profissionais dos pesquisadores especialmente, pelo fato da iniciativa ter sido desenvolvida na modalidade a distância. Desafios também são enfrentados no desenvolvimento da proposta, mas os resultados indicam que a experiência tem sido extremamente rica e desafiadora, demonstrando ser o trabalho colaborativo e o diálogo elementos centrais para o estabelecimento de parcerias entre a universidade e a escola, bem como a articulação dos profissionais da universidade para desenvolvimento de ações mais contextualizadas e significativas na formação inicial de professores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:14Z
2016-07-19T13:00:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11183-11195
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141737
ISSN2357-7819-2014-11183-11195.pdf
9947031359755735
0000-0001-7772-6705
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141737
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11183-11195
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-11183-11195.pdf
9947031359755735
0000-0001-7772-6705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 11183-11195
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128481049968640