Dialogando com o saber matemático em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4438 |
Resumo: | Desde que ocupamos lugares específicos de participação nas atividades nas quais nos inserimos, partimos de posicionamentos que são o nosso lugar de origem nos diálogos, principalmente na sala de aula, onde o ensejo de estarmos imersos ali, por excelência, é a comunicação dos conteúdos escolares de forma discursiva. Neste texto analisaremos uma comunicação na escola que problematiza a produção do conhecimento de forma a contemplar a própria comunicação como algo eminentemente problemática. Antes de chegarmos à análise do relato de pesquisa passamos pela consideração do termo comunicação dialógica para Bakhtim e da problematização advinda da diferença e usos dos termos sentidos e significados dados pela literatura científica. Por fim, mostramos como a problematização ocupa um lugar predominante na comunicação de sala de aula quando o professor atua a partir de uma posição estratégica dando possibilidades do sujeito se tornar um membro legítimo desta comunidade. |
id |
UNESP-7_848d994c1f298af30c066d10cf14f05a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4438 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Dialogando com o saber matemático em sala de aulaPalavras chaveensinodialogismomatemáticaálgebraDesde que ocupamos lugares específicos de participação nas atividades nas quais nos inserimos, partimos de posicionamentos que são o nosso lugar de origem nos diálogos, principalmente na sala de aula, onde o ensejo de estarmos imersos ali, por excelência, é a comunicação dos conteúdos escolares de forma discursiva. Neste texto analisaremos uma comunicação na escola que problematiza a produção do conhecimento de forma a contemplar a própria comunicação como algo eminentemente problemática. Antes de chegarmos à análise do relato de pesquisa passamos pela consideração do termo comunicação dialógica para Bakhtim e da problematização advinda da diferença e usos dos termos sentidos e significados dados pela literatura científica. Por fim, mostramos como a problematização ocupa um lugar predominante na comunicação de sala de aula quando o professor atua a partir de uma posição estratégica dando possibilidades do sujeito se tornar um membro legítimo desta comunidade.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2012-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por ParesAnálise de Videografiaapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4438Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 41 (2012); 124-144Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 41 (2012); 124-144Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 41 (2012); 124-1441981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4438/4830Costa, Eveline Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-11T11:40:59Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4438Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2012-12-11T11:40:59EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dialogando com o saber matemático em sala de aula |
title |
Dialogando com o saber matemático em sala de aula |
spellingShingle |
Dialogando com o saber matemático em sala de aula Costa, Eveline Vieira Palavras chave ensino dialogismo matemática álgebra |
title_short |
Dialogando com o saber matemático em sala de aula |
title_full |
Dialogando com o saber matemático em sala de aula |
title_fullStr |
Dialogando com o saber matemático em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Dialogando com o saber matemático em sala de aula |
title_sort |
Dialogando com o saber matemático em sala de aula |
author |
Costa, Eveline Vieira |
author_facet |
Costa, Eveline Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Eveline Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras chave ensino dialogismo matemática álgebra |
topic |
Palavras chave ensino dialogismo matemática álgebra |
description |
Desde que ocupamos lugares específicos de participação nas atividades nas quais nos inserimos, partimos de posicionamentos que são o nosso lugar de origem nos diálogos, principalmente na sala de aula, onde o ensejo de estarmos imersos ali, por excelência, é a comunicação dos conteúdos escolares de forma discursiva. Neste texto analisaremos uma comunicação na escola que problematiza a produção do conhecimento de forma a contemplar a própria comunicação como algo eminentemente problemática. Antes de chegarmos à análise do relato de pesquisa passamos pela consideração do termo comunicação dialógica para Bakhtim e da problematização advinda da diferença e usos dos termos sentidos e significados dados pela literatura científica. Por fim, mostramos como a problematização ocupa um lugar predominante na comunicação de sala de aula quando o professor atua a partir de uma posição estratégica dando possibilidades do sujeito se tornar um membro legítimo desta comunidade. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares Análise de Videografia |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4438 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4438 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4438/4830 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 41 (2012); 124-144 Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 41 (2012); 124-144 Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 41 (2012); 124-144 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215811417178112 |