Estudantes da Educação de Jovens e Adultos: considerações sobre o perfil e desempenho escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9233 |
Resumo: | O presente estudo teve como intuito investigar o perfil e o desempenho escolar de jovens e adultos em processo de alfabetização.A escassez de dados empíricos relativos aos estudantes adultos, principalmente que retornam à escola em idade não regular, estão presentes tanto na literatura internacional quanto nacional.O estudo foi realizado com estudantes que participam da Educação de Jovens e Adultos - EJA, em escolas públicas da rede de ensino municipal, de uma cidade do interior do estado de São Paulo.A amostra foi composta por 67 participantes que realizaram uma atividade de avaliação de desempenho escolar e responderam a um questionário que investigava aspectos relativos ao sexo, idade e motivos de abandono e retorno aos estudos. Para fins de análise os participantes foram divididos em três grupos, em função da faixa etária: grupo 1 (14 a 24 anos de idade); grupo 2 (27 a 38 anos de idade) e grupo 3 (40 a 61 anos de idade).A análise foi realizada através de estatística descritiva e comparativa. Os resultados apontaram que os estudantes, em sua maioria, interromperam os estudos por motivo de trabalho e retornaram à escola em busca de realização pessoal. Quanto ao desempenho escolar, os estudantes apresentaram baixo desempenho em escrita e matemática e bom desempenho em leitura. |
id |
UNESP-7_97cbead3beaae373e2d1761f0a117fa3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9233 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudantes da Educação de Jovens e Adultos: considerações sobre o perfil e desempenho escolaralfabetizaçãodesempenho acadêmicoeducação de jovens e adultosEducação de Jovens e AdultosO presente estudo teve como intuito investigar o perfil e o desempenho escolar de jovens e adultos em processo de alfabetização.A escassez de dados empíricos relativos aos estudantes adultos, principalmente que retornam à escola em idade não regular, estão presentes tanto na literatura internacional quanto nacional.O estudo foi realizado com estudantes que participam da Educação de Jovens e Adultos - EJA, em escolas públicas da rede de ensino municipal, de uma cidade do interior do estado de São Paulo.A amostra foi composta por 67 participantes que realizaram uma atividade de avaliação de desempenho escolar e responderam a um questionário que investigava aspectos relativos ao sexo, idade e motivos de abandono e retorno aos estudos. Para fins de análise os participantes foram divididos em três grupos, em função da faixa etária: grupo 1 (14 a 24 anos de idade); grupo 2 (27 a 38 anos de idade) e grupo 3 (40 a 61 anos de idade).A análise foi realizada através de estatística descritiva e comparativa. Os resultados apontaram que os estudantes, em sua maioria, interromperam os estudos por motivo de trabalho e retornaram à escola em busca de realização pessoal. Quanto ao desempenho escolar, os estudantes apresentaram baixo desempenho em escrita e matemática e bom desempenho em leitura.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por ParesPesquisa quanti-qualiapplication/pdfapplication/zipapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/923310.18675/1981-8106.vol26.n52.p312-331Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 No. 52 (2016); 312-331Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 Núm. 52 (2016); 312-331Educação: Teoria e Prática; v. 26 n. 52 (2016); 312-3311981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9233/7670https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9233/10047https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9233/10048Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Andresa AparecidaMartinelli, Selma de Cássia2018-04-11T14:20:53Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9233Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2018-04-11T14:20:53EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudantes da Educação de Jovens e Adultos: considerações sobre o perfil e desempenho escolar |
title |
Estudantes da Educação de Jovens e Adultos: considerações sobre o perfil e desempenho escolar |
spellingShingle |
Estudantes da Educação de Jovens e Adultos: considerações sobre o perfil e desempenho escolar Ferreira, Andresa Aparecida alfabetização desempenho acadêmico educação de jovens e adultos Educação de Jovens e Adultos |
title_short |
Estudantes da Educação de Jovens e Adultos: considerações sobre o perfil e desempenho escolar |
title_full |
Estudantes da Educação de Jovens e Adultos: considerações sobre o perfil e desempenho escolar |
title_fullStr |
Estudantes da Educação de Jovens e Adultos: considerações sobre o perfil e desempenho escolar |
title_full_unstemmed |
Estudantes da Educação de Jovens e Adultos: considerações sobre o perfil e desempenho escolar |
title_sort |
Estudantes da Educação de Jovens e Adultos: considerações sobre o perfil e desempenho escolar |
author |
Ferreira, Andresa Aparecida |
author_facet |
Ferreira, Andresa Aparecida Martinelli, Selma de Cássia |
author_role |
author |
author2 |
Martinelli, Selma de Cássia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Andresa Aparecida Martinelli, Selma de Cássia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
alfabetização desempenho acadêmico educação de jovens e adultos Educação de Jovens e Adultos |
topic |
alfabetização desempenho acadêmico educação de jovens e adultos Educação de Jovens e Adultos |
description |
O presente estudo teve como intuito investigar o perfil e o desempenho escolar de jovens e adultos em processo de alfabetização.A escassez de dados empíricos relativos aos estudantes adultos, principalmente que retornam à escola em idade não regular, estão presentes tanto na literatura internacional quanto nacional.O estudo foi realizado com estudantes que participam da Educação de Jovens e Adultos - EJA, em escolas públicas da rede de ensino municipal, de uma cidade do interior do estado de São Paulo.A amostra foi composta por 67 participantes que realizaram uma atividade de avaliação de desempenho escolar e responderam a um questionário que investigava aspectos relativos ao sexo, idade e motivos de abandono e retorno aos estudos. Para fins de análise os participantes foram divididos em três grupos, em função da faixa etária: grupo 1 (14 a 24 anos de idade); grupo 2 (27 a 38 anos de idade) e grupo 3 (40 a 61 anos de idade).A análise foi realizada através de estatística descritiva e comparativa. Os resultados apontaram que os estudantes, em sua maioria, interromperam os estudos por motivo de trabalho e retornaram à escola em busca de realização pessoal. Quanto ao desempenho escolar, os estudantes apresentaram baixo desempenho em escrita e matemática e bom desempenho em leitura. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares Pesquisa quanti-quali |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9233 10.18675/1981-8106.vol26.n52.p312-331 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9233 |
identifier_str_mv |
10.18675/1981-8106.vol26.n52.p312-331 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9233/7670 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9233/10047 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9233/10048 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 No. 52 (2016); 312-331 Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 Núm. 52 (2016); 312-331 Educação: Teoria e Prática; v. 26 n. 52 (2016); 312-331 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215812062052352 |