Estudantes da Educação de Jovens e Adultos: considerações sobre o perfil e desempenho escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Andresa Aparecida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Martinelli, Selma de Cássia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9233
Resumo: O presente estudo teve como intuito investigar o perfil e o desempenho escolar de jovens e adultos em processo de alfabetização.A escassez de dados empíricos relativos aos estudantes adultos, principalmente que retornam à escola em idade não regular, estão presentes tanto na literatura internacional quanto nacional.O estudo foi realizado com estudantes que participam da Educação de Jovens e Adultos - EJA, em escolas públicas da rede de ensino municipal, de uma cidade do interior do estado de São Paulo.A amostra foi composta por 67 participantes que realizaram uma atividade de avaliação de desempenho escolar e responderam a um questionário que investigava aspectos relativos ao sexo, idade e motivos de abandono e retorno aos estudos. Para fins de análise os participantes foram divididos em três grupos, em função da faixa etária: grupo 1 (14 a 24 anos de idade); grupo 2 (27 a 38 anos de idade) e grupo 3 (40 a 61 anos de idade).A análise foi realizada através de estatística descritiva e comparativa. Os resultados apontaram que os estudantes, em sua maioria, interromperam os estudos por motivo de trabalho e retornaram à escola em busca de realização pessoal. Quanto ao desempenho escolar, os estudantes apresentaram baixo desempenho em escrita e matemática e bom desempenho em leitura.
id UNESP-7_97cbead3beaae373e2d1761f0a117fa3
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9233
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling Estudantes da Educação de Jovens e Adultos: considerações sobre o perfil e desempenho escolaralfabetizaçãodesempenho acadêmicoeducação de jovens e adultosEducação de Jovens e AdultosO presente estudo teve como intuito investigar o perfil e o desempenho escolar de jovens e adultos em processo de alfabetização.A escassez de dados empíricos relativos aos estudantes adultos, principalmente que retornam à escola em idade não regular, estão presentes tanto na literatura internacional quanto nacional.O estudo foi realizado com estudantes que participam da Educação de Jovens e Adultos - EJA, em escolas públicas da rede de ensino municipal, de uma cidade do interior do estado de São Paulo.A amostra foi composta por 67 participantes que realizaram uma atividade de avaliação de desempenho escolar e responderam a um questionário que investigava aspectos relativos ao sexo, idade e motivos de abandono e retorno aos estudos. Para fins de análise os participantes foram divididos em três grupos, em função da faixa etária: grupo 1 (14 a 24 anos de idade); grupo 2 (27 a 38 anos de idade) e grupo 3 (40 a 61 anos de idade).A análise foi realizada através de estatística descritiva e comparativa. Os resultados apontaram que os estudantes, em sua maioria, interromperam os estudos por motivo de trabalho e retornaram à escola em busca de realização pessoal. Quanto ao desempenho escolar, os estudantes apresentaram baixo desempenho em escrita e matemática e bom desempenho em leitura.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por ParesPesquisa quanti-qualiapplication/pdfapplication/zipapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/923310.18675/1981-8106.vol26.n52.p312-331Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 No. 52 (2016); 312-331Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 Núm. 52 (2016); 312-331Educação: Teoria e Prática; v. 26 n. 52 (2016); 312-3311981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9233/7670https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9233/10047https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9233/10048Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Andresa AparecidaMartinelli, Selma de Cássia2018-04-11T14:20:53Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9233Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2018-04-11T14:20:53EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudantes da Educação de Jovens e Adultos: considerações sobre o perfil e desempenho escolar
title Estudantes da Educação de Jovens e Adultos: considerações sobre o perfil e desempenho escolar
spellingShingle Estudantes da Educação de Jovens e Adultos: considerações sobre o perfil e desempenho escolar
Ferreira, Andresa Aparecida
alfabetização
desempenho acadêmico
educação de jovens e adultos
Educação de Jovens e Adultos
title_short Estudantes da Educação de Jovens e Adultos: considerações sobre o perfil e desempenho escolar
title_full Estudantes da Educação de Jovens e Adultos: considerações sobre o perfil e desempenho escolar
title_fullStr Estudantes da Educação de Jovens e Adultos: considerações sobre o perfil e desempenho escolar
title_full_unstemmed Estudantes da Educação de Jovens e Adultos: considerações sobre o perfil e desempenho escolar
title_sort Estudantes da Educação de Jovens e Adultos: considerações sobre o perfil e desempenho escolar
author Ferreira, Andresa Aparecida
author_facet Ferreira, Andresa Aparecida
Martinelli, Selma de Cássia
author_role author
author2 Martinelli, Selma de Cássia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Andresa Aparecida
Martinelli, Selma de Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv alfabetização
desempenho acadêmico
educação de jovens e adultos
Educação de Jovens e Adultos
topic alfabetização
desempenho acadêmico
educação de jovens e adultos
Educação de Jovens e Adultos
description O presente estudo teve como intuito investigar o perfil e o desempenho escolar de jovens e adultos em processo de alfabetização.A escassez de dados empíricos relativos aos estudantes adultos, principalmente que retornam à escola em idade não regular, estão presentes tanto na literatura internacional quanto nacional.O estudo foi realizado com estudantes que participam da Educação de Jovens e Adultos - EJA, em escolas públicas da rede de ensino municipal, de uma cidade do interior do estado de São Paulo.A amostra foi composta por 67 participantes que realizaram uma atividade de avaliação de desempenho escolar e responderam a um questionário que investigava aspectos relativos ao sexo, idade e motivos de abandono e retorno aos estudos. Para fins de análise os participantes foram divididos em três grupos, em função da faixa etária: grupo 1 (14 a 24 anos de idade); grupo 2 (27 a 38 anos de idade) e grupo 3 (40 a 61 anos de idade).A análise foi realizada através de estatística descritiva e comparativa. Os resultados apontaram que os estudantes, em sua maioria, interromperam os estudos por motivo de trabalho e retornaram à escola em busca de realização pessoal. Quanto ao desempenho escolar, os estudantes apresentaram baixo desempenho em escrita e matemática e bom desempenho em leitura.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
Pesquisa quanti-quali
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9233
10.18675/1981-8106.vol26.n52.p312-331
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9233
identifier_str_mv 10.18675/1981-8106.vol26.n52.p312-331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9233/7670
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9233/10047
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9233/10048
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 No. 52 (2016); 312-331
Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 Núm. 52 (2016); 312-331
Educação: Teoria e Prática; v. 26 n. 52 (2016); 312-331
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1800215812062052352