Discutindo Algumas Faces do Fracasso Escolar Como um “Sintoma” da Violência Escolar: do individual à instituição
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4918 |
Resumo: | Atualmente são muitas as queixas apresentadas pela escola, principalmente no que se refere à violência escolar. É visível que o sistema educacional brasileiro tem sentido dificuldade em prevenir essas queixas e seus sintomas, como a indisciplina, a agressividade, o roubo, a depredação da instituição, a dificuldade de aprendizagem – enfim, o fracasso escolar. Alguns estudos – como Tessaro (2001); Patto (1987); Boarini (1998a), dentre outros – mostram que ainda é comum centrarem-se no aluno as explicações para esses comportamentos. A escola ainda costuma atribuir a responsabilidade pelo ato violento exclusivamente ao aluno e à sua família. Nosso interesse neste estudo é discutir algumas contribuições da abordagem educativa Pedagogia Institucional, que questiona as práticas individuais em relação à violência nas escolas através do seu enfoque psicossociológico e apresenta uma alternativa de trabalho coletivo, envolvendo professores, alunos, pais e comunidade. |
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Discutindo Algumas Faces do Fracasso Escolar Como um “Sintoma” da Violência Escolar: do individual à instituiçãoViolência Escolar. Pedagogia Institucional. Fracasso Escolar.Atualmente são muitas as queixas apresentadas pela escola, principalmente no que se refere à violência escolar. É visível que o sistema educacional brasileiro tem sentido dificuldade em prevenir essas queixas e seus sintomas, como a indisciplina, a agressividade, o roubo, a depredação da instituição, a dificuldade de aprendizagem – enfim, o fracasso escolar. Alguns estudos – como Tessaro (2001); Patto (1987); Boarini (1998a), dentre outros – mostram que ainda é comum centrarem-se no aluno as explicações para esses comportamentos. A escola ainda costuma atribuir a responsabilidade pelo ato violento exclusivamente ao aluno e à sua família. Nosso interesse neste estudo é discutir algumas contribuições da abordagem educativa Pedagogia Institucional, que questiona as práticas individuais em relação à violência nas escolas através do seu enfoque psicossociológico e apresenta uma alternativa de trabalho coletivo, envolvendo professores, alunos, pais e comunidade.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2011-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4918Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 No. 36 (2011); 84-100Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 Núm. 36 (2011); 84-100Educação: Teoria e Prática; v. 21 n. 36 (2011); 84-1001981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4918/3863Silva, Rosane Gumiero Dias dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-03-12T11:52:02Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4918Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2012-03-12T11:52:02EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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