Os enunciados da função social da escola nos discursos de educandos jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6288 |
Resumo: | A escola ainda é uma instituição privilegiada para muitos educandos da modalidade educação de jovens e adultos (EJA), uma vez que oportuniza, entre outras coisas, o acesso ao saber socialmente valorizado e por qualificar esses educandos com os instrumentos da leitura, da escrita e dos fundamentos básicos da matemática. O presente artigo investiga os discursos sobre a função social da escola, de educandos jovens e adultos de uma escola pública, localizada na comunidade Mumbaba I, no Distrito Industrial de João Pessoa/PB. Aporta-se na análise do discurso, na perspectiva arqueológica preconizada por Foucault (2000). Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas. Os resultados permitiram identificar discursos que convergem para um entendimento de que a escola é a porta de acesso aos códigos linguísticos, à formação do caráter e à formação profissional, elementos essenciais que permitem às camadas populares uma melhor interação social e as ferramentas para o exercício pleno da cidadania. |
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Os enunciados da função social da escola nos discursos de educandos jovens e adultosEJA. Função social da escola. Discurso.A escola ainda é uma instituição privilegiada para muitos educandos da modalidade educação de jovens e adultos (EJA), uma vez que oportuniza, entre outras coisas, o acesso ao saber socialmente valorizado e por qualificar esses educandos com os instrumentos da leitura, da escrita e dos fundamentos básicos da matemática. O presente artigo investiga os discursos sobre a função social da escola, de educandos jovens e adultos de uma escola pública, localizada na comunidade Mumbaba I, no Distrito Industrial de João Pessoa/PB. Aporta-se na análise do discurso, na perspectiva arqueológica preconizada por Foucault (2000). Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas. Os resultados permitiram identificar discursos que convergem para um entendimento de que a escola é a porta de acesso aos códigos linguísticos, à formação do caráter e à formação profissional, elementos essenciais que permitem às camadas populares uma melhor interação social e as ferramentas para o exercício pleno da cidadania.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2013-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfapplication/mswordhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/628810.18675/1981-8106.vol23.n42.p54-71Educação: Teoria e Prática; Vol. 23 No. 42 (2013); 54-71Educação: Teoria e Prática; Vol. 23 Núm. 42 (2013); 54-71Educação: Teoria e Prática; v. 23 n. 42 (2013); 54-711981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6288/5883https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6288/9413Silva, Eduardo Jorge Lopes dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-11T12:07:19Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6288Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2018-04-11T12:07:19EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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