Full Time School: Policy, Curriculum and Pedagogic Challenges
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7420 |
Resumo: | This article discusses the design of a full-time school that is under construction in our country, articulating policy, history and a theoretical reflection on the curriculum organization and pedagogical work in full-time schools. From literature review and as a research procedure for an investigation of curriculum and teaching in public full-time school, we theoretically problematize two concepts that can contribute to the debate: integrated curriculum and pedagogical mediation. |
id |
UNESP-7_dee33c831a7eefc6345e45bb00302479 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7420 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Full Time School: Policy, Curriculum and Pedagogic ChallengesEscuela de Tiempo Integral: Desafíos Políticos, Curriculares y PedagógicosEscola de Tempo Integral: Desafios Políticos, Curriculares e PedagógicosFull-time schools. Curriculum. Pedagogical mediation.Escuela de tempo integral. Currículo. Mediación pedagógica.Escola de tempo integral. Currículo. Mediação pedagógica.This article discusses the design of a full-time school that is under construction in our country, articulating policy, history and a theoretical reflection on the curriculum organization and pedagogical work in full-time schools. From literature review and as a research procedure for an investigation of curriculum and teaching in public full-time school, we theoretically problematize two concepts that can contribute to the debate: integrated curriculum and pedagogical mediation.Este artículo tiene como objetivo discutir el proyecto de escuela de tiempo integral que se encuentra en construcción en nuestro país, articulando historia y política a una reflexión teórica sobre la organización curricular y el trabajo pedagógico en escuelas de jornada ampliada. A partir de la revisión y el análisis bibliográfico realizado como procedimiento de investigación de un estudio sobre el currículo y la enseñanza en la escuela pública de tiempo integral, se problematizan teóricamente dos conceptos que pueden contribuir para el debate: currículo integrado y mediación pedagógica.Este artigo objetiva problematizar o projeto de educação integral e escola de tempo integral que se encontra em construção em nosso país, articulando história e política à reflexão sobre a organização curricular e o trabalho pedagógico. São analisados parte dos resultados de uma pesquisa do tipo etnográfico realizada em seis escolas públicas de tempo integral de Ensino Fundamental, buscando identificar como tais escolas organizam o currículo e os processos de ensino e se mais tempo de escola repercute positivamente na melhoria da qualidade da aprendizagem. O procedimento de pesquisa é a observação participante e neste artigo são discutidos os aspectos físicos, pedagógicos e subjetivos do espaço escolar e suas implicações no currículo e na organização do trabalho pedagógico. As relações entre a arquitetura, a cultura material e as atividades dos sujeitos no espaço escolar revelam a diversidade de arranjos que caracterizam a implementação da escola de tempo integral, repercutindo no currículo e nos modos de realização do ensino. Problematiza-se dois conceitos que podem contribuir para o debate a respeito da escola pública de tempo integral: currículo integrado e mediação pedagógica. Palavras-chave: Escola de tempo integral. Educação integral. Currículo. Organização do trabalho pedagógico.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2014-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfapplication/mswordhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/742010.18675/1981-8106.vol24.n46.p120-136Educação: Teoria e Prática; Vol. 24 No. 46 (2014); 120-136Educação: Teoria e Prática; Vol. 24 Núm. 46 (2014); 120-136Educação: Teoria e Prática; v. 24 n. 46 (2014); 120-1361981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7420/6235https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7420/9250Limonta, Sandra Valériainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-10T18:36:18Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7420Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2018-04-10T18:36:18EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Full Time School: Policy, Curriculum and Pedagogic Challenges Escuela de Tiempo Integral: Desafíos Políticos, Curriculares y Pedagógicos Escola de Tempo Integral: Desafios Políticos, Curriculares e Pedagógicos |
title |
Full Time School: Policy, Curriculum and Pedagogic Challenges |
spellingShingle |
Full Time School: Policy, Curriculum and Pedagogic Challenges Limonta, Sandra Valéria Full-time schools. Curriculum. Pedagogical mediation. Escuela de tempo integral. Currículo. Mediación pedagógica. Escola de tempo integral. Currículo. Mediação pedagógica. |
title_short |
Full Time School: Policy, Curriculum and Pedagogic Challenges |
title_full |
Full Time School: Policy, Curriculum and Pedagogic Challenges |
title_fullStr |
Full Time School: Policy, Curriculum and Pedagogic Challenges |
title_full_unstemmed |
Full Time School: Policy, Curriculum and Pedagogic Challenges |
title_sort |
Full Time School: Policy, Curriculum and Pedagogic Challenges |
author |
Limonta, Sandra Valéria |
author_facet |
Limonta, Sandra Valéria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Limonta, Sandra Valéria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Full-time schools. Curriculum. Pedagogical mediation. Escuela de tempo integral. Currículo. Mediación pedagógica. Escola de tempo integral. Currículo. Mediação pedagógica. |
topic |
Full-time schools. Curriculum. Pedagogical mediation. Escuela de tempo integral. Currículo. Mediación pedagógica. Escola de tempo integral. Currículo. Mediação pedagógica. |
description |
This article discusses the design of a full-time school that is under construction in our country, articulating policy, history and a theoretical reflection on the curriculum organization and pedagogical work in full-time schools. From literature review and as a research procedure for an investigation of curriculum and teaching in public full-time school, we theoretically problematize two concepts that can contribute to the debate: integrated curriculum and pedagogical mediation. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7420 10.18675/1981-8106.vol24.n46.p120-136 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7420 |
identifier_str_mv |
10.18675/1981-8106.vol24.n46.p120-136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7420/6235 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7420/9250 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 24 No. 46 (2014); 120-136 Educação: Teoria e Prática; Vol. 24 Núm. 46 (2014); 120-136 Educação: Teoria e Prática; v. 24 n. 46 (2014); 120-136 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215811919446016 |