Full Time School: Policy, Curriculum and Pedagogic Challenges

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Limonta, Sandra Valéria
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7420
Resumo: This article discusses the design of a full-time school that is under construction in our country, articulating policy, history and a theoretical reflection on the curriculum organization and pedagogical work in full-time schools. From literature review and as a research procedure for an investigation of curriculum and teaching in public full-time school, we theoretically problematize two concepts that can contribute to the debate: integrated curriculum and pedagogical mediation.
id UNESP-7_dee33c831a7eefc6345e45bb00302479
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7420
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling Full Time School: Policy, Curriculum and Pedagogic ChallengesEscuela de Tiempo Integral: Desafíos Políticos, Curriculares y PedagógicosEscola de Tempo Integral: Desafios Políticos, Curriculares e PedagógicosFull-time schools. Curriculum. Pedagogical mediation.Escuela de tempo integral. Currículo. Mediación pedagógica.Escola de tempo integral. Currículo. Mediação pedagógica.This article discusses the design of a full-time school that is under construction in our country, articulating policy, history and a theoretical reflection on the curriculum organization and pedagogical work in full-time schools. From literature review and as a research procedure for an investigation of curriculum and teaching in public full-time school, we theoretically problematize two concepts that can contribute to the debate: integrated curriculum and pedagogical mediation.Este artículo tiene como objetivo discutir el proyecto de escuela de tiempo integral que se encuentra en construcción en nuestro país, articulando historia y política a una reflexión teórica sobre la organización curricular y el trabajo pedagógico en escuelas de jornada ampliada. A partir de la revisión y el análisis bibliográfico realizado como procedimiento de investigación de un estudio sobre el currículo y la enseñanza en la escuela pública de tiempo integral, se problematizan teóricamente dos conceptos que pueden contribuir para el debate: currículo integrado y mediación pedagógica.Este artigo objetiva problematizar o projeto de educação integral e escola de tempo integral que se encontra em construção em nosso país, articulando história e política à reflexão sobre a organização curricular e o trabalho pedagógico. São analisados parte dos resultados de uma pesquisa do tipo etnográfico realizada em seis escolas públicas de tempo integral de Ensino Fundamental, buscando identificar como tais escolas organizam o currículo e os processos de ensino e se mais tempo de escola repercute positivamente na melhoria da qualidade da aprendizagem. O procedimento de pesquisa é a observação participante e neste artigo são discutidos os aspectos físicos, pedagógicos e subjetivos do espaço escolar e suas implicações no currículo e na organização do trabalho pedagógico. As relações entre a arquitetura, a cultura material e as atividades dos sujeitos no espaço escolar revelam a diversidade de arranjos que caracterizam a implementação da escola de tempo integral, repercutindo no currículo e nos modos de realização do ensino. Problematiza-se dois conceitos que podem contribuir para o debate a respeito da escola pública de tempo integral: currículo integrado e mediação pedagógica. Palavras-chave: Escola de tempo integral. Educação integral. Currículo. Organização do trabalho pedagógico.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2014-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfapplication/mswordhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/742010.18675/1981-8106.vol24.n46.p120-136Educação: Teoria e Prática; Vol. 24 No. 46 (2014); 120-136Educação: Teoria e Prática; Vol. 24 Núm. 46 (2014); 120-136Educação: Teoria e Prática; v. 24 n. 46 (2014); 120-1361981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7420/6235https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7420/9250Limonta, Sandra Valériainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-10T18:36:18Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7420Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2018-04-10T18:36:18EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Full Time School: Policy, Curriculum and Pedagogic Challenges
Escuela de Tiempo Integral: Desafíos Políticos, Curriculares y Pedagógicos
Escola de Tempo Integral: Desafios Políticos, Curriculares e Pedagógicos
title Full Time School: Policy, Curriculum and Pedagogic Challenges
spellingShingle Full Time School: Policy, Curriculum and Pedagogic Challenges
Limonta, Sandra Valéria
Full-time schools. Curriculum. Pedagogical mediation.
Escuela de tempo integral. Currículo. Mediación pedagógica.
Escola de tempo integral. Currículo. Mediação pedagógica.
title_short Full Time School: Policy, Curriculum and Pedagogic Challenges
title_full Full Time School: Policy, Curriculum and Pedagogic Challenges
title_fullStr Full Time School: Policy, Curriculum and Pedagogic Challenges
title_full_unstemmed Full Time School: Policy, Curriculum and Pedagogic Challenges
title_sort Full Time School: Policy, Curriculum and Pedagogic Challenges
author Limonta, Sandra Valéria
author_facet Limonta, Sandra Valéria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Limonta, Sandra Valéria
dc.subject.por.fl_str_mv Full-time schools. Curriculum. Pedagogical mediation.
Escuela de tempo integral. Currículo. Mediación pedagógica.
Escola de tempo integral. Currículo. Mediação pedagógica.
topic Full-time schools. Curriculum. Pedagogical mediation.
Escuela de tempo integral. Currículo. Mediación pedagógica.
Escola de tempo integral. Currículo. Mediação pedagógica.
description This article discusses the design of a full-time school that is under construction in our country, articulating policy, history and a theoretical reflection on the curriculum organization and pedagogical work in full-time schools. From literature review and as a research procedure for an investigation of curriculum and teaching in public full-time school, we theoretically problematize two concepts that can contribute to the debate: integrated curriculum and pedagogical mediation.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7420
10.18675/1981-8106.vol24.n46.p120-136
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7420
identifier_str_mv 10.18675/1981-8106.vol24.n46.p120-136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7420/6235
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7420/9250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 24 No. 46 (2014); 120-136
Educação: Teoria e Prática; Vol. 24 Núm. 46 (2014); 120-136
Educação: Teoria e Prática; v. 24 n. 46 (2014); 120-136
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1800215811919446016