O jogo como pretexto educativo: educar e educar-se em curso de formação em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832007000300021 |
Resumo: | Este artigo enfoca uma experiência educativa com o uso do jogo, desenvolvida com alunos do 1º ano do curso de Medicina de uma instituição pública federal de ensino. O jogo foi utilizado como estratégia privilegiada para a abordagem da comunicação, espontaneidade e sensibilidade dos alunos no processo educativo em saúde. Por meio dele foi possível abordar o tema "saúde mental" dos estudantes, e estes expressaram seus sentimentos como ingressantes em um curso de Medicina. Essa experiência desencadeou aprendizagens discentes e docentes, o que, numa perspectiva freireana, é encarado como um processo dialógico e de mútua formação com os alunos. Os desdobramentos da mesma favoreceram o repensar da prática docente em saúde, bem como subsidiou a reorientação do processo de prevenção e promoção da saúde mental em propostas e programas de apoio ao aluno, em andamento na instituição. |
id |
UNESP-8_0001a159634c89af46e84a545e606fb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832007000300021 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O jogo como pretexto educativo: educar e educar-se em curso de formação em saúdeEducação médicaPrática docenteJogo educativoEste artigo enfoca uma experiência educativa com o uso do jogo, desenvolvida com alunos do 1º ano do curso de Medicina de uma instituição pública federal de ensino. O jogo foi utilizado como estratégia privilegiada para a abordagem da comunicação, espontaneidade e sensibilidade dos alunos no processo educativo em saúde. Por meio dele foi possível abordar o tema "saúde mental" dos estudantes, e estes expressaram seus sentimentos como ingressantes em um curso de Medicina. Essa experiência desencadeou aprendizagens discentes e docentes, o que, numa perspectiva freireana, é encarado como um processo dialógico e de mútua formação com os alunos. Os desdobramentos da mesma favoreceram o repensar da prática docente em saúde, bem como subsidiou a reorientação do processo de prevenção e promoção da saúde mental em propostas e programas de apoio ao aluno, em andamento na instituição.UNESP2007-12-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832007000300021Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.11 n.23 2007reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832007000300021info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães,Cleidilene Ramospor2012-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832007000300021Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-08-31T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O jogo como pretexto educativo: educar e educar-se em curso de formação em saúde |
title |
O jogo como pretexto educativo: educar e educar-se em curso de formação em saúde |
spellingShingle |
O jogo como pretexto educativo: educar e educar-se em curso de formação em saúde Magalhães,Cleidilene Ramos Educação médica Prática docente Jogo educativo |
title_short |
O jogo como pretexto educativo: educar e educar-se em curso de formação em saúde |
title_full |
O jogo como pretexto educativo: educar e educar-se em curso de formação em saúde |
title_fullStr |
O jogo como pretexto educativo: educar e educar-se em curso de formação em saúde |
title_full_unstemmed |
O jogo como pretexto educativo: educar e educar-se em curso de formação em saúde |
title_sort |
O jogo como pretexto educativo: educar e educar-se em curso de formação em saúde |
author |
Magalhães,Cleidilene Ramos |
author_facet |
Magalhães,Cleidilene Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães,Cleidilene Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação médica Prática docente Jogo educativo |
topic |
Educação médica Prática docente Jogo educativo |
description |
Este artigo enfoca uma experiência educativa com o uso do jogo, desenvolvida com alunos do 1º ano do curso de Medicina de uma instituição pública federal de ensino. O jogo foi utilizado como estratégia privilegiada para a abordagem da comunicação, espontaneidade e sensibilidade dos alunos no processo educativo em saúde. Por meio dele foi possível abordar o tema "saúde mental" dos estudantes, e estes expressaram seus sentimentos como ingressantes em um curso de Medicina. Essa experiência desencadeou aprendizagens discentes e docentes, o que, numa perspectiva freireana, é encarado como um processo dialógico e de mútua formação com os alunos. Os desdobramentos da mesma favoreceram o repensar da prática docente em saúde, bem como subsidiou a reorientação do processo de prevenção e promoção da saúde mental em propostas e programas de apoio ao aluno, em andamento na instituição. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832007000300021 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832007000300021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-32832007000300021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.11 n.23 2007 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958517721563136 |