O jogo como pretexto educativo: educar e educar-se em curso de formação em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães,Cleidilene Ramos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832007000300021
Resumo: Este artigo enfoca uma experiência educativa com o uso do jogo, desenvolvida com alunos do 1º ano do curso de Medicina de uma instituição pública federal de ensino. O jogo foi utilizado como estratégia privilegiada para a abordagem da comunicação, espontaneidade e sensibilidade dos alunos no processo educativo em saúde. Por meio dele foi possível abordar o tema "saúde mental" dos estudantes, e estes expressaram seus sentimentos como ingressantes em um curso de Medicina. Essa experiência desencadeou aprendizagens discentes e docentes, o que, numa perspectiva freireana, é encarado como um processo dialógico e de mútua formação com os alunos. Os desdobramentos da mesma favoreceram o repensar da prática docente em saúde, bem como subsidiou a reorientação do processo de prevenção e promoção da saúde mental em propostas e programas de apoio ao aluno, em andamento na instituição.
id UNESP-8_0001a159634c89af46e84a545e606fb2
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832007000300021
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling O jogo como pretexto educativo: educar e educar-se em curso de formação em saúdeEducação médicaPrática docenteJogo educativoEste artigo enfoca uma experiência educativa com o uso do jogo, desenvolvida com alunos do 1º ano do curso de Medicina de uma instituição pública federal de ensino. O jogo foi utilizado como estratégia privilegiada para a abordagem da comunicação, espontaneidade e sensibilidade dos alunos no processo educativo em saúde. Por meio dele foi possível abordar o tema "saúde mental" dos estudantes, e estes expressaram seus sentimentos como ingressantes em um curso de Medicina. Essa experiência desencadeou aprendizagens discentes e docentes, o que, numa perspectiva freireana, é encarado como um processo dialógico e de mútua formação com os alunos. Os desdobramentos da mesma favoreceram o repensar da prática docente em saúde, bem como subsidiou a reorientação do processo de prevenção e promoção da saúde mental em propostas e programas de apoio ao aluno, em andamento na instituição.UNESP2007-12-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832007000300021Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.11 n.23 2007reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832007000300021info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães,Cleidilene Ramospor2012-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832007000300021Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-08-31T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O jogo como pretexto educativo: educar e educar-se em curso de formação em saúde
title O jogo como pretexto educativo: educar e educar-se em curso de formação em saúde
spellingShingle O jogo como pretexto educativo: educar e educar-se em curso de formação em saúde
Magalhães,Cleidilene Ramos
Educação médica
Prática docente
Jogo educativo
title_short O jogo como pretexto educativo: educar e educar-se em curso de formação em saúde
title_full O jogo como pretexto educativo: educar e educar-se em curso de formação em saúde
title_fullStr O jogo como pretexto educativo: educar e educar-se em curso de formação em saúde
title_full_unstemmed O jogo como pretexto educativo: educar e educar-se em curso de formação em saúde
title_sort O jogo como pretexto educativo: educar e educar-se em curso de formação em saúde
author Magalhães,Cleidilene Ramos
author_facet Magalhães,Cleidilene Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães,Cleidilene Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
Prática docente
Jogo educativo
topic Educação médica
Prática docente
Jogo educativo
description Este artigo enfoca uma experiência educativa com o uso do jogo, desenvolvida com alunos do 1º ano do curso de Medicina de uma instituição pública federal de ensino. O jogo foi utilizado como estratégia privilegiada para a abordagem da comunicação, espontaneidade e sensibilidade dos alunos no processo educativo em saúde. Por meio dele foi possível abordar o tema "saúde mental" dos estudantes, e estes expressaram seus sentimentos como ingressantes em um curso de Medicina. Essa experiência desencadeou aprendizagens discentes e docentes, o que, numa perspectiva freireana, é encarado como um processo dialógico e de mútua formação com os alunos. Os desdobramentos da mesma favoreceram o repensar da prática docente em saúde, bem como subsidiou a reorientação do processo de prevenção e promoção da saúde mental em propostas e programas de apoio ao aluno, em andamento na instituição.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832007000300021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832007000300021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832007000300021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.11 n.23 2007
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958517721563136