O professor nas metodologias ativas e as nuances entre ensinar e aprender: desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lara,Ellys Marina de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lima,Valéria Vernaschi, Mendes,Juliana Delalibera, Ribeiro,Eliana Claudia Otero, Padilha,Roberto de Queiroz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100240
Resumo: Este artigo aborda a formação e prática docente de profissionais da saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), pautadas nas teorias sociointeracionistas e metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Após um processo de capacitação, profissionais de saúde atuaram como facilitadores em um curso lato sensu na área da saúde. Essa atuação fez parte da especialização desses profissionais em processos educacionais na saúde. Os facilitadores elaboraram narrativas reflexivas sobre sua prática docente como parte do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Uma amostra de 10 TCC correspondente a 50% do universo foi analisada segundo a modalidade temática de conteúdos. As temáticas “prática docente nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem” e “perspectivas para a formação de profissionais da saúde” apontaram que as metodologias ativas favoreceram o desenvolvimento de capacidades críticas e reflexivas, contribuindo para a transformação da realidade no contexto do SUS.
id UNESP-8_0c14f7132f3caf0e60574fa1fe15500f
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832019000100240
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling O professor nas metodologias ativas e as nuances entre ensinar e aprender: desafios e possibilidadesDocentesAprendizagem ativaEnsinoPrática profissionalEste artigo aborda a formação e prática docente de profissionais da saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), pautadas nas teorias sociointeracionistas e metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Após um processo de capacitação, profissionais de saúde atuaram como facilitadores em um curso lato sensu na área da saúde. Essa atuação fez parte da especialização desses profissionais em processos educacionais na saúde. Os facilitadores elaboraram narrativas reflexivas sobre sua prática docente como parte do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Uma amostra de 10 TCC correspondente a 50% do universo foi analisada segundo a modalidade temática de conteúdos. As temáticas “prática docente nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem” e “perspectivas para a formação de profissionais da saúde” apontaram que as metodologias ativas favoreceram o desenvolvimento de capacidades críticas e reflexivas, contribuindo para a transformação da realidade no contexto do SUS.UNESP2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100240Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.23 2019reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.180393info:eu-repo/semantics/openAccessLara,Ellys Marina de OliveiraLima,Valéria VernaschiMendes,Juliana DelaliberaRibeiro,Eliana Claudia OteroPadilha,Roberto de Queirozpor2019-06-06T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832019000100240Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2019-06-06T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor nas metodologias ativas e as nuances entre ensinar e aprender: desafios e possibilidades
title O professor nas metodologias ativas e as nuances entre ensinar e aprender: desafios e possibilidades
spellingShingle O professor nas metodologias ativas e as nuances entre ensinar e aprender: desafios e possibilidades
Lara,Ellys Marina de Oliveira
Docentes
Aprendizagem ativa
Ensino
Prática profissional
title_short O professor nas metodologias ativas e as nuances entre ensinar e aprender: desafios e possibilidades
title_full O professor nas metodologias ativas e as nuances entre ensinar e aprender: desafios e possibilidades
title_fullStr O professor nas metodologias ativas e as nuances entre ensinar e aprender: desafios e possibilidades
title_full_unstemmed O professor nas metodologias ativas e as nuances entre ensinar e aprender: desafios e possibilidades
title_sort O professor nas metodologias ativas e as nuances entre ensinar e aprender: desafios e possibilidades
author Lara,Ellys Marina de Oliveira
author_facet Lara,Ellys Marina de Oliveira
Lima,Valéria Vernaschi
Mendes,Juliana Delalibera
Ribeiro,Eliana Claudia Otero
Padilha,Roberto de Queiroz
author_role author
author2 Lima,Valéria Vernaschi
Mendes,Juliana Delalibera
Ribeiro,Eliana Claudia Otero
Padilha,Roberto de Queiroz
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lara,Ellys Marina de Oliveira
Lima,Valéria Vernaschi
Mendes,Juliana Delalibera
Ribeiro,Eliana Claudia Otero
Padilha,Roberto de Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Docentes
Aprendizagem ativa
Ensino
Prática profissional
topic Docentes
Aprendizagem ativa
Ensino
Prática profissional
description Este artigo aborda a formação e prática docente de profissionais da saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), pautadas nas teorias sociointeracionistas e metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Após um processo de capacitação, profissionais de saúde atuaram como facilitadores em um curso lato sensu na área da saúde. Essa atuação fez parte da especialização desses profissionais em processos educacionais na saúde. Os facilitadores elaboraram narrativas reflexivas sobre sua prática docente como parte do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Uma amostra de 10 TCC correspondente a 50% do universo foi analisada segundo a modalidade temática de conteúdos. As temáticas “prática docente nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem” e “perspectivas para a formação de profissionais da saúde” apontaram que as metodologias ativas favoreceram o desenvolvimento de capacidades críticas e reflexivas, contribuindo para a transformação da realidade no contexto do SUS.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100240
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.180393
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.23 2019
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958523762409472