O professor nas metodologias ativas e as nuances entre ensinar e aprender: desafios e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100240 |
Resumo: | Este artigo aborda a formação e prática docente de profissionais da saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), pautadas nas teorias sociointeracionistas e metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Após um processo de capacitação, profissionais de saúde atuaram como facilitadores em um curso lato sensu na área da saúde. Essa atuação fez parte da especialização desses profissionais em processos educacionais na saúde. Os facilitadores elaboraram narrativas reflexivas sobre sua prática docente como parte do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Uma amostra de 10 TCC correspondente a 50% do universo foi analisada segundo a modalidade temática de conteúdos. As temáticas “prática docente nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem” e “perspectivas para a formação de profissionais da saúde” apontaram que as metodologias ativas favoreceram o desenvolvimento de capacidades críticas e reflexivas, contribuindo para a transformação da realidade no contexto do SUS. |
id |
UNESP-8_0c14f7132f3caf0e60574fa1fe15500f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832019000100240 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O professor nas metodologias ativas e as nuances entre ensinar e aprender: desafios e possibilidadesDocentesAprendizagem ativaEnsinoPrática profissionalEste artigo aborda a formação e prática docente de profissionais da saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), pautadas nas teorias sociointeracionistas e metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Após um processo de capacitação, profissionais de saúde atuaram como facilitadores em um curso lato sensu na área da saúde. Essa atuação fez parte da especialização desses profissionais em processos educacionais na saúde. Os facilitadores elaboraram narrativas reflexivas sobre sua prática docente como parte do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Uma amostra de 10 TCC correspondente a 50% do universo foi analisada segundo a modalidade temática de conteúdos. As temáticas “prática docente nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem” e “perspectivas para a formação de profissionais da saúde” apontaram que as metodologias ativas favoreceram o desenvolvimento de capacidades críticas e reflexivas, contribuindo para a transformação da realidade no contexto do SUS.UNESP2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100240Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.23 2019reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.180393info:eu-repo/semantics/openAccessLara,Ellys Marina de OliveiraLima,Valéria VernaschiMendes,Juliana DelaliberaRibeiro,Eliana Claudia OteroPadilha,Roberto de Queirozpor2019-06-06T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832019000100240Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2019-06-06T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O professor nas metodologias ativas e as nuances entre ensinar e aprender: desafios e possibilidades |
title |
O professor nas metodologias ativas e as nuances entre ensinar e aprender: desafios e possibilidades |
spellingShingle |
O professor nas metodologias ativas e as nuances entre ensinar e aprender: desafios e possibilidades Lara,Ellys Marina de Oliveira Docentes Aprendizagem ativa Ensino Prática profissional |
title_short |
O professor nas metodologias ativas e as nuances entre ensinar e aprender: desafios e possibilidades |
title_full |
O professor nas metodologias ativas e as nuances entre ensinar e aprender: desafios e possibilidades |
title_fullStr |
O professor nas metodologias ativas e as nuances entre ensinar e aprender: desafios e possibilidades |
title_full_unstemmed |
O professor nas metodologias ativas e as nuances entre ensinar e aprender: desafios e possibilidades |
title_sort |
O professor nas metodologias ativas e as nuances entre ensinar e aprender: desafios e possibilidades |
author |
Lara,Ellys Marina de Oliveira |
author_facet |
Lara,Ellys Marina de Oliveira Lima,Valéria Vernaschi Mendes,Juliana Delalibera Ribeiro,Eliana Claudia Otero Padilha,Roberto de Queiroz |
author_role |
author |
author2 |
Lima,Valéria Vernaschi Mendes,Juliana Delalibera Ribeiro,Eliana Claudia Otero Padilha,Roberto de Queiroz |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lara,Ellys Marina de Oliveira Lima,Valéria Vernaschi Mendes,Juliana Delalibera Ribeiro,Eliana Claudia Otero Padilha,Roberto de Queiroz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docentes Aprendizagem ativa Ensino Prática profissional |
topic |
Docentes Aprendizagem ativa Ensino Prática profissional |
description |
Este artigo aborda a formação e prática docente de profissionais da saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), pautadas nas teorias sociointeracionistas e metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Após um processo de capacitação, profissionais de saúde atuaram como facilitadores em um curso lato sensu na área da saúde. Essa atuação fez parte da especialização desses profissionais em processos educacionais na saúde. Os facilitadores elaboraram narrativas reflexivas sobre sua prática docente como parte do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Uma amostra de 10 TCC correspondente a 50% do universo foi analisada segundo a modalidade temática de conteúdos. As temáticas “prática docente nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem” e “perspectivas para a formação de profissionais da saúde” apontaram que as metodologias ativas favoreceram o desenvolvimento de capacidades críticas e reflexivas, contribuindo para a transformação da realidade no contexto do SUS. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100240 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/interface.180393 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.23 2019 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958523762409472 |