Formação em Saúde: reflexões a partir dos Programas Pró-Saúde e PET-Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500743 |
Resumo: | Tem-se como objetivo refletir sobre o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Pró-Saúde e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde. Trata-se de um estudo descritivo com o uso das ferramentas qualitativas da análise documental. A partir dos documentos e dados apreendidos, foram construídos como eixos analíticos: (1) raízes históricas – explorando origens; (2) Pró-Saúde e PET-Saúde: conhecendo trajetórias; (3) integração ensino-serviço: uma ideia-chave estruturante; (4) do desejo de mudança às práticas de integração e aprendizagem interprofissional: e por falar em potências e limites. Conclui-se que os Programas Pró-Saúde e Pet-Saúde têm potência significativa para atuarem como políticas indutoras da reorientação em saúde que sinalizam avanços no tocante à integração ensino-serviço e à formação interprofissional. |
id |
UNESP-8_0ef2f9877a6fd7fe518dc7119ada0512 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832015000500743 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação em Saúde: reflexões a partir dos Programas Pró-Saúde e PET-SaúdeEducação em SaúdeServiços de integração docente-assistencialPolíticas públicasTem-se como objetivo refletir sobre o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Pró-Saúde e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde. Trata-se de um estudo descritivo com o uso das ferramentas qualitativas da análise documental. A partir dos documentos e dados apreendidos, foram construídos como eixos analíticos: (1) raízes históricas – explorando origens; (2) Pró-Saúde e PET-Saúde: conhecendo trajetórias; (3) integração ensino-serviço: uma ideia-chave estruturante; (4) do desejo de mudança às práticas de integração e aprendizagem interprofissional: e por falar em potências e limites. Conclui-se que os Programas Pró-Saúde e Pet-Saúde têm potência significativa para atuarem como políticas indutoras da reorientação em saúde que sinalizam avanços no tocante à integração ensino-serviço e à formação interprofissional.UNESP2015-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500743Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 suppl.1 2015reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622014.0996info:eu-repo/semantics/openAccessBatista,Sylvia Helena Souza da SilvaJansen,BeatrizAssis,Elaine Quedas deSenna,Maria Inês BarreirosCury,Geraldo Cunhapor2015-10-23T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832015000500743Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2015-10-23T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação em Saúde: reflexões a partir dos Programas Pró-Saúde e PET-Saúde |
title |
Formação em Saúde: reflexões a partir dos Programas Pró-Saúde e PET-Saúde |
spellingShingle |
Formação em Saúde: reflexões a partir dos Programas Pró-Saúde e PET-Saúde Batista,Sylvia Helena Souza da Silva Educação em Saúde Serviços de integração docente-assistencial Políticas públicas |
title_short |
Formação em Saúde: reflexões a partir dos Programas Pró-Saúde e PET-Saúde |
title_full |
Formação em Saúde: reflexões a partir dos Programas Pró-Saúde e PET-Saúde |
title_fullStr |
Formação em Saúde: reflexões a partir dos Programas Pró-Saúde e PET-Saúde |
title_full_unstemmed |
Formação em Saúde: reflexões a partir dos Programas Pró-Saúde e PET-Saúde |
title_sort |
Formação em Saúde: reflexões a partir dos Programas Pró-Saúde e PET-Saúde |
author |
Batista,Sylvia Helena Souza da Silva |
author_facet |
Batista,Sylvia Helena Souza da Silva Jansen,Beatriz Assis,Elaine Quedas de Senna,Maria Inês Barreiros Cury,Geraldo Cunha |
author_role |
author |
author2 |
Jansen,Beatriz Assis,Elaine Quedas de Senna,Maria Inês Barreiros Cury,Geraldo Cunha |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista,Sylvia Helena Souza da Silva Jansen,Beatriz Assis,Elaine Quedas de Senna,Maria Inês Barreiros Cury,Geraldo Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Saúde Serviços de integração docente-assistencial Políticas públicas |
topic |
Educação em Saúde Serviços de integração docente-assistencial Políticas públicas |
description |
Tem-se como objetivo refletir sobre o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Pró-Saúde e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde. Trata-se de um estudo descritivo com o uso das ferramentas qualitativas da análise documental. A partir dos documentos e dados apreendidos, foram construídos como eixos analíticos: (1) raízes históricas – explorando origens; (2) Pró-Saúde e PET-Saúde: conhecendo trajetórias; (3) integração ensino-serviço: uma ideia-chave estruturante; (4) do desejo de mudança às práticas de integração e aprendizagem interprofissional: e por falar em potências e limites. Conclui-se que os Programas Pró-Saúde e Pet-Saúde têm potência significativa para atuarem como políticas indutoras da reorientação em saúde que sinalizam avanços no tocante à integração ensino-serviço e à formação interprofissional. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500743 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622014.0996 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 suppl.1 2015 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958521133629440 |