Abordagem dialógica de competência: pressupostos e percurso metodológico para a construção de perfis na área da Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Valéria Vernaschi
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ribeiro,Eliana Claudia de Otero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100237
Resumo: Esta investigação teórica apresenta a abordagem dialógica de competência e seus princípios e métodos para a construção de perfis profissionais. De modo distinto às concepções que focalizam elementos isolados da competência, a abordagem dialógica está baseada em referencial integrador e propõe áreas de competência que caracterizam núcleo e campo no exercício profissional. Essa abordagem reconhece a existência de diferentes visões sobre competência profissional que devem ser analisadas e dialogadas. O perfil competente, construído como metapontos de vista, traduz combinações contextualizadas de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, que expressam excelência na atuação profissional, com vistas à formação, à certificação e à Educação Permanente de profissionais de saúde. O texto analisa a coerência entre as práticas assim sistematizadas e a elaboração de atividades profissionais confiáveis.
id UNESP-8_206faec43e09c077539d145604aa83d4
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832022000100237
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Abordagem dialógica de competência: pressupostos e percurso metodológico para a construção de perfis na área da SaúdeCompetência profissionalEducação baseada em competênciaGestão em saúdeCertificaçãoEsta investigação teórica apresenta a abordagem dialógica de competência e seus princípios e métodos para a construção de perfis profissionais. De modo distinto às concepções que focalizam elementos isolados da competência, a abordagem dialógica está baseada em referencial integrador e propõe áreas de competência que caracterizam núcleo e campo no exercício profissional. Essa abordagem reconhece a existência de diferentes visões sobre competência profissional que devem ser analisadas e dialogadas. O perfil competente, construído como metapontos de vista, traduz combinações contextualizadas de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, que expressam excelência na atuação profissional, com vistas à formação, à certificação e à Educação Permanente de profissionais de saúde. O texto analisa a coerência entre as práticas assim sistematizadas e a elaboração de atividades profissionais confiáveis.UNESP2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100237Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.26 2022reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.210737info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Valéria VernaschiRibeiro,Eliana Claudia de Oteropor2022-06-21T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832022000100237Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2022-06-21T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem dialógica de competência: pressupostos e percurso metodológico para a construção de perfis na área da Saúde
title Abordagem dialógica de competência: pressupostos e percurso metodológico para a construção de perfis na área da Saúde
spellingShingle Abordagem dialógica de competência: pressupostos e percurso metodológico para a construção de perfis na área da Saúde
Lima,Valéria Vernaschi
Competência profissional
Educação baseada em competência
Gestão em saúde
Certificação
title_short Abordagem dialógica de competência: pressupostos e percurso metodológico para a construção de perfis na área da Saúde
title_full Abordagem dialógica de competência: pressupostos e percurso metodológico para a construção de perfis na área da Saúde
title_fullStr Abordagem dialógica de competência: pressupostos e percurso metodológico para a construção de perfis na área da Saúde
title_full_unstemmed Abordagem dialógica de competência: pressupostos e percurso metodológico para a construção de perfis na área da Saúde
title_sort Abordagem dialógica de competência: pressupostos e percurso metodológico para a construção de perfis na área da Saúde
author Lima,Valéria Vernaschi
author_facet Lima,Valéria Vernaschi
Ribeiro,Eliana Claudia de Otero
author_role author
author2 Ribeiro,Eliana Claudia de Otero
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Valéria Vernaschi
Ribeiro,Eliana Claudia de Otero
dc.subject.por.fl_str_mv Competência profissional
Educação baseada em competência
Gestão em saúde
Certificação
topic Competência profissional
Educação baseada em competência
Gestão em saúde
Certificação
description Esta investigação teórica apresenta a abordagem dialógica de competência e seus princípios e métodos para a construção de perfis profissionais. De modo distinto às concepções que focalizam elementos isolados da competência, a abordagem dialógica está baseada em referencial integrador e propõe áreas de competência que caracterizam núcleo e campo no exercício profissional. Essa abordagem reconhece a existência de diferentes visões sobre competência profissional que devem ser analisadas e dialogadas. O perfil competente, construído como metapontos de vista, traduz combinações contextualizadas de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, que expressam excelência na atuação profissional, com vistas à formação, à certificação e à Educação Permanente de profissionais de saúde. O texto analisa a coerência entre as práticas assim sistematizadas e a elaboração de atividades profissionais confiáveis.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100237
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.210737
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.26 2022
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958525331079168