Formação interprofissional e produção do cuidado: análise de uma experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capozzolo,Angela Aparecida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Casetto,Sidnei José, Nicolau,Stella Maris, Junqueira,Virgínia, Gonçalves,Daniela Caetano, Maximino,Viviane Santalucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601675
Resumo: Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar uma experiência de formação interprofissional que ocorre desde 2008, envolvendo estudantes do terceiro ano de graduação dos cursos de Educação Física, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional de uma universidade pública. Ao longo do semestre, equipes mistas de estudantes, supervisionadas por duplas de docentes, também de diferentes áreas profissionais, realizam atendimentos semanais e elaboram projetos de cuidado para pessoas/grupos selecionados por equipes dos serviços. A metodologia utilizada envolveu a produção de narrativas de situações marcantes vivenciadas por docentes nas atividades de ensino, das quais foram discernidas questões que têm se colocado nesta proposta de formação. A discussão de tais questões indicou as potencialidades de intervenções em comum e os desafios da supervisão docente para sustentar a experiência dos estudantes e possibilitar a constituição de uma clínica que valorize a perspectiva dos usuários.
id UNESP-8_3bd2bbf59bce842a547450a5227d6dd7
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832018000601675
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Formação interprofissional e produção do cuidado: análise de uma experiênciaCuidado em saúdeSupervisãoEquipe interdisciplinarEducação profissionalDocênciaResumo Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar uma experiência de formação interprofissional que ocorre desde 2008, envolvendo estudantes do terceiro ano de graduação dos cursos de Educação Física, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional de uma universidade pública. Ao longo do semestre, equipes mistas de estudantes, supervisionadas por duplas de docentes, também de diferentes áreas profissionais, realizam atendimentos semanais e elaboram projetos de cuidado para pessoas/grupos selecionados por equipes dos serviços. A metodologia utilizada envolveu a produção de narrativas de situações marcantes vivenciadas por docentes nas atividades de ensino, das quais foram discernidas questões que têm se colocado nesta proposta de formação. A discussão de tais questões indicou as potencialidades de intervenções em comum e os desafios da supervisão docente para sustentar a experiência dos estudantes e possibilitar a constituição de uma clínica que valorize a perspectiva dos usuários.UNESP2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601675Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.2 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622017.0679info:eu-repo/semantics/openAccessCapozzolo,Angela AparecidaCasetto,Sidnei JoséNicolau,Stella MarisJunqueira,VirgíniaGonçalves,Daniela CaetanoMaximino,Viviane Santaluciapor2018-12-10T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000601675Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2018-12-10T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação interprofissional e produção do cuidado: análise de uma experiência
title Formação interprofissional e produção do cuidado: análise de uma experiência
spellingShingle Formação interprofissional e produção do cuidado: análise de uma experiência
Capozzolo,Angela Aparecida
Cuidado em saúde
Supervisão
Equipe interdisciplinar
Educação profissional
Docência
title_short Formação interprofissional e produção do cuidado: análise de uma experiência
title_full Formação interprofissional e produção do cuidado: análise de uma experiência
title_fullStr Formação interprofissional e produção do cuidado: análise de uma experiência
title_full_unstemmed Formação interprofissional e produção do cuidado: análise de uma experiência
title_sort Formação interprofissional e produção do cuidado: análise de uma experiência
author Capozzolo,Angela Aparecida
author_facet Capozzolo,Angela Aparecida
Casetto,Sidnei José
Nicolau,Stella Maris
Junqueira,Virgínia
Gonçalves,Daniela Caetano
Maximino,Viviane Santalucia
author_role author
author2 Casetto,Sidnei José
Nicolau,Stella Maris
Junqueira,Virgínia
Gonçalves,Daniela Caetano
Maximino,Viviane Santalucia
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Capozzolo,Angela Aparecida
Casetto,Sidnei José
Nicolau,Stella Maris
Junqueira,Virgínia
Gonçalves,Daniela Caetano
Maximino,Viviane Santalucia
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidado em saúde
Supervisão
Equipe interdisciplinar
Educação profissional
Docência
topic Cuidado em saúde
Supervisão
Equipe interdisciplinar
Educação profissional
Docência
description Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar uma experiência de formação interprofissional que ocorre desde 2008, envolvendo estudantes do terceiro ano de graduação dos cursos de Educação Física, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional de uma universidade pública. Ao longo do semestre, equipes mistas de estudantes, supervisionadas por duplas de docentes, também de diferentes áreas profissionais, realizam atendimentos semanais e elaboram projetos de cuidado para pessoas/grupos selecionados por equipes dos serviços. A metodologia utilizada envolveu a produção de narrativas de situações marcantes vivenciadas por docentes nas atividades de ensino, das quais foram discernidas questões que têm se colocado nesta proposta de formação. A discussão de tais questões indicou as potencialidades de intervenções em comum e os desafios da supervisão docente para sustentar a experiência dos estudantes e possibilitar a constituição de uma clínica que valorize a perspectiva dos usuários.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601675
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622017.0679
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.2 2018
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958523363950592