Formação interprofissional e produção do cuidado: análise de uma experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601675 |
Resumo: | Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar uma experiência de formação interprofissional que ocorre desde 2008, envolvendo estudantes do terceiro ano de graduação dos cursos de Educação Física, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional de uma universidade pública. Ao longo do semestre, equipes mistas de estudantes, supervisionadas por duplas de docentes, também de diferentes áreas profissionais, realizam atendimentos semanais e elaboram projetos de cuidado para pessoas/grupos selecionados por equipes dos serviços. A metodologia utilizada envolveu a produção de narrativas de situações marcantes vivenciadas por docentes nas atividades de ensino, das quais foram discernidas questões que têm se colocado nesta proposta de formação. A discussão de tais questões indicou as potencialidades de intervenções em comum e os desafios da supervisão docente para sustentar a experiência dos estudantes e possibilitar a constituição de uma clínica que valorize a perspectiva dos usuários. |
id |
UNESP-8_3bd2bbf59bce842a547450a5227d6dd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832018000601675 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação interprofissional e produção do cuidado: análise de uma experiênciaCuidado em saúdeSupervisãoEquipe interdisciplinarEducação profissionalDocênciaResumo Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar uma experiência de formação interprofissional que ocorre desde 2008, envolvendo estudantes do terceiro ano de graduação dos cursos de Educação Física, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional de uma universidade pública. Ao longo do semestre, equipes mistas de estudantes, supervisionadas por duplas de docentes, também de diferentes áreas profissionais, realizam atendimentos semanais e elaboram projetos de cuidado para pessoas/grupos selecionados por equipes dos serviços. A metodologia utilizada envolveu a produção de narrativas de situações marcantes vivenciadas por docentes nas atividades de ensino, das quais foram discernidas questões que têm se colocado nesta proposta de formação. A discussão de tais questões indicou as potencialidades de intervenções em comum e os desafios da supervisão docente para sustentar a experiência dos estudantes e possibilitar a constituição de uma clínica que valorize a perspectiva dos usuários.UNESP2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601675Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.2 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622017.0679info:eu-repo/semantics/openAccessCapozzolo,Angela AparecidaCasetto,Sidnei JoséNicolau,Stella MarisJunqueira,VirgíniaGonçalves,Daniela CaetanoMaximino,Viviane Santaluciapor2018-12-10T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000601675Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2018-12-10T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação interprofissional e produção do cuidado: análise de uma experiência |
title |
Formação interprofissional e produção do cuidado: análise de uma experiência |
spellingShingle |
Formação interprofissional e produção do cuidado: análise de uma experiência Capozzolo,Angela Aparecida Cuidado em saúde Supervisão Equipe interdisciplinar Educação profissional Docência |
title_short |
Formação interprofissional e produção do cuidado: análise de uma experiência |
title_full |
Formação interprofissional e produção do cuidado: análise de uma experiência |
title_fullStr |
Formação interprofissional e produção do cuidado: análise de uma experiência |
title_full_unstemmed |
Formação interprofissional e produção do cuidado: análise de uma experiência |
title_sort |
Formação interprofissional e produção do cuidado: análise de uma experiência |
author |
Capozzolo,Angela Aparecida |
author_facet |
Capozzolo,Angela Aparecida Casetto,Sidnei José Nicolau,Stella Maris Junqueira,Virgínia Gonçalves,Daniela Caetano Maximino,Viviane Santalucia |
author_role |
author |
author2 |
Casetto,Sidnei José Nicolau,Stella Maris Junqueira,Virgínia Gonçalves,Daniela Caetano Maximino,Viviane Santalucia |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Capozzolo,Angela Aparecida Casetto,Sidnei José Nicolau,Stella Maris Junqueira,Virgínia Gonçalves,Daniela Caetano Maximino,Viviane Santalucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cuidado em saúde Supervisão Equipe interdisciplinar Educação profissional Docência |
topic |
Cuidado em saúde Supervisão Equipe interdisciplinar Educação profissional Docência |
description |
Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar uma experiência de formação interprofissional que ocorre desde 2008, envolvendo estudantes do terceiro ano de graduação dos cursos de Educação Física, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional de uma universidade pública. Ao longo do semestre, equipes mistas de estudantes, supervisionadas por duplas de docentes, também de diferentes áreas profissionais, realizam atendimentos semanais e elaboram projetos de cuidado para pessoas/grupos selecionados por equipes dos serviços. A metodologia utilizada envolveu a produção de narrativas de situações marcantes vivenciadas por docentes nas atividades de ensino, das quais foram discernidas questões que têm se colocado nesta proposta de formação. A discussão de tais questões indicou as potencialidades de intervenções em comum e os desafios da supervisão docente para sustentar a experiência dos estudantes e possibilitar a constituição de uma clínica que valorize a perspectiva dos usuários. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601675 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622017.0679 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.2 2018 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958523363950592 |