Conhecimento, tecnologia e sociedade: em busca de referências interpretativas da ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Jairo
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Axt,Margarete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32831999000200009
Resumo: Este texto desenvolve pontos da relação entre sociedade, conhecimento e tecnologia com o recorte das teorias marxistas sobre produção social e educação, e a perspectiva sociogenética de Jean Piaget. A face oculta dessas teorias refere-se às polêmicas sobre as possibilidades cognitivas abertas pelas tecnologias de informática e telemática. Relativizando uma e outra abordagem, buscamos - nos vários passos de construção - as referências teóricas para a interpretação e avaliação daquelas relações, com os olhos voltados à ação pedagógica em ambientes informatizados, nos termos da oposição entre autonomia e heteronomia.
id UNESP-8_4830b326940d53d5ed953fb7d38064a8
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32831999000200009
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Conhecimento, tecnologia e sociedade: em busca de referências interpretativas da açãotecnologiasociedadeeducaçãoEste texto desenvolve pontos da relação entre sociedade, conhecimento e tecnologia com o recorte das teorias marxistas sobre produção social e educação, e a perspectiva sociogenética de Jean Piaget. A face oculta dessas teorias refere-se às polêmicas sobre as possibilidades cognitivas abertas pelas tecnologias de informática e telemática. Relativizando uma e outra abordagem, buscamos - nos vários passos de construção - as referências teóricas para a interpretação e avaliação daquelas relações, com os olhos voltados à ação pedagógica em ambientes informatizados, nos termos da oposição entre autonomia e heteronomia.UNESP1999-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32831999000200009Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.3 n.5 1999reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32831999000200009info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,JairoAxt,Margaretepor2009-07-06T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32831999000200009Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2009-07-06T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento, tecnologia e sociedade: em busca de referências interpretativas da ação
title Conhecimento, tecnologia e sociedade: em busca de referências interpretativas da ação
spellingShingle Conhecimento, tecnologia e sociedade: em busca de referências interpretativas da ação
Ferreira,Jairo
tecnologia
sociedade
educação
title_short Conhecimento, tecnologia e sociedade: em busca de referências interpretativas da ação
title_full Conhecimento, tecnologia e sociedade: em busca de referências interpretativas da ação
title_fullStr Conhecimento, tecnologia e sociedade: em busca de referências interpretativas da ação
title_full_unstemmed Conhecimento, tecnologia e sociedade: em busca de referências interpretativas da ação
title_sort Conhecimento, tecnologia e sociedade: em busca de referências interpretativas da ação
author Ferreira,Jairo
author_facet Ferreira,Jairo
Axt,Margarete
author_role author
author2 Axt,Margarete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Jairo
Axt,Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv tecnologia
sociedade
educação
topic tecnologia
sociedade
educação
description Este texto desenvolve pontos da relação entre sociedade, conhecimento e tecnologia com o recorte das teorias marxistas sobre produção social e educação, e a perspectiva sociogenética de Jean Piaget. A face oculta dessas teorias refere-se às polêmicas sobre as possibilidades cognitivas abertas pelas tecnologias de informática e telemática. Relativizando uma e outra abordagem, buscamos - nos vários passos de construção - as referências teóricas para a interpretação e avaliação daquelas relações, com os olhos voltados à ação pedagógica em ambientes informatizados, nos termos da oposição entre autonomia e heteronomia.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32831999000200009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32831999000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32831999000200009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.3 n.5 1999
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958516410843136