Conhecimento, tecnologia e sociedade: em busca de referências interpretativas da ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32831999000200009 |
Resumo: | Este texto desenvolve pontos da relação entre sociedade, conhecimento e tecnologia com o recorte das teorias marxistas sobre produção social e educação, e a perspectiva sociogenética de Jean Piaget. A face oculta dessas teorias refere-se às polêmicas sobre as possibilidades cognitivas abertas pelas tecnologias de informática e telemática. Relativizando uma e outra abordagem, buscamos - nos vários passos de construção - as referências teóricas para a interpretação e avaliação daquelas relações, com os olhos voltados à ação pedagógica em ambientes informatizados, nos termos da oposição entre autonomia e heteronomia. |
id |
UNESP-8_4830b326940d53d5ed953fb7d38064a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32831999000200009 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento, tecnologia e sociedade: em busca de referências interpretativas da açãotecnologiasociedadeeducaçãoEste texto desenvolve pontos da relação entre sociedade, conhecimento e tecnologia com o recorte das teorias marxistas sobre produção social e educação, e a perspectiva sociogenética de Jean Piaget. A face oculta dessas teorias refere-se às polêmicas sobre as possibilidades cognitivas abertas pelas tecnologias de informática e telemática. Relativizando uma e outra abordagem, buscamos - nos vários passos de construção - as referências teóricas para a interpretação e avaliação daquelas relações, com os olhos voltados à ação pedagógica em ambientes informatizados, nos termos da oposição entre autonomia e heteronomia.UNESP1999-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32831999000200009Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.3 n.5 1999reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32831999000200009info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,JairoAxt,Margaretepor2009-07-06T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32831999000200009Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2009-07-06T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento, tecnologia e sociedade: em busca de referências interpretativas da ação |
title |
Conhecimento, tecnologia e sociedade: em busca de referências interpretativas da ação |
spellingShingle |
Conhecimento, tecnologia e sociedade: em busca de referências interpretativas da ação Ferreira,Jairo tecnologia sociedade educação |
title_short |
Conhecimento, tecnologia e sociedade: em busca de referências interpretativas da ação |
title_full |
Conhecimento, tecnologia e sociedade: em busca de referências interpretativas da ação |
title_fullStr |
Conhecimento, tecnologia e sociedade: em busca de referências interpretativas da ação |
title_full_unstemmed |
Conhecimento, tecnologia e sociedade: em busca de referências interpretativas da ação |
title_sort |
Conhecimento, tecnologia e sociedade: em busca de referências interpretativas da ação |
author |
Ferreira,Jairo |
author_facet |
Ferreira,Jairo Axt,Margarete |
author_role |
author |
author2 |
Axt,Margarete |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira,Jairo Axt,Margarete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
tecnologia sociedade educação |
topic |
tecnologia sociedade educação |
description |
Este texto desenvolve pontos da relação entre sociedade, conhecimento e tecnologia com o recorte das teorias marxistas sobre produção social e educação, e a perspectiva sociogenética de Jean Piaget. A face oculta dessas teorias refere-se às polêmicas sobre as possibilidades cognitivas abertas pelas tecnologias de informática e telemática. Relativizando uma e outra abordagem, buscamos - nos vários passos de construção - as referências teóricas para a interpretação e avaliação daquelas relações, com os olhos voltados à ação pedagógica em ambientes informatizados, nos termos da oposição entre autonomia e heteronomia. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32831999000200009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32831999000200009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-32831999000200009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.3 n.5 1999 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958516410843136 |