Avaliação do profissionalismo em estudantes da área da saúde: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça,Erica Toledo de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cotta,Rosângela Minardi Mitre, Lelis,Vicente de Paula, Carvalho Junior,Paulo Marcondes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000300679
Resumo: As discussões sobre profissionalismo ganharam destaque nos últimos dez anos no cenário mundial, especialmente nos Estados Unidos, ao ser reconhecido como uma competência a ser desenvolvida pelos profissionais. Objetivo verificar as publicações sobre profissionalismo na literatura mundial, destacando como tem sido sua avaliação em estudantes da saúde. Métodos estudo de revisão sistemática, conduzido a partir das recomendações do guia Preferred Reporting Intems for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) adaptado. Resultados foram encontrados sete estudos que abordaram a avaliação do profissionalismo. Destes, dois artigos se aproximaram dos níveis “Knows” e “Knows how” da pirâmide adaptada de Miller para avaliação do profissionalismo, ao passo que cinco dos estudos foram inseridos nos níveis “Shows” e “Does”, demonstrando uma dimensão prática da avaliação. A avaliação do profissionalismo representa um grande desafio, o que evidencia a necessidade de estudos que mensurem seus aspectos mais globais.
id UNESP-8_52262255920ca258e5bdb4a64a77101b
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832016000300679
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Avaliação do profissionalismo em estudantes da área da saúde: uma revisão sistemáticaProfissionalismoEnsino e aprendizagemAvaliaçãoAs discussões sobre profissionalismo ganharam destaque nos últimos dez anos no cenário mundial, especialmente nos Estados Unidos, ao ser reconhecido como uma competência a ser desenvolvida pelos profissionais. Objetivo verificar as publicações sobre profissionalismo na literatura mundial, destacando como tem sido sua avaliação em estudantes da saúde. Métodos estudo de revisão sistemática, conduzido a partir das recomendações do guia Preferred Reporting Intems for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) adaptado. Resultados foram encontrados sete estudos que abordaram a avaliação do profissionalismo. Destes, dois artigos se aproximaram dos níveis “Knows” e “Knows how” da pirâmide adaptada de Miller para avaliação do profissionalismo, ao passo que cinco dos estudos foram inseridos nos níveis “Shows” e “Does”, demonstrando uma dimensão prática da avaliação. A avaliação do profissionalismo representa um grande desafio, o que evidencia a necessidade de estudos que mensurem seus aspectos mais globais.UNESP2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000300679Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.20 n.58 2016reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622015.0274info:eu-repo/semantics/openAccessMendonça,Erica Toledo deCotta,Rosângela Minardi MitreLelis,Vicente de PaulaCarvalho Junior,Paulo Marcondespor2016-06-14T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832016000300679Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2016-06-14T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do profissionalismo em estudantes da área da saúde: uma revisão sistemática
title Avaliação do profissionalismo em estudantes da área da saúde: uma revisão sistemática
spellingShingle Avaliação do profissionalismo em estudantes da área da saúde: uma revisão sistemática
Mendonça,Erica Toledo de
Profissionalismo
Ensino e aprendizagem
Avaliação
title_short Avaliação do profissionalismo em estudantes da área da saúde: uma revisão sistemática
title_full Avaliação do profissionalismo em estudantes da área da saúde: uma revisão sistemática
title_fullStr Avaliação do profissionalismo em estudantes da área da saúde: uma revisão sistemática
title_full_unstemmed Avaliação do profissionalismo em estudantes da área da saúde: uma revisão sistemática
title_sort Avaliação do profissionalismo em estudantes da área da saúde: uma revisão sistemática
author Mendonça,Erica Toledo de
author_facet Mendonça,Erica Toledo de
Cotta,Rosângela Minardi Mitre
Lelis,Vicente de Paula
Carvalho Junior,Paulo Marcondes
author_role author
author2 Cotta,Rosângela Minardi Mitre
Lelis,Vicente de Paula
Carvalho Junior,Paulo Marcondes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça,Erica Toledo de
Cotta,Rosângela Minardi Mitre
Lelis,Vicente de Paula
Carvalho Junior,Paulo Marcondes
dc.subject.por.fl_str_mv Profissionalismo
Ensino e aprendizagem
Avaliação
topic Profissionalismo
Ensino e aprendizagem
Avaliação
description As discussões sobre profissionalismo ganharam destaque nos últimos dez anos no cenário mundial, especialmente nos Estados Unidos, ao ser reconhecido como uma competência a ser desenvolvida pelos profissionais. Objetivo verificar as publicações sobre profissionalismo na literatura mundial, destacando como tem sido sua avaliação em estudantes da saúde. Métodos estudo de revisão sistemática, conduzido a partir das recomendações do guia Preferred Reporting Intems for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) adaptado. Resultados foram encontrados sete estudos que abordaram a avaliação do profissionalismo. Destes, dois artigos se aproximaram dos níveis “Knows” e “Knows how” da pirâmide adaptada de Miller para avaliação do profissionalismo, ao passo que cinco dos estudos foram inseridos nos níveis “Shows” e “Does”, demonstrando uma dimensão prática da avaliação. A avaliação do profissionalismo representa um grande desafio, o que evidencia a necessidade de estudos que mensurem seus aspectos mais globais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000300679
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000300679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622015.0274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.20 n.58 2016
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958521841418240