Avaliação do profissionalismo em estudantes da área da saúde: uma revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000300679 |
Resumo: | As discussões sobre profissionalismo ganharam destaque nos últimos dez anos no cenário mundial, especialmente nos Estados Unidos, ao ser reconhecido como uma competência a ser desenvolvida pelos profissionais. Objetivo verificar as publicações sobre profissionalismo na literatura mundial, destacando como tem sido sua avaliação em estudantes da saúde. Métodos estudo de revisão sistemática, conduzido a partir das recomendações do guia Preferred Reporting Intems for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) adaptado. Resultados foram encontrados sete estudos que abordaram a avaliação do profissionalismo. Destes, dois artigos se aproximaram dos níveis “Knows” e “Knows how” da pirâmide adaptada de Miller para avaliação do profissionalismo, ao passo que cinco dos estudos foram inseridos nos níveis “Shows” e “Does”, demonstrando uma dimensão prática da avaliação. A avaliação do profissionalismo representa um grande desafio, o que evidencia a necessidade de estudos que mensurem seus aspectos mais globais. |
id |
UNESP-8_52262255920ca258e5bdb4a64a77101b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832016000300679 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do profissionalismo em estudantes da área da saúde: uma revisão sistemáticaProfissionalismoEnsino e aprendizagemAvaliaçãoAs discussões sobre profissionalismo ganharam destaque nos últimos dez anos no cenário mundial, especialmente nos Estados Unidos, ao ser reconhecido como uma competência a ser desenvolvida pelos profissionais. Objetivo verificar as publicações sobre profissionalismo na literatura mundial, destacando como tem sido sua avaliação em estudantes da saúde. Métodos estudo de revisão sistemática, conduzido a partir das recomendações do guia Preferred Reporting Intems for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) adaptado. Resultados foram encontrados sete estudos que abordaram a avaliação do profissionalismo. Destes, dois artigos se aproximaram dos níveis “Knows” e “Knows how” da pirâmide adaptada de Miller para avaliação do profissionalismo, ao passo que cinco dos estudos foram inseridos nos níveis “Shows” e “Does”, demonstrando uma dimensão prática da avaliação. A avaliação do profissionalismo representa um grande desafio, o que evidencia a necessidade de estudos que mensurem seus aspectos mais globais.UNESP2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000300679Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.20 n.58 2016reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622015.0274info:eu-repo/semantics/openAccessMendonça,Erica Toledo deCotta,Rosângela Minardi MitreLelis,Vicente de PaulaCarvalho Junior,Paulo Marcondespor2016-06-14T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832016000300679Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2016-06-14T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do profissionalismo em estudantes da área da saúde: uma revisão sistemática |
title |
Avaliação do profissionalismo em estudantes da área da saúde: uma revisão sistemática |
spellingShingle |
Avaliação do profissionalismo em estudantes da área da saúde: uma revisão sistemática Mendonça,Erica Toledo de Profissionalismo Ensino e aprendizagem Avaliação |
title_short |
Avaliação do profissionalismo em estudantes da área da saúde: uma revisão sistemática |
title_full |
Avaliação do profissionalismo em estudantes da área da saúde: uma revisão sistemática |
title_fullStr |
Avaliação do profissionalismo em estudantes da área da saúde: uma revisão sistemática |
title_full_unstemmed |
Avaliação do profissionalismo em estudantes da área da saúde: uma revisão sistemática |
title_sort |
Avaliação do profissionalismo em estudantes da área da saúde: uma revisão sistemática |
author |
Mendonça,Erica Toledo de |
author_facet |
Mendonça,Erica Toledo de Cotta,Rosângela Minardi Mitre Lelis,Vicente de Paula Carvalho Junior,Paulo Marcondes |
author_role |
author |
author2 |
Cotta,Rosângela Minardi Mitre Lelis,Vicente de Paula Carvalho Junior,Paulo Marcondes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça,Erica Toledo de Cotta,Rosângela Minardi Mitre Lelis,Vicente de Paula Carvalho Junior,Paulo Marcondes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Profissionalismo Ensino e aprendizagem Avaliação |
topic |
Profissionalismo Ensino e aprendizagem Avaliação |
description |
As discussões sobre profissionalismo ganharam destaque nos últimos dez anos no cenário mundial, especialmente nos Estados Unidos, ao ser reconhecido como uma competência a ser desenvolvida pelos profissionais. Objetivo verificar as publicações sobre profissionalismo na literatura mundial, destacando como tem sido sua avaliação em estudantes da saúde. Métodos estudo de revisão sistemática, conduzido a partir das recomendações do guia Preferred Reporting Intems for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) adaptado. Resultados foram encontrados sete estudos que abordaram a avaliação do profissionalismo. Destes, dois artigos se aproximaram dos níveis “Knows” e “Knows how” da pirâmide adaptada de Miller para avaliação do profissionalismo, ao passo que cinco dos estudos foram inseridos nos níveis “Shows” e “Does”, demonstrando uma dimensão prática da avaliação. A avaliação do profissionalismo representa um grande desafio, o que evidencia a necessidade de estudos que mensurem seus aspectos mais globais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000300679 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000300679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622015.0274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.20 n.58 2016 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958521841418240 |