Educação a Distância (EaD) em Física Médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves-Junior,Wellington Furtado Pimenta
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Haddad,Cecília Maria Kalil, Sousa,Fernando Sequeira, Pisa,Ivan Torres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832011000400018
Resumo: A formação inicial e continuada de profissionais de física médica possui características peculiares por ser uma área interdisciplinar, de evolução tecnológica constante. Em países como o Brasil, existem barreiras como: pequeno número de profissionais, geograficamente mal distribuídos, baixos recursos financeiros, e poucas opções em termos de acesso à informação, dificultando a incorporação e disseminação de novas técnicas que impactam na qualidade do atendimento em saúde. Esta revisão da literatura se propôs a avaliar o papel da EaD na educação de físicos médicos, retratando sua aplicabilidade mediante a identificação de experiências relevantes. Os trabalhos mostram que a EaD tem características interessantes para a área, tais como alta efetividade pedagógica e eficiência econômica, possibilitando o uso massivo de recursos multimídia, com grande abrangência geográfica e de forma gerenciável. Portanto tem potencial para superar as barreiras e suprir carências da área.
id UNESP-8_5a3a3ae3611d373860a1ca2c2746e9f0
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832011000400018
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Educação a Distância (EaD) em Física MédicaEducação SuperiorFormação inicialEducação continuadaEducação a DistânciaFísica MédicaA formação inicial e continuada de profissionais de física médica possui características peculiares por ser uma área interdisciplinar, de evolução tecnológica constante. Em países como o Brasil, existem barreiras como: pequeno número de profissionais, geograficamente mal distribuídos, baixos recursos financeiros, e poucas opções em termos de acesso à informação, dificultando a incorporação e disseminação de novas técnicas que impactam na qualidade do atendimento em saúde. Esta revisão da literatura se propôs a avaliar o papel da EaD na educação de físicos médicos, retratando sua aplicabilidade mediante a identificação de experiências relevantes. Os trabalhos mostram que a EaD tem características interessantes para a área, tais como alta efetividade pedagógica e eficiência econômica, possibilitando o uso massivo de recursos multimídia, com grande abrangência geográfica e de forma gerenciável. Portanto tem potencial para superar as barreiras e suprir carências da área.UNESP2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832011000400018Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.15 n.39 2011reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832011000400018info:eu-repo/semantics/openAccessNeves-Junior,Wellington Furtado PimentaHaddad,Cecília Maria KalilSousa,Fernando SequeiraPisa,Ivan Torrespor2016-10-31T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832011000400018Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2016-10-31T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação a Distância (EaD) em Física Médica
title Educação a Distância (EaD) em Física Médica
spellingShingle Educação a Distância (EaD) em Física Médica
Neves-Junior,Wellington Furtado Pimenta
Educação Superior
Formação inicial
Educação continuada
Educação a Distância
Física Médica
title_short Educação a Distância (EaD) em Física Médica
title_full Educação a Distância (EaD) em Física Médica
title_fullStr Educação a Distância (EaD) em Física Médica
title_full_unstemmed Educação a Distância (EaD) em Física Médica
title_sort Educação a Distância (EaD) em Física Médica
author Neves-Junior,Wellington Furtado Pimenta
author_facet Neves-Junior,Wellington Furtado Pimenta
Haddad,Cecília Maria Kalil
Sousa,Fernando Sequeira
Pisa,Ivan Torres
author_role author
author2 Haddad,Cecília Maria Kalil
Sousa,Fernando Sequeira
Pisa,Ivan Torres
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves-Junior,Wellington Furtado Pimenta
Haddad,Cecília Maria Kalil
Sousa,Fernando Sequeira
Pisa,Ivan Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Formação inicial
Educação continuada
Educação a Distância
Física Médica
topic Educação Superior
Formação inicial
Educação continuada
Educação a Distância
Física Médica
description A formação inicial e continuada de profissionais de física médica possui características peculiares por ser uma área interdisciplinar, de evolução tecnológica constante. Em países como o Brasil, existem barreiras como: pequeno número de profissionais, geograficamente mal distribuídos, baixos recursos financeiros, e poucas opções em termos de acesso à informação, dificultando a incorporação e disseminação de novas técnicas que impactam na qualidade do atendimento em saúde. Esta revisão da literatura se propôs a avaliar o papel da EaD na educação de físicos médicos, retratando sua aplicabilidade mediante a identificação de experiências relevantes. Os trabalhos mostram que a EaD tem características interessantes para a área, tais como alta efetividade pedagógica e eficiência econômica, possibilitando o uso massivo de recursos multimídia, com grande abrangência geográfica e de forma gerenciável. Portanto tem potencial para superar as barreiras e suprir carências da área.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832011000400018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832011000400018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832011000400018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.15 n.39 2011
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958519226269696