Equidade nos cursos de graduação em Saúde: marco legal, desafios políticos e metodológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha,Dais Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Souza,Dyana Helena de, Cavadinha,Edu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100216
Resumo: Propõe-se o diálogo sobre a implementação da lente da equidade nos cursos de graduação de uma universidade pública brasileira, a partir da análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e revisão de literatura utilizando descritores de língua portuguesa, inglesa e espanhola. Será também objeto de estudo a apresentação das políticas nacionais de equidade e de formação em saúde que têm contribuído com o debate da equidade na saúde. A revisão da literatura evidenciou a incipiência de publicação na temática, predominando estudos sobre a inclusão e/ou inserção de determinados grupos populacionais no ensino superior. Identificou-se que a lente da equidade está presente nas DCN de alguns cursos e existem experiências que estão favorecendo a formação. Recomenda-se uma maior defesa da formação em equidade nas instituições de ensino superior no contexto de revisão das DCN a partir da articulação da sociedade civil e de movimentos populares.
id UNESP-8_6a7ea87d43ef3c4b80cfdc24570d6024
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832019000100216
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Equidade nos cursos de graduação em Saúde: marco legal, desafios políticos e metodológicosEquidade em saúdeDiretrizes Curriculares NacionaisCurrículoPromoção da equidadePropõe-se o diálogo sobre a implementação da lente da equidade nos cursos de graduação de uma universidade pública brasileira, a partir da análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e revisão de literatura utilizando descritores de língua portuguesa, inglesa e espanhola. Será também objeto de estudo a apresentação das políticas nacionais de equidade e de formação em saúde que têm contribuído com o debate da equidade na saúde. A revisão da literatura evidenciou a incipiência de publicação na temática, predominando estudos sobre a inclusão e/ou inserção de determinados grupos populacionais no ensino superior. Identificou-se que a lente da equidade está presente nas DCN de alguns cursos e existem experiências que estão favorecendo a formação. Recomenda-se uma maior defesa da formação em equidade nas instituições de ensino superior no contexto de revisão das DCN a partir da articulação da sociedade civil e de movimentos populares.UNESP2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100216Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.23 2019reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.180017info:eu-repo/semantics/openAccessRocha,Dais GonçalvesSouza,Dyana Helena deCavadinha,Edupor2019-02-25T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832019000100216Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2019-02-25T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Equidade nos cursos de graduação em Saúde: marco legal, desafios políticos e metodológicos
title Equidade nos cursos de graduação em Saúde: marco legal, desafios políticos e metodológicos
spellingShingle Equidade nos cursos de graduação em Saúde: marco legal, desafios políticos e metodológicos
Rocha,Dais Gonçalves
Equidade em saúde
Diretrizes Curriculares Nacionais
Currículo
Promoção da equidade
title_short Equidade nos cursos de graduação em Saúde: marco legal, desafios políticos e metodológicos
title_full Equidade nos cursos de graduação em Saúde: marco legal, desafios políticos e metodológicos
title_fullStr Equidade nos cursos de graduação em Saúde: marco legal, desafios políticos e metodológicos
title_full_unstemmed Equidade nos cursos de graduação em Saúde: marco legal, desafios políticos e metodológicos
title_sort Equidade nos cursos de graduação em Saúde: marco legal, desafios políticos e metodológicos
author Rocha,Dais Gonçalves
author_facet Rocha,Dais Gonçalves
Souza,Dyana Helena de
Cavadinha,Edu
author_role author
author2 Souza,Dyana Helena de
Cavadinha,Edu
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha,Dais Gonçalves
Souza,Dyana Helena de
Cavadinha,Edu
dc.subject.por.fl_str_mv Equidade em saúde
Diretrizes Curriculares Nacionais
Currículo
Promoção da equidade
topic Equidade em saúde
Diretrizes Curriculares Nacionais
Currículo
Promoção da equidade
description Propõe-se o diálogo sobre a implementação da lente da equidade nos cursos de graduação de uma universidade pública brasileira, a partir da análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e revisão de literatura utilizando descritores de língua portuguesa, inglesa e espanhola. Será também objeto de estudo a apresentação das políticas nacionais de equidade e de formação em saúde que têm contribuído com o debate da equidade na saúde. A revisão da literatura evidenciou a incipiência de publicação na temática, predominando estudos sobre a inclusão e/ou inserção de determinados grupos populacionais no ensino superior. Identificou-se que a lente da equidade está presente nas DCN de alguns cursos e existem experiências que estão favorecendo a formação. Recomenda-se uma maior defesa da formação em equidade nas instituições de ensino superior no contexto de revisão das DCN a partir da articulação da sociedade civil e de movimentos populares.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100216
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.180017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.23 2019
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958523727806464