Integração ensino-serviço-comunidade em Odontologia: um estudo cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100254 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi analisar a integração ensino-serviço-comunidade em um curso de Odontologia, a partir dos estágios curriculares vistos na perspectiva dos trabalhadores de saúde, estudantes, usuários, gestores e professores. Foram realizadas 27 entrevistas semiestruturadas, posteriormente transcritas e analisadas tematicamente. As representações culturais sobre a integração estudada são ressignificadas processualmente a partir das interações e colisões entre os seus diferentes agentes, possibilitando o deslizamento de sentidos expressos e compartilhados. As representações também operam de forma contingente, ora facilitando, ora dificultando um processo de formação odontológica efetivamente dialógico. A integração ensino-serviço-comunidade, estudada a partir de um dos seus dispositivos, os estágios supervisionados, é um lugar de “sair de si” para vivenciar a teoria na prática e a prática na teoria, com ações sociais e pedagógicas que produzem atualizações, corresponsabilizações e conhecimentos orientados coletiva e intencionalmente para o Sistema Único de Saúde (SUS). |
id |
UNESP-8_8909864110e642dc618ad416b542d563 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832020000100254 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Integração ensino-serviço-comunidade em Odontologia: um estudo culturalEstudos culturaisOdontologiaSaúde PúblicaEnsinoO objetivo do estudo foi analisar a integração ensino-serviço-comunidade em um curso de Odontologia, a partir dos estágios curriculares vistos na perspectiva dos trabalhadores de saúde, estudantes, usuários, gestores e professores. Foram realizadas 27 entrevistas semiestruturadas, posteriormente transcritas e analisadas tematicamente. As representações culturais sobre a integração estudada são ressignificadas processualmente a partir das interações e colisões entre os seus diferentes agentes, possibilitando o deslizamento de sentidos expressos e compartilhados. As representações também operam de forma contingente, ora facilitando, ora dificultando um processo de formação odontológica efetivamente dialógico. A integração ensino-serviço-comunidade, estudada a partir de um dos seus dispositivos, os estágios supervisionados, é um lugar de “sair de si” para vivenciar a teoria na prática e a prática na teoria, com ações sociais e pedagógicas que produzem atualizações, corresponsabilizações e conhecimentos orientados coletiva e intencionalmente para o Sistema Único de Saúde (SUS).UNESP2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100254Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.200166info:eu-repo/semantics/openAccessForte,Franklin Delano SoaresPontes,Aída AlbuquerqueMorais,Hannah Gil de FariasBarbosa,Ailma de SouzaNétto,Otacílio Batista de SousaBarros,Nelson Filice depor2020-09-25T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832020000100254Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2020-09-25T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração ensino-serviço-comunidade em Odontologia: um estudo cultural |
title |
Integração ensino-serviço-comunidade em Odontologia: um estudo cultural |
spellingShingle |
Integração ensino-serviço-comunidade em Odontologia: um estudo cultural Forte,Franklin Delano Soares Estudos culturais Odontologia Saúde Pública Ensino |
title_short |
Integração ensino-serviço-comunidade em Odontologia: um estudo cultural |
title_full |
Integração ensino-serviço-comunidade em Odontologia: um estudo cultural |
title_fullStr |
Integração ensino-serviço-comunidade em Odontologia: um estudo cultural |
title_full_unstemmed |
Integração ensino-serviço-comunidade em Odontologia: um estudo cultural |
title_sort |
Integração ensino-serviço-comunidade em Odontologia: um estudo cultural |
author |
Forte,Franklin Delano Soares |
author_facet |
Forte,Franklin Delano Soares Pontes,Aída Albuquerque Morais,Hannah Gil de Farias Barbosa,Ailma de Souza Nétto,Otacílio Batista de Sousa Barros,Nelson Filice de |
author_role |
author |
author2 |
Pontes,Aída Albuquerque Morais,Hannah Gil de Farias Barbosa,Ailma de Souza Nétto,Otacílio Batista de Sousa Barros,Nelson Filice de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Forte,Franklin Delano Soares Pontes,Aída Albuquerque Morais,Hannah Gil de Farias Barbosa,Ailma de Souza Nétto,Otacílio Batista de Sousa Barros,Nelson Filice de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos culturais Odontologia Saúde Pública Ensino |
topic |
Estudos culturais Odontologia Saúde Pública Ensino |
description |
O objetivo do estudo foi analisar a integração ensino-serviço-comunidade em um curso de Odontologia, a partir dos estágios curriculares vistos na perspectiva dos trabalhadores de saúde, estudantes, usuários, gestores e professores. Foram realizadas 27 entrevistas semiestruturadas, posteriormente transcritas e analisadas tematicamente. As representações culturais sobre a integração estudada são ressignificadas processualmente a partir das interações e colisões entre os seus diferentes agentes, possibilitando o deslizamento de sentidos expressos e compartilhados. As representações também operam de forma contingente, ora facilitando, ora dificultando um processo de formação odontológica efetivamente dialógico. A integração ensino-serviço-comunidade, estudada a partir de um dos seus dispositivos, os estágios supervisionados, é um lugar de “sair de si” para vivenciar a teoria na prática e a prática na teoria, com ações sociais e pedagógicas que produzem atualizações, corresponsabilizações e conhecimentos orientados coletiva e intencionalmente para o Sistema Único de Saúde (SUS). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100254 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/interface.200166 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958524223782912 |