Aprendizagens significativas na formação inicial de professores: um estudo no espaço dos Cursos de Licenciatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832001000200007 |
Resumo: | O trabalho apresenta reflexões resultantes de pesquisa e dá curso às preocupações sobre a temática da formação de professores, especialmente das relações que determinam as inovações, ou seja, os elementos ou fatores que causam a ruptura e, portanto, cortam a reprodução, no interior dos Cursos de Licenciatura que, no Brasil, formam professores na Universidade. Parte do pressuposto de que é preciso entender as relações que tornam possíveis as inovações para que as críticas ao caráter reprodutivo do ensino possam ser transformadas em procura contagiosa de sua melhoria. Usando as idéias de Boaventura Santos, toma como referência a concepção de conhecimento dentro da transição paradigmática contemporânea. O estudo envolveu os Cursos de Licenciatura de uma universidade pública federal e, a partir das escolhas dos alunos, procurou-se analisar as experiências significativas apontadas por eles, na sua configuração. Para tal, contou com a participação dos professores protagonistas dos processos desenvolvidos. |
id |
UNESP-8_8937c158066178e2c835864c6ad081bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832001000200007 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagens significativas na formação inicial de professores: um estudo no espaço dos Cursos de LicenciaturaEducação superiordocenteaprendizagemensinoO trabalho apresenta reflexões resultantes de pesquisa e dá curso às preocupações sobre a temática da formação de professores, especialmente das relações que determinam as inovações, ou seja, os elementos ou fatores que causam a ruptura e, portanto, cortam a reprodução, no interior dos Cursos de Licenciatura que, no Brasil, formam professores na Universidade. Parte do pressuposto de que é preciso entender as relações que tornam possíveis as inovações para que as críticas ao caráter reprodutivo do ensino possam ser transformadas em procura contagiosa de sua melhoria. Usando as idéias de Boaventura Santos, toma como referência a concepção de conhecimento dentro da transição paradigmática contemporânea. O estudo envolveu os Cursos de Licenciatura de uma universidade pública federal e, a partir das escolhas dos alunos, procurou-se analisar as experiências significativas apontadas por eles, na sua configuração. Para tal, contou com a participação dos professores protagonistas dos processos desenvolvidos.UNESP2001-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832001000200007Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.5 n.9 2001reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832001000200007info:eu-repo/semantics/openAccessCunha,Maria Isabel dapor2009-05-18T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832001000200007Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2009-05-18T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagens significativas na formação inicial de professores: um estudo no espaço dos Cursos de Licenciatura |
title |
Aprendizagens significativas na formação inicial de professores: um estudo no espaço dos Cursos de Licenciatura |
spellingShingle |
Aprendizagens significativas na formação inicial de professores: um estudo no espaço dos Cursos de Licenciatura Cunha,Maria Isabel da Educação superior docente aprendizagem ensino |
title_short |
Aprendizagens significativas na formação inicial de professores: um estudo no espaço dos Cursos de Licenciatura |
title_full |
Aprendizagens significativas na formação inicial de professores: um estudo no espaço dos Cursos de Licenciatura |
title_fullStr |
Aprendizagens significativas na formação inicial de professores: um estudo no espaço dos Cursos de Licenciatura |
title_full_unstemmed |
Aprendizagens significativas na formação inicial de professores: um estudo no espaço dos Cursos de Licenciatura |
title_sort |
Aprendizagens significativas na formação inicial de professores: um estudo no espaço dos Cursos de Licenciatura |
author |
Cunha,Maria Isabel da |
author_facet |
Cunha,Maria Isabel da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha,Maria Isabel da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior docente aprendizagem ensino |
topic |
Educação superior docente aprendizagem ensino |
description |
O trabalho apresenta reflexões resultantes de pesquisa e dá curso às preocupações sobre a temática da formação de professores, especialmente das relações que determinam as inovações, ou seja, os elementos ou fatores que causam a ruptura e, portanto, cortam a reprodução, no interior dos Cursos de Licenciatura que, no Brasil, formam professores na Universidade. Parte do pressuposto de que é preciso entender as relações que tornam possíveis as inovações para que as críticas ao caráter reprodutivo do ensino possam ser transformadas em procura contagiosa de sua melhoria. Usando as idéias de Boaventura Santos, toma como referência a concepção de conhecimento dentro da transição paradigmática contemporânea. O estudo envolveu os Cursos de Licenciatura de uma universidade pública federal e, a partir das escolhas dos alunos, procurou-se analisar as experiências significativas apontadas por eles, na sua configuração. Para tal, contou com a participação dos professores protagonistas dos processos desenvolvidos. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832001000200007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832001000200007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-32832001000200007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.5 n.9 2001 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958516941422592 |