Aprendizagens significativas na formação inicial de professores: um estudo no espaço dos Cursos de Licenciatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha,Maria Isabel da
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832001000200007
Resumo: O trabalho apresenta reflexões resultantes de pesquisa e dá curso às preocupações sobre a temática da formação de professores, especialmente das relações que determinam as inovações, ou seja, os elementos ou fatores que causam a ruptura e, portanto, cortam a reprodução, no interior dos Cursos de Licenciatura que, no Brasil, formam professores na Universidade. Parte do pressuposto de que é preciso entender as relações que tornam possíveis as inovações para que as críticas ao caráter reprodutivo do ensino possam ser transformadas em procura contagiosa de sua melhoria. Usando as idéias de Boaventura Santos, toma como referência a concepção de conhecimento dentro da transição paradigmática contemporânea. O estudo envolveu os Cursos de Licenciatura de uma universidade pública federal e, a partir das escolhas dos alunos, procurou-se analisar as experiências significativas apontadas por eles, na sua configuração. Para tal, contou com a participação dos professores protagonistas dos processos desenvolvidos.
id UNESP-8_8937c158066178e2c835864c6ad081bb
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832001000200007
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagens significativas na formação inicial de professores: um estudo no espaço dos Cursos de LicenciaturaEducação superiordocenteaprendizagemensinoO trabalho apresenta reflexões resultantes de pesquisa e dá curso às preocupações sobre a temática da formação de professores, especialmente das relações que determinam as inovações, ou seja, os elementos ou fatores que causam a ruptura e, portanto, cortam a reprodução, no interior dos Cursos de Licenciatura que, no Brasil, formam professores na Universidade. Parte do pressuposto de que é preciso entender as relações que tornam possíveis as inovações para que as críticas ao caráter reprodutivo do ensino possam ser transformadas em procura contagiosa de sua melhoria. Usando as idéias de Boaventura Santos, toma como referência a concepção de conhecimento dentro da transição paradigmática contemporânea. O estudo envolveu os Cursos de Licenciatura de uma universidade pública federal e, a partir das escolhas dos alunos, procurou-se analisar as experiências significativas apontadas por eles, na sua configuração. Para tal, contou com a participação dos professores protagonistas dos processos desenvolvidos.UNESP2001-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832001000200007Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.5 n.9 2001reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832001000200007info:eu-repo/semantics/openAccessCunha,Maria Isabel dapor2009-05-18T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832001000200007Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2009-05-18T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagens significativas na formação inicial de professores: um estudo no espaço dos Cursos de Licenciatura
title Aprendizagens significativas na formação inicial de professores: um estudo no espaço dos Cursos de Licenciatura
spellingShingle Aprendizagens significativas na formação inicial de professores: um estudo no espaço dos Cursos de Licenciatura
Cunha,Maria Isabel da
Educação superior
docente
aprendizagem
ensino
title_short Aprendizagens significativas na formação inicial de professores: um estudo no espaço dos Cursos de Licenciatura
title_full Aprendizagens significativas na formação inicial de professores: um estudo no espaço dos Cursos de Licenciatura
title_fullStr Aprendizagens significativas na formação inicial de professores: um estudo no espaço dos Cursos de Licenciatura
title_full_unstemmed Aprendizagens significativas na formação inicial de professores: um estudo no espaço dos Cursos de Licenciatura
title_sort Aprendizagens significativas na formação inicial de professores: um estudo no espaço dos Cursos de Licenciatura
author Cunha,Maria Isabel da
author_facet Cunha,Maria Isabel da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha,Maria Isabel da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
docente
aprendizagem
ensino
topic Educação superior
docente
aprendizagem
ensino
description O trabalho apresenta reflexões resultantes de pesquisa e dá curso às preocupações sobre a temática da formação de professores, especialmente das relações que determinam as inovações, ou seja, os elementos ou fatores que causam a ruptura e, portanto, cortam a reprodução, no interior dos Cursos de Licenciatura que, no Brasil, formam professores na Universidade. Parte do pressuposto de que é preciso entender as relações que tornam possíveis as inovações para que as críticas ao caráter reprodutivo do ensino possam ser transformadas em procura contagiosa de sua melhoria. Usando as idéias de Boaventura Santos, toma como referência a concepção de conhecimento dentro da transição paradigmática contemporânea. O estudo envolveu os Cursos de Licenciatura de uma universidade pública federal e, a partir das escolhas dos alunos, procurou-se analisar as experiências significativas apontadas por eles, na sua configuração. Para tal, contou com a participação dos professores protagonistas dos processos desenvolvidos.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832001000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832001000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832001000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.5 n.9 2001
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958516941422592