“1, 2, 3... ação”: o uso do cinema para o estudo das metáforas da enfermidade na formação em Medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana,Marcela Araujo de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lima,Bruna Matos de, Kaim,Cristina, Silva,Gabriel Marinho e, Gomes,Victória Nobre Lúcio, Raimondi,Gustavo Antonio, Paulino,Danilo Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100509
Resumo: A cinematografia tem se mostrado ferramenta versátil na educação médica podendo ser utilizada no estudo do processo saúde-adoecimento-cuidado. Objetiva-se relatar a experiência do uso da cinematografia para discussão das metáforas da enfermidade no curso médico de uma Universidade Federal. Como preparo, os estudantes leram sobre “Significação e metáforas da doença”. Foi exibido o filme “Para sempre Alice” e debatido o tema lido com base em suas metáforas. Posteriormente, os alunos foram à Rede Básica para aplicar o uso das metáforas. Notou-se a importância dos determinantes sociais em saúde e da relevância de ações que extrapolam o âmbito biológico. A atividade, além de lúdica, foi pedagógica e buscou tornar a aprendizagem mais significativa. Percebeu-se a efetividade da cinematografia para interpretação de metáforas da doença e contribuição para uma melhor prática médica.
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