La atención compartida para el mundo en común

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavanna, Federico José Alvez
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Picoli, Bruno Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NUPEM (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/4815
Resumo: O objetivo deste artigo é refletir acerca das (im)possibilidades de “autoridade compartilhada”, sobretudo no que diz respeito ao encontro escolar, e sustentar a pertinência da “atenção compartilhada”. Nesse sentido, realiza uma discussão teórica a partir de autores que se dedicaram a problematizar os conceitos de autoridade, cuidado, atenção e a “forma escolar”, dentre os quais destacam-se Larrosa, Masschelein, Biesta, Wallace e Arendt. Está organizado em duas partes. Na primeira discute o encontro escolar como uma “atenção compartilhada” incontornável ao “durante escolar” destacando a importância de pensar a potência da “forma” da scholè como um tempo livre e um espaço público compartilhado. Na segunda tensiona a ideia de autoridade compartilhada e sustenta, com base na concepção de responsabilidade de Hannah Arendt, que a atenção compartilhada resulta mais eloquente para pensar o ensino da História e as relações que se dão no tempo-espaço escolar.
id UNESPAR_1b189b072ce5d49bedd2393850450f07
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/4815
network_acronym_str UNESPAR
network_name_str Revista NUPEM (Online)
repository_id_str
spelling La atención compartida para el mundo en comúnA atenção compartilhada para o mundo em comumShared attention to the common worldShared authorityShared attentionScholèAutoridade compartilhadaAtenção compartilhadaScholèAutoridad compartidaAtención compartidaScholèO objetivo deste artigo é refletir acerca das (im)possibilidades de “autoridade compartilhada”, sobretudo no que diz respeito ao encontro escolar, e sustentar a pertinência da “atenção compartilhada”. Nesse sentido, realiza uma discussão teórica a partir de autores que se dedicaram a problematizar os conceitos de autoridade, cuidado, atenção e a “forma escolar”, dentre os quais destacam-se Larrosa, Masschelein, Biesta, Wallace e Arendt. Está organizado em duas partes. Na primeira discute o encontro escolar como uma “atenção compartilhada” incontornável ao “durante escolar” destacando a importância de pensar a potência da “forma” da scholè como um tempo livre e um espaço público compartilhado. Na segunda tensiona a ideia de autoridade compartilhada e sustenta, com base na concepção de responsabilidade de Hannah Arendt, que a atenção compartilhada resulta mais eloquente para pensar o ensino da História e as relações que se dão no tempo-espaço escolar.El objetivo de este artículo es reflexionar sobre las im(posibilidades) de “autoridad compartida” sobre todo en lo que respecta al encuentro escolar y sustentar la pertinencia de la “atención compartida”. En ese sentido realizamos una discusión teórica con autores que se dedicaron a problematizar los conceptos de autoridad, cuidado, atención y la “forma escolar” entre los que se destacan Larrosa, Masschelein, Biesta, Wallace y Arendt. Está organizado en dos partes. En la primera parte discute el encuentro escolar como una “atención compartida” inevitable al “durante escolar” destacando la importancia de pensar la potencia de la “forma” de la scholè como un tiempo libre y un espacio público compartido. En la segunda se tensiona la idea de “autoridad compartida” y sostiene, con base en la concepción de responsabilidad de Hannah Arendt, que la atención compartida resulta más elocuente para pensar la enseñanza de la Historia y las relaciones que se dan en el tiempo-espacio escolar.The purpose of this article is to reflect on the (im)possibilities of “shared authority”, especially regarding the school encounter, and to sustain the pertinence of “shared attention”. In this sense, it carries out a theoretical discussion based on authors who have dedicated themselves to problematizing the concepts of authority, care, attention and the “school form”, among which Larrosa, Masschelein, Biesta, Wallace and Arendt. It is organized in two parts. The first one discusses the school encounter as an unavoidable “shared attention” to school space-time, highlighting the importance of thinking about the potence of the “form” of the scholè as free time and a shared public space. In the second part, it stresses the idea of shared authority and sustains, based on Hannah Arendt’s conception of responsibility, that shared attention is more eloquent for thinking about the teaching of History and the relationships that take place in school space-time.Universidade Estadual do Paraná2022-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/481510.33871/nupem.2022.14.33.30-42Revista NUPEM; Vol. 14 No. 33 (2022): Dossier: The weaving of historical knowledge in the paths of shared authority; 30-42Revista NUPEM; Vol. 14 Núm. 33 (2022): Dossier: Tramas del conocimiento histórico em los senderos de la autoridad compartida; 30-42Revista NUPEM; v. 14 n. 33 (2022): Dossiê: Tecituras do conhecimento histórico nas trilhas da autoridade compartilhada; 30-422176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/4815/4975Copyright (c) 2022 Federico Alvezhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCavanna, Federico José AlvezPicoli, Bruno Antonio2022-09-02T12:18:37Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/4815Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-09-02T12:18:37Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv La atención compartida para el mundo en común
A atenção compartilhada para o mundo em comum
Shared attention to the common world
title La atención compartida para el mundo en común
spellingShingle La atención compartida para el mundo en común
Cavanna, Federico José Alvez
Shared authority
Shared attention
Scholè
Autoridade compartilhada
Atenção compartilhada
Scholè
Autoridad compartida
Atención compartida
Scholè
title_short La atención compartida para el mundo en común
title_full La atención compartida para el mundo en común
title_fullStr La atención compartida para el mundo en común
title_full_unstemmed La atención compartida para el mundo en común
title_sort La atención compartida para el mundo en común
author Cavanna, Federico José Alvez
author_facet Cavanna, Federico José Alvez
Picoli, Bruno Antonio
author_role author
author2 Picoli, Bruno Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavanna, Federico José Alvez
Picoli, Bruno Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Shared authority
Shared attention
Scholè
Autoridade compartilhada
Atenção compartilhada
Scholè
Autoridad compartida
Atención compartida
Scholè
topic Shared authority
Shared attention
Scholè
Autoridade compartilhada
Atenção compartilhada
Scholè
Autoridad compartida
Atención compartida
Scholè
description O objetivo deste artigo é refletir acerca das (im)possibilidades de “autoridade compartilhada”, sobretudo no que diz respeito ao encontro escolar, e sustentar a pertinência da “atenção compartilhada”. Nesse sentido, realiza uma discussão teórica a partir de autores que se dedicaram a problematizar os conceitos de autoridade, cuidado, atenção e a “forma escolar”, dentre os quais destacam-se Larrosa, Masschelein, Biesta, Wallace e Arendt. Está organizado em duas partes. Na primeira discute o encontro escolar como uma “atenção compartilhada” incontornável ao “durante escolar” destacando a importância de pensar a potência da “forma” da scholè como um tempo livre e um espaço público compartilhado. Na segunda tensiona a ideia de autoridade compartilhada e sustenta, com base na concepção de responsabilidade de Hannah Arendt, que a atenção compartilhada resulta mais eloquente para pensar o ensino da História e as relações que se dão no tempo-espaço escolar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/4815
10.33871/nupem.2022.14.33.30-42
url https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/4815
identifier_str_mv 10.33871/nupem.2022.14.33.30-42
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/4815/4975
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Federico Alvez
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Federico Alvez
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista NUPEM; Vol. 14 No. 33 (2022): Dossier: The weaving of historical knowledge in the paths of shared authority; 30-42
Revista NUPEM; Vol. 14 Núm. 33 (2022): Dossier: Tramas del conocimiento histórico em los senderos de la autoridad compartida; 30-42
Revista NUPEM; v. 14 n. 33 (2022): Dossiê: Tecituras do conhecimento histórico nas trilhas da autoridade compartilhada; 30-42
2176-7912
2175-7429
reponame:Revista NUPEM (Online)
instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron:UNESPAR
instname_str Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron_str UNESPAR
institution UNESPAR
reponame_str Revista NUPEM (Online)
collection Revista NUPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
repository.mail.fl_str_mv nupemrevista@gmail.com||
_version_ 1754838753280524288