Modelagem matemática na educação básica: dificuldades apresentadas pelos professores recém-egressos formados em modelagem na perspectiva da educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceolim, Amauri Jersi
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Caldeira, Ademir Donizeti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NUPEM (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5499
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar e analisar algumas dificuldades de professores recém-egressos de cursos de Licenciatura em Matemática de instituições de ensino superior públicas do Estado do Paraná que cursaram a disciplina de Modelagem Matemática, na perspectiva da Educação Matemática, na graduação. A opção metodológica foi pela Análise Textual Discursiva. A coleta das informações foi realizada por meio de questionário e as análises mostraram pelo menos quatro categorias: a insegurança dos professores em utilizar a Modelagem em suas salas de aula; a formação insuficiente da própria Modelagem; a postura tradicional e conservadora do sistema escolar; e a dificuldade de promover o envolvimento dos alunos num ambiente de Modelagem.
id UNESPAR_207bd79a97ede91e0d4eebe5a21b6bc2
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5499
network_acronym_str UNESPAR
network_name_str Revista NUPEM (Online)
repository_id_str
spelling Modelagem matemática na educação básica: dificuldades apresentadas pelos professores recém-egressos formados em modelagem na perspectiva da educação MatemáticaO objetivo deste artigo é apresentar e analisar algumas dificuldades de professores recém-egressos de cursos de Licenciatura em Matemática de instituições de ensino superior públicas do Estado do Paraná que cursaram a disciplina de Modelagem Matemática, na perspectiva da Educação Matemática, na graduação. A opção metodológica foi pela Análise Textual Discursiva. A coleta das informações foi realizada por meio de questionário e as análises mostraram pelo menos quatro categorias: a insegurança dos professores em utilizar a Modelagem em suas salas de aula; a formação insuficiente da própria Modelagem; a postura tradicional e conservadora do sistema escolar; e a dificuldade de promover o envolvimento dos alunos num ambiente de Modelagem.Universidade Estadual do Paraná2017-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/549910.33871/nupem.v8i15.155Revista NUPEM; Vol. 8 No. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 121-136Revista NUPEM; Vol. 8 Núm. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 121-136Revista NUPEM; v. 8 n. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 121-1362176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5499/3527Copyright (c) 2017 Amauri Jersi Ceolim, Ademir Donizeti Caldeirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCeolim, Amauri JersiCaldeira, Ademir Donizeti2022-06-02T22:08:22Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5499Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:22Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem matemática na educação básica: dificuldades apresentadas pelos professores recém-egressos formados em modelagem na perspectiva da educação Matemática
title Modelagem matemática na educação básica: dificuldades apresentadas pelos professores recém-egressos formados em modelagem na perspectiva da educação Matemática
spellingShingle Modelagem matemática na educação básica: dificuldades apresentadas pelos professores recém-egressos formados em modelagem na perspectiva da educação Matemática
Ceolim, Amauri Jersi
title_short Modelagem matemática na educação básica: dificuldades apresentadas pelos professores recém-egressos formados em modelagem na perspectiva da educação Matemática
title_full Modelagem matemática na educação básica: dificuldades apresentadas pelos professores recém-egressos formados em modelagem na perspectiva da educação Matemática
title_fullStr Modelagem matemática na educação básica: dificuldades apresentadas pelos professores recém-egressos formados em modelagem na perspectiva da educação Matemática
title_full_unstemmed Modelagem matemática na educação básica: dificuldades apresentadas pelos professores recém-egressos formados em modelagem na perspectiva da educação Matemática
title_sort Modelagem matemática na educação básica: dificuldades apresentadas pelos professores recém-egressos formados em modelagem na perspectiva da educação Matemática
author Ceolim, Amauri Jersi
author_facet Ceolim, Amauri Jersi
Caldeira, Ademir Donizeti
author_role author
author2 Caldeira, Ademir Donizeti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ceolim, Amauri Jersi
Caldeira, Ademir Donizeti
description O objetivo deste artigo é apresentar e analisar algumas dificuldades de professores recém-egressos de cursos de Licenciatura em Matemática de instituições de ensino superior públicas do Estado do Paraná que cursaram a disciplina de Modelagem Matemática, na perspectiva da Educação Matemática, na graduação. A opção metodológica foi pela Análise Textual Discursiva. A coleta das informações foi realizada por meio de questionário e as análises mostraram pelo menos quatro categorias: a insegurança dos professores em utilizar a Modelagem em suas salas de aula; a formação insuficiente da própria Modelagem; a postura tradicional e conservadora do sistema escolar; e a dificuldade de promover o envolvimento dos alunos num ambiente de Modelagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5499
10.33871/nupem.v8i15.155
url https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5499
identifier_str_mv 10.33871/nupem.v8i15.155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5499/3527
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Amauri Jersi Ceolim, Ademir Donizeti Caldeira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Amauri Jersi Ceolim, Ademir Donizeti Caldeira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista NUPEM; Vol. 8 No. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 121-136
Revista NUPEM; Vol. 8 Núm. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 121-136
Revista NUPEM; v. 8 n. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 121-136
2176-7912
2175-7429
reponame:Revista NUPEM (Online)
instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron:UNESPAR
instname_str Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron_str UNESPAR
institution UNESPAR
reponame_str Revista NUPEM (Online)
collection Revista NUPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
repository.mail.fl_str_mv nupemrevista@gmail.com||
_version_ 1754838754018721792