Modelagem matemática na educação básica: dificuldades apresentadas pelos professores recém-egressos formados em modelagem na perspectiva da educação Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NUPEM (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5499 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar e analisar algumas dificuldades de professores recém-egressos de cursos de Licenciatura em Matemática de instituições de ensino superior públicas do Estado do Paraná que cursaram a disciplina de Modelagem Matemática, na perspectiva da Educação Matemática, na graduação. A opção metodológica foi pela Análise Textual Discursiva. A coleta das informações foi realizada por meio de questionário e as análises mostraram pelo menos quatro categorias: a insegurança dos professores em utilizar a Modelagem em suas salas de aula; a formação insuficiente da própria Modelagem; a postura tradicional e conservadora do sistema escolar; e a dificuldade de promover o envolvimento dos alunos num ambiente de Modelagem. |
id |
UNESPAR_207bd79a97ede91e0d4eebe5a21b6bc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5499 |
network_acronym_str |
UNESPAR |
network_name_str |
Revista NUPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelagem matemática na educação básica: dificuldades apresentadas pelos professores recém-egressos formados em modelagem na perspectiva da educação MatemáticaO objetivo deste artigo é apresentar e analisar algumas dificuldades de professores recém-egressos de cursos de Licenciatura em Matemática de instituições de ensino superior públicas do Estado do Paraná que cursaram a disciplina de Modelagem Matemática, na perspectiva da Educação Matemática, na graduação. A opção metodológica foi pela Análise Textual Discursiva. A coleta das informações foi realizada por meio de questionário e as análises mostraram pelo menos quatro categorias: a insegurança dos professores em utilizar a Modelagem em suas salas de aula; a formação insuficiente da própria Modelagem; a postura tradicional e conservadora do sistema escolar; e a dificuldade de promover o envolvimento dos alunos num ambiente de Modelagem.Universidade Estadual do Paraná2017-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/549910.33871/nupem.v8i15.155Revista NUPEM; Vol. 8 No. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 121-136Revista NUPEM; Vol. 8 Núm. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 121-136Revista NUPEM; v. 8 n. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 121-1362176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5499/3527Copyright (c) 2017 Amauri Jersi Ceolim, Ademir Donizeti Caldeirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCeolim, Amauri JersiCaldeira, Ademir Donizeti2022-06-02T22:08:22Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5499Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:22Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelagem matemática na educação básica: dificuldades apresentadas pelos professores recém-egressos formados em modelagem na perspectiva da educação Matemática |
title |
Modelagem matemática na educação básica: dificuldades apresentadas pelos professores recém-egressos formados em modelagem na perspectiva da educação Matemática |
spellingShingle |
Modelagem matemática na educação básica: dificuldades apresentadas pelos professores recém-egressos formados em modelagem na perspectiva da educação Matemática Ceolim, Amauri Jersi |
title_short |
Modelagem matemática na educação básica: dificuldades apresentadas pelos professores recém-egressos formados em modelagem na perspectiva da educação Matemática |
title_full |
Modelagem matemática na educação básica: dificuldades apresentadas pelos professores recém-egressos formados em modelagem na perspectiva da educação Matemática |
title_fullStr |
Modelagem matemática na educação básica: dificuldades apresentadas pelos professores recém-egressos formados em modelagem na perspectiva da educação Matemática |
title_full_unstemmed |
Modelagem matemática na educação básica: dificuldades apresentadas pelos professores recém-egressos formados em modelagem na perspectiva da educação Matemática |
title_sort |
Modelagem matemática na educação básica: dificuldades apresentadas pelos professores recém-egressos formados em modelagem na perspectiva da educação Matemática |
author |
Ceolim, Amauri Jersi |
author_facet |
Ceolim, Amauri Jersi Caldeira, Ademir Donizeti |
author_role |
author |
author2 |
Caldeira, Ademir Donizeti |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ceolim, Amauri Jersi Caldeira, Ademir Donizeti |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar e analisar algumas dificuldades de professores recém-egressos de cursos de Licenciatura em Matemática de instituições de ensino superior públicas do Estado do Paraná que cursaram a disciplina de Modelagem Matemática, na perspectiva da Educação Matemática, na graduação. A opção metodológica foi pela Análise Textual Discursiva. A coleta das informações foi realizada por meio de questionário e as análises mostraram pelo menos quatro categorias: a insegurança dos professores em utilizar a Modelagem em suas salas de aula; a formação insuficiente da própria Modelagem; a postura tradicional e conservadora do sistema escolar; e a dificuldade de promover o envolvimento dos alunos num ambiente de Modelagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5499 10.33871/nupem.v8i15.155 |
url |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5499 |
identifier_str_mv |
10.33871/nupem.v8i15.155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5499/3527 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Amauri Jersi Ceolim, Ademir Donizeti Caldeira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Amauri Jersi Ceolim, Ademir Donizeti Caldeira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista NUPEM; Vol. 8 No. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 121-136 Revista NUPEM; Vol. 8 Núm. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 121-136 Revista NUPEM; v. 8 n. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 121-136 2176-7912 2175-7429 reponame:Revista NUPEM (Online) instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) instacron:UNESPAR |
instname_str |
Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
instacron_str |
UNESPAR |
institution |
UNESPAR |
reponame_str |
Revista NUPEM (Online) |
collection |
Revista NUPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
nupemrevista@gmail.com|| |
_version_ |
1754838754018721792 |