A opinião de educadores ouvintes que atendem alunos surdos inclusos sobre o papel da intérprete de Libras em suas aulas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NUPEM (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/5341 |
Resumo: | Considerando a oficialização da Libras no Brasil e, consequentemente, a garantia da presença do Intérprete de Língua de Sinais no atendimento educacional de surdos inclusos, neste trabalho são investigados professores de cinco disciplinas diferentes (Português, Matemática, Geografia, Ciências e Educação Física) são ouvidos. Estes educadores têm em comum o fato de atuarem em uma mesma turma da 8ª série do Ensino Fundamental, na qual estudam duas alunas surdas e que contam com o trabalho de uma intérprete. O objetivo foi entender o que pensam estes educadores sobre o papel da intérprete em suas aulas. Para isso, utilizamos entrevista semiestruturada, a qual passou pelo processo de Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003). Nesse processo, realizamos considerações acerca da formação inicial e continuada, a atuação da intérprete nas avaliações de aprendizagem, inclusão educacional etc. |
id |
UNESPAR_775230c3b4c495ce18adb56ed25d2ab3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5341 |
network_acronym_str |
UNESPAR |
network_name_str |
Revista NUPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A opinião de educadores ouvintes que atendem alunos surdos inclusos sobre o papel da intérprete de Libras em suas aulasConsiderando a oficialização da Libras no Brasil e, consequentemente, a garantia da presença do Intérprete de Língua de Sinais no atendimento educacional de surdos inclusos, neste trabalho são investigados professores de cinco disciplinas diferentes (Português, Matemática, Geografia, Ciências e Educação Física) são ouvidos. Estes educadores têm em comum o fato de atuarem em uma mesma turma da 8ª série do Ensino Fundamental, na qual estudam duas alunas surdas e que contam com o trabalho de uma intérprete. O objetivo foi entender o que pensam estes educadores sobre o papel da intérprete em suas aulas. Para isso, utilizamos entrevista semiestruturada, a qual passou pelo processo de Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003). Nesse processo, realizamos considerações acerca da formação inicial e continuada, a atuação da intérprete nas avaliações de aprendizagem, inclusão educacional etc.Universidade Estadual do Paraná2017-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/534110.33871/nupem.v4i7.122Revista NUPEM; Vol. 4 No. 7 (2012): Revista NUPEM; 177-198Revista NUPEM; Vol. 4 Núm. 7 (2012): Revista NUPEM; 177-198Revista NUPEM; v. 4 n. 7 (2012): Revista NUPEM; 177-1982176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/5341/3369Copyright (c) 2017 Fábio Alexandre Borges, Clélia Maria Ignatius Nogueirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Fábio AlexandreNogueira, Clélia Maria Ignatius2022-06-03T20:32:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5341Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com2176-79122176-7912opendoar:2022-06-03T20:32:20Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A opinião de educadores ouvintes que atendem alunos surdos inclusos sobre o papel da intérprete de Libras em suas aulas |
title |
A opinião de educadores ouvintes que atendem alunos surdos inclusos sobre o papel da intérprete de Libras em suas aulas |
spellingShingle |
A opinião de educadores ouvintes que atendem alunos surdos inclusos sobre o papel da intérprete de Libras em suas aulas Borges, Fábio Alexandre |
title_short |
A opinião de educadores ouvintes que atendem alunos surdos inclusos sobre o papel da intérprete de Libras em suas aulas |
title_full |
A opinião de educadores ouvintes que atendem alunos surdos inclusos sobre o papel da intérprete de Libras em suas aulas |
title_fullStr |
A opinião de educadores ouvintes que atendem alunos surdos inclusos sobre o papel da intérprete de Libras em suas aulas |
title_full_unstemmed |
A opinião de educadores ouvintes que atendem alunos surdos inclusos sobre o papel da intérprete de Libras em suas aulas |
title_sort |
A opinião de educadores ouvintes que atendem alunos surdos inclusos sobre o papel da intérprete de Libras em suas aulas |
author |
Borges, Fábio Alexandre |
author_facet |
Borges, Fábio Alexandre Nogueira, Clélia Maria Ignatius |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira, Clélia Maria Ignatius |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Fábio Alexandre Nogueira, Clélia Maria Ignatius |
description |
Considerando a oficialização da Libras no Brasil e, consequentemente, a garantia da presença do Intérprete de Língua de Sinais no atendimento educacional de surdos inclusos, neste trabalho são investigados professores de cinco disciplinas diferentes (Português, Matemática, Geografia, Ciências e Educação Física) são ouvidos. Estes educadores têm em comum o fato de atuarem em uma mesma turma da 8ª série do Ensino Fundamental, na qual estudam duas alunas surdas e que contam com o trabalho de uma intérprete. O objetivo foi entender o que pensam estes educadores sobre o papel da intérprete em suas aulas. Para isso, utilizamos entrevista semiestruturada, a qual passou pelo processo de Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003). Nesse processo, realizamos considerações acerca da formação inicial e continuada, a atuação da intérprete nas avaliações de aprendizagem, inclusão educacional etc. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/5341 10.33871/nupem.v4i7.122 |
url |
https://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/5341 |
identifier_str_mv |
10.33871/nupem.v4i7.122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/5341/3369 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Fábio Alexandre Borges, Clélia Maria Ignatius Nogueira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Fábio Alexandre Borges, Clélia Maria Ignatius Nogueira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista NUPEM; Vol. 4 No. 7 (2012): Revista NUPEM; 177-198 Revista NUPEM; Vol. 4 Núm. 7 (2012): Revista NUPEM; 177-198 Revista NUPEM; v. 4 n. 7 (2012): Revista NUPEM; 177-198 2176-7912 2175-7429 reponame:Revista NUPEM (Online) instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) instacron:UNESPAR |
instname_str |
Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
instacron_str |
UNESPAR |
institution |
UNESPAR |
reponame_str |
Revista NUPEM (Online) |
collection |
Revista NUPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
nupemrevista@gmail.com |
_version_ |
1813087640951455744 |