Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NUPEM (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5473 |
Resumo: | Neste artigo é feita a aproximação de dois trabalhos de pesquisa que investigam professores de instrumentos musicais no ensino superior a partir de entrevistas, dentro de uma metodologia de História Oral Temática, em cidades consideradas por eles como periféricas. Nos dois trabalhos é feito um recorte das narrativas dos professores: no primeiro, em relação a um sentido de isolamento geográfico experienciado pelos professores; no segundo, em relação a direcionamentos sobre a superação do isolamento através de elementos da cibercultura. Pretende-se contribuir para os debates sobre a área de música em instituições regionais. Tal debate pode, possivelmente, ser ampliado para outras áreas de conhecimento, na medida em que os professores também se sintam isolados e possam utilizar recursos da cibercultura para buscar superar tal situação. |
id |
UNESPAR_ef1dc9dff0591c865ddea1229cfd8e3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5473 |
network_acronym_str |
UNESPAR |
network_name_str |
Revista NUPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de MúsicaNeste artigo é feita a aproximação de dois trabalhos de pesquisa que investigam professores de instrumentos musicais no ensino superior a partir de entrevistas, dentro de uma metodologia de História Oral Temática, em cidades consideradas por eles como periféricas. Nos dois trabalhos é feito um recorte das narrativas dos professores: no primeiro, em relação a um sentido de isolamento geográfico experienciado pelos professores; no segundo, em relação a direcionamentos sobre a superação do isolamento através de elementos da cibercultura. Pretende-se contribuir para os debates sobre a área de música em instituições regionais. Tal debate pode, possivelmente, ser ampliado para outras áreas de conhecimento, na medida em que os professores também se sintam isolados e possam utilizar recursos da cibercultura para buscar superar tal situação. Universidade Estadual do Paraná2017-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/547310.33871/nupem.v8i14.299Revista NUPEM; Vol. 8 No. 14 (2016): Dossiê: Intelectuais Católicos: Brasil e Portugal/Europa; 227-246Revista NUPEM; Vol. 8 Núm. 14 (2016): Dossiê: Intelectuais Católicos: Brasil e Portugal/Europa; 227-246Revista NUPEM; v. 8 n. 14 (2016): Dossiê: Intelectuais Católicos: Brasil e Portugal/Europa; 227-2462176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5473/3501Copyright (c) 2017 Marcelo Barros de Borba, Ana Lúcia Lourohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorba, Marcelo Barros deLouro, Ana Lúcia2022-06-02T22:08:21Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5473Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:21Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música |
title |
Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música |
spellingShingle |
Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música Borba, Marcelo Barros de |
title_short |
Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música |
title_full |
Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música |
title_fullStr |
Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música |
title_full_unstemmed |
Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música |
title_sort |
Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música |
author |
Borba, Marcelo Barros de |
author_facet |
Borba, Marcelo Barros de Louro, Ana Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Louro, Ana Lúcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borba, Marcelo Barros de Louro, Ana Lúcia |
description |
Neste artigo é feita a aproximação de dois trabalhos de pesquisa que investigam professores de instrumentos musicais no ensino superior a partir de entrevistas, dentro de uma metodologia de História Oral Temática, em cidades consideradas por eles como periféricas. Nos dois trabalhos é feito um recorte das narrativas dos professores: no primeiro, em relação a um sentido de isolamento geográfico experienciado pelos professores; no segundo, em relação a direcionamentos sobre a superação do isolamento através de elementos da cibercultura. Pretende-se contribuir para os debates sobre a área de música em instituições regionais. Tal debate pode, possivelmente, ser ampliado para outras áreas de conhecimento, na medida em que os professores também se sintam isolados e possam utilizar recursos da cibercultura para buscar superar tal situação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5473 10.33871/nupem.v8i14.299 |
url |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5473 |
identifier_str_mv |
10.33871/nupem.v8i14.299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5473/3501 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Marcelo Barros de Borba, Ana Lúcia Louro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Marcelo Barros de Borba, Ana Lúcia Louro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista NUPEM; Vol. 8 No. 14 (2016): Dossiê: Intelectuais Católicos: Brasil e Portugal/Europa; 227-246 Revista NUPEM; Vol. 8 Núm. 14 (2016): Dossiê: Intelectuais Católicos: Brasil e Portugal/Europa; 227-246 Revista NUPEM; v. 8 n. 14 (2016): Dossiê: Intelectuais Católicos: Brasil e Portugal/Europa; 227-246 2176-7912 2175-7429 reponame:Revista NUPEM (Online) instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) instacron:UNESPAR |
instname_str |
Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
instacron_str |
UNESPAR |
institution |
UNESPAR |
reponame_str |
Revista NUPEM (Online) |
collection |
Revista NUPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
nupemrevista@gmail.com|| |
_version_ |
1754838753985167360 |