CIÊNCIA OU TURISMO SEM FRONTEIRAS? UMA AVALIAÇÃO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS POR ALUNOS BENEFICIÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3339 |
Resumo: | Em 2011 foi lançado o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), resultante de uma parceria entre Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Seu principal objetivo era estimular o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (C&T) no Brasil por meio da mobilidade acadêmica internacional de estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores especiais. Embora fosse um programa bem avaliado pela comunidade científica, em 2017 ele chegou ao fim com um total de 92.880 bolsas distribuídas em diversas modalidades. Baseando nisso, este artigo se propõe a analisar como o Programa Ciência sem Fronteiras é avaliado pelos seus beneficiários. Para isso, a pesquisa utilizou uma abordagem quanti-qualitativa, desenvolvida por meio da pesquisa bibliográfica, documental e da aplicação de questionários on-line aos estudantes bolsistas do CsF, vinculados ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Viçosa–Viçosa/MG. Mesmo com falhas na implementação, de forma geral o CsF foi avaliado positivamente pelos estudantes nas esferas acadêmicas, pessoais e profissionais. |
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CIÊNCIA OU TURISMO SEM FRONTEIRAS? UMA AVALIAÇÃO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS POR ALUNOS BENEFICIÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSACiências Humanas; Educação; Ensino SuperiorPrograma Ciência sem Fronteiras; Avaliação de Política Pública; Ciência e TecnologiaEm 2011 foi lançado o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), resultante de uma parceria entre Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Seu principal objetivo era estimular o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (C&T) no Brasil por meio da mobilidade acadêmica internacional de estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores especiais. Embora fosse um programa bem avaliado pela comunidade científica, em 2017 ele chegou ao fim com um total de 92.880 bolsas distribuídas em diversas modalidades. Baseando nisso, este artigo se propõe a analisar como o Programa Ciência sem Fronteiras é avaliado pelos seus beneficiários. Para isso, a pesquisa utilizou uma abordagem quanti-qualitativa, desenvolvida por meio da pesquisa bibliográfica, documental e da aplicação de questionários on-line aos estudantes bolsistas do CsF, vinculados ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Viçosa–Viçosa/MG. Mesmo com falhas na implementação, de forma geral o CsF foi avaliado positivamente pelos estudantes nas esferas acadêmicas, pessoais e profissionais.Revista UniabeuCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIGMoura, Marina LourençoDoula, Sheila Maria2019-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3339Revista Uniabeu; v. 12, n. 30 (2019): janeiro-abril de 2019; 116-1332179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3339/pdfDireitos autorais 2019 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-18T19:03:11Zoai:ojs2.abeu.local:article/3339Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2019-06-18T19:03:11Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
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Em 2011 foi lançado o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), resultante de uma parceria entre Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Seu principal objetivo era estimular o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (C&T) no Brasil por meio da mobilidade acadêmica internacional de estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores especiais. Embora fosse um programa bem avaliado pela comunidade científica, em 2017 ele chegou ao fim com um total de 92.880 bolsas distribuídas em diversas modalidades. Baseando nisso, este artigo se propõe a analisar como o Programa Ciência sem Fronteiras é avaliado pelos seus beneficiários. Para isso, a pesquisa utilizou uma abordagem quanti-qualitativa, desenvolvida por meio da pesquisa bibliográfica, documental e da aplicação de questionários on-line aos estudantes bolsistas do CsF, vinculados ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Viçosa–Viçosa/MG. Mesmo com falhas na implementação, de forma geral o CsF foi avaliado positivamente pelos estudantes nas esferas acadêmicas, pessoais e profissionais. |
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