O QUE OS NÚMEROS NOS DIZEM? A QUESTÃO DE GÊNERO NO ENSINO DE MATEMÁTCA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Adriano Vargas
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: da Silva, Aparecida, Pereira, Gabrielle Dias, Reis, Thiago Alemões
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2452
Resumo: Apresentamos relato de experiência sobre um conjunto de atividades aplicadas em uma turma de 5º ano da educação básica de uma escola pertencente à rede municipal de ensino de Angra dos Reis, como parte de projeto desenvolvido no interior do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF). O foco da proposta foi o estudo e análise de informações estatísticas sobre questões que tiveram como eixo a discussão sobre as desigualdades de gênero na distribuição das tarefas domésticas. Apresentamos o percurso de elaboração e implementação da proposta, destacando algumas análises e resultados obtidos, tais como o pleno envolvimento e participação ativa dos estudantes, transformando a sala de aula em um ambiente propício ao debate e à descoberta, e as reflexões a respeito dos problemas relacionados às desigualdades de gênero ainda presentes em nossa sociedade.
id UNIABEU-1_98f9b5563d6f6910e06fa4aff0d1e02b
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/2452
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling O QUE OS NÚMEROS NOS DIZEM? A QUESTÃO DE GÊNERO NO ENSINO DE MATEMÁTCA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIACiências HumanasEnsino/Aprendizagem de Matemática; Estatística Básica; Relações de Gênero.Apresentamos relato de experiência sobre um conjunto de atividades aplicadas em uma turma de 5º ano da educação básica de uma escola pertencente à rede municipal de ensino de Angra dos Reis, como parte de projeto desenvolvido no interior do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF). O foco da proposta foi o estudo e análise de informações estatísticas sobre questões que tiveram como eixo a discussão sobre as desigualdades de gênero na distribuição das tarefas domésticas. Apresentamos o percurso de elaboração e implementação da proposta, destacando algumas análises e resultados obtidos, tais como o pleno envolvimento e participação ativa dos estudantes, transformando a sala de aula em um ambiente propício ao debate e à descoberta, e as reflexões a respeito dos problemas relacionados às desigualdades de gênero ainda presentes em nossa sociedade.Revista UniabeuFreitas, Adriano Vargasda Silva, AparecidaPereira, Gabrielle DiasReis, Thiago Alemões2016-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2452Revista Uniabeu; v. 9, n. 22 (2016): Revista UNIABEU; 209-2202179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2452/pdf_328info:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-11T20:23:50Zoai:ojs2.abeu.local:article/2452Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2017-02-11T20:23:50Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv O QUE OS NÚMEROS NOS DIZEM? A QUESTÃO DE GÊNERO NO ENSINO DE MATEMÁTCA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title O QUE OS NÚMEROS NOS DIZEM? A QUESTÃO DE GÊNERO NO ENSINO DE MATEMÁTCA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle O QUE OS NÚMEROS NOS DIZEM? A QUESTÃO DE GÊNERO NO ENSINO DE MATEMÁTCA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Freitas, Adriano Vargas
Ciências Humanas
Ensino/Aprendizagem de Matemática; Estatística Básica; Relações de Gênero.
title_short O QUE OS NÚMEROS NOS DIZEM? A QUESTÃO DE GÊNERO NO ENSINO DE MATEMÁTCA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full O QUE OS NÚMEROS NOS DIZEM? A QUESTÃO DE GÊNERO NO ENSINO DE MATEMÁTCA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr O QUE OS NÚMEROS NOS DIZEM? A QUESTÃO DE GÊNERO NO ENSINO DE MATEMÁTCA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed O QUE OS NÚMEROS NOS DIZEM? A QUESTÃO DE GÊNERO NO ENSINO DE MATEMÁTCA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort O QUE OS NÚMEROS NOS DIZEM? A QUESTÃO DE GÊNERO NO ENSINO DE MATEMÁTCA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
author Freitas, Adriano Vargas
author_facet Freitas, Adriano Vargas
da Silva, Aparecida
Pereira, Gabrielle Dias
Reis, Thiago Alemões
author_role author
author2 da Silva, Aparecida
Pereira, Gabrielle Dias
Reis, Thiago Alemões
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Adriano Vargas
da Silva, Aparecida
Pereira, Gabrielle Dias
Reis, Thiago Alemões
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Ensino/Aprendizagem de Matemática; Estatística Básica; Relações de Gênero.
topic Ciências Humanas
Ensino/Aprendizagem de Matemática; Estatística Básica; Relações de Gênero.
description Apresentamos relato de experiência sobre um conjunto de atividades aplicadas em uma turma de 5º ano da educação básica de uma escola pertencente à rede municipal de ensino de Angra dos Reis, como parte de projeto desenvolvido no interior do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF). O foco da proposta foi o estudo e análise de informações estatísticas sobre questões que tiveram como eixo a discussão sobre as desigualdades de gênero na distribuição das tarefas domésticas. Apresentamos o percurso de elaboração e implementação da proposta, destacando algumas análises e resultados obtidos, tais como o pleno envolvimento e participação ativa dos estudantes, transformando a sala de aula em um ambiente propício ao debate e à descoberta, e as reflexões a respeito dos problemas relacionados às desigualdades de gênero ainda presentes em nossa sociedade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2452
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2452/pdf_328
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 9, n. 22 (2016): Revista UNIABEU; 209-220
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170819883499520