O QUE OS NÚMEROS NOS DIZEM? A QUESTÃO DE GÊNERO NO ENSINO DE MATEMÁTCA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2452 |
Resumo: | Apresentamos relato de experiência sobre um conjunto de atividades aplicadas em uma turma de 5º ano da educação básica de uma escola pertencente à rede municipal de ensino de Angra dos Reis, como parte de projeto desenvolvido no interior do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF). O foco da proposta foi o estudo e análise de informações estatísticas sobre questões que tiveram como eixo a discussão sobre as desigualdades de gênero na distribuição das tarefas domésticas. Apresentamos o percurso de elaboração e implementação da proposta, destacando algumas análises e resultados obtidos, tais como o pleno envolvimento e participação ativa dos estudantes, transformando a sala de aula em um ambiente propício ao debate e à descoberta, e as reflexões a respeito dos problemas relacionados às desigualdades de gênero ainda presentes em nossa sociedade. |
id |
UNIABEU-1_98f9b5563d6f6910e06fa4aff0d1e02b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/2452 |
network_acronym_str |
UNIABEU-1 |
network_name_str |
Revista UNIABEU (2010) |
repository_id_str |
|
spelling |
O QUE OS NÚMEROS NOS DIZEM? A QUESTÃO DE GÊNERO NO ENSINO DE MATEMÁTCA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIACiências HumanasEnsino/Aprendizagem de Matemática; Estatística Básica; Relações de Gênero.Apresentamos relato de experiência sobre um conjunto de atividades aplicadas em uma turma de 5º ano da educação básica de uma escola pertencente à rede municipal de ensino de Angra dos Reis, como parte de projeto desenvolvido no interior do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF). O foco da proposta foi o estudo e análise de informações estatísticas sobre questões que tiveram como eixo a discussão sobre as desigualdades de gênero na distribuição das tarefas domésticas. Apresentamos o percurso de elaboração e implementação da proposta, destacando algumas análises e resultados obtidos, tais como o pleno envolvimento e participação ativa dos estudantes, transformando a sala de aula em um ambiente propício ao debate e à descoberta, e as reflexões a respeito dos problemas relacionados às desigualdades de gênero ainda presentes em nossa sociedade.Revista UniabeuFreitas, Adriano Vargasda Silva, AparecidaPereira, Gabrielle DiasReis, Thiago Alemões2016-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2452Revista Uniabeu; v. 9, n. 22 (2016): Revista UNIABEU; 209-2202179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2452/pdf_328info:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-11T20:23:50Zoai:ojs2.abeu.local:article/2452Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2017-02-11T20:23:50Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O QUE OS NÚMEROS NOS DIZEM? A QUESTÃO DE GÊNERO NO ENSINO DE MATEMÁTCA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title |
O QUE OS NÚMEROS NOS DIZEM? A QUESTÃO DE GÊNERO NO ENSINO DE MATEMÁTCA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
spellingShingle |
O QUE OS NÚMEROS NOS DIZEM? A QUESTÃO DE GÊNERO NO ENSINO DE MATEMÁTCA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Freitas, Adriano Vargas Ciências Humanas Ensino/Aprendizagem de Matemática; Estatística Básica; Relações de Gênero. |
title_short |
O QUE OS NÚMEROS NOS DIZEM? A QUESTÃO DE GÊNERO NO ENSINO DE MATEMÁTCA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full |
O QUE OS NÚMEROS NOS DIZEM? A QUESTÃO DE GÊNERO NO ENSINO DE MATEMÁTCA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_fullStr |
O QUE OS NÚMEROS NOS DIZEM? A QUESTÃO DE GÊNERO NO ENSINO DE MATEMÁTCA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
O QUE OS NÚMEROS NOS DIZEM? A QUESTÃO DE GÊNERO NO ENSINO DE MATEMÁTCA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_sort |
O QUE OS NÚMEROS NOS DIZEM? A QUESTÃO DE GÊNERO NO ENSINO DE MATEMÁTCA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
author |
Freitas, Adriano Vargas |
author_facet |
Freitas, Adriano Vargas da Silva, Aparecida Pereira, Gabrielle Dias Reis, Thiago Alemões |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Aparecida Pereira, Gabrielle Dias Reis, Thiago Alemões |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Adriano Vargas da Silva, Aparecida Pereira, Gabrielle Dias Reis, Thiago Alemões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Ensino/Aprendizagem de Matemática; Estatística Básica; Relações de Gênero. |
topic |
Ciências Humanas Ensino/Aprendizagem de Matemática; Estatística Básica; Relações de Gênero. |
description |
Apresentamos relato de experiência sobre um conjunto de atividades aplicadas em uma turma de 5º ano da educação básica de uma escola pertencente à rede municipal de ensino de Angra dos Reis, como parte de projeto desenvolvido no interior do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF). O foco da proposta foi o estudo e análise de informações estatísticas sobre questões que tiveram como eixo a discussão sobre as desigualdades de gênero na distribuição das tarefas domésticas. Apresentamos o percurso de elaboração e implementação da proposta, destacando algumas análises e resultados obtidos, tais como o pleno envolvimento e participação ativa dos estudantes, transformando a sala de aula em um ambiente propício ao debate e à descoberta, e as reflexões a respeito dos problemas relacionados às desigualdades de gênero ainda presentes em nossa sociedade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2452 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2452/pdf_328 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu; v. 9, n. 22 (2016): Revista UNIABEU; 209-220 2179-5037 reponame:Revista UNIABEU (2010) instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
Revista UNIABEU (2010) |
collection |
Revista UNIABEU (2010) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170819883499520 |