LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DE SEXTO E SÉTIMO ANO DO PLANO NACIONAL DE LIVROS DIDÁTICOS 2017-2019: UMA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS A PARTIR DAS VERSÕES INICIAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Azevedo, Marcos Cruz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Melo, Elaine Alves Santos, Siqueira, Angelo Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3096
Resumo: O presente texto tem por objetivo verificar como os gêneros textuais são utilizados no ensino de matemática. Para isso, foram analisadas quatro coleções de livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental, selecionados pelo Ministério da Educação para o Plano Nacional do Livro Didático - PNLD, período 2017-2019 e disponibilizados pelas editoras nas escolas públicas. Os resultados revelam que há uma diversificação dos gêneros textuais nas obras. A saber: tiras, histórias em quadrinhos, poemas, infográficos, tabelas, glossário, contos, entre outros. Eles estão distribuídos em quatro contextos distintos: apresentação de um conteúdo; na prática dos exercícios; na discussão de problemas contextualizados e por fim na aplicação da matemática. Percebe-se que os gêneros textuais favorecem à comunicação e a ampliação dos conhecimentos matemáticos, bem como possibilitam a atração por esta área do conhecimento.
id UNIABEU-1_a8541dab6da5f7a2b4b5a0b78ffc3bc7
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/3096
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DE SEXTO E SÉTIMO ANO DO PLANO NACIONAL DE LIVROS DIDÁTICOS 2017-2019: UMA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS A PARTIR DAS VERSÕES INICIAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.Ciências Exatas e da Terra, Ensino de Matemática, InterdisciplinarGêneros Textuais, Ensino de Matemática, Livro DidáticoO presente texto tem por objetivo verificar como os gêneros textuais são utilizados no ensino de matemática. Para isso, foram analisadas quatro coleções de livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental, selecionados pelo Ministério da Educação para o Plano Nacional do Livro Didático - PNLD, período 2017-2019 e disponibilizados pelas editoras nas escolas públicas. Os resultados revelam que há uma diversificação dos gêneros textuais nas obras. A saber: tiras, histórias em quadrinhos, poemas, infográficos, tabelas, glossário, contos, entre outros. Eles estão distribuídos em quatro contextos distintos: apresentação de um conteúdo; na prática dos exercícios; na discussão de problemas contextualizados e por fim na aplicação da matemática. Percebe-se que os gêneros textuais favorecem à comunicação e a ampliação dos conhecimentos matemáticos, bem como possibilitam a atração por esta área do conhecimento.Revista Uniabeude Azevedo, Marcos CruzMelo, Elaine Alves SantosSiqueira, Angelo Santos2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3096Revista Uniabeu; v. 11, n. 29 (2018): Revista UNIABEU; 311-3352179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3096/pdfDireitos autorais 2018 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-22T20:00:39Zoai:ojs2.abeu.local:article/3096Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2019-02-22T20:00:39Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DE SEXTO E SÉTIMO ANO DO PLANO NACIONAL DE LIVROS DIDÁTICOS 2017-2019: UMA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS A PARTIR DAS VERSÕES INICIAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.
title LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DE SEXTO E SÉTIMO ANO DO PLANO NACIONAL DE LIVROS DIDÁTICOS 2017-2019: UMA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS A PARTIR DAS VERSÕES INICIAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.
spellingShingle LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DE SEXTO E SÉTIMO ANO DO PLANO NACIONAL DE LIVROS DIDÁTICOS 2017-2019: UMA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS A PARTIR DAS VERSÕES INICIAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.
de Azevedo, Marcos Cruz
Ciências Exatas e da Terra, Ensino de Matemática, Interdisciplinar
Gêneros Textuais, Ensino de Matemática, Livro Didático
title_short LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DE SEXTO E SÉTIMO ANO DO PLANO NACIONAL DE LIVROS DIDÁTICOS 2017-2019: UMA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS A PARTIR DAS VERSÕES INICIAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.
title_full LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DE SEXTO E SÉTIMO ANO DO PLANO NACIONAL DE LIVROS DIDÁTICOS 2017-2019: UMA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS A PARTIR DAS VERSÕES INICIAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.
title_fullStr LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DE SEXTO E SÉTIMO ANO DO PLANO NACIONAL DE LIVROS DIDÁTICOS 2017-2019: UMA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS A PARTIR DAS VERSÕES INICIAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.
title_full_unstemmed LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DE SEXTO E SÉTIMO ANO DO PLANO NACIONAL DE LIVROS DIDÁTICOS 2017-2019: UMA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS A PARTIR DAS VERSÕES INICIAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.
title_sort LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DE SEXTO E SÉTIMO ANO DO PLANO NACIONAL DE LIVROS DIDÁTICOS 2017-2019: UMA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS A PARTIR DAS VERSÕES INICIAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.
author de Azevedo, Marcos Cruz
author_facet de Azevedo, Marcos Cruz
Melo, Elaine Alves Santos
Siqueira, Angelo Santos
author_role author
author2 Melo, Elaine Alves Santos
Siqueira, Angelo Santos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Azevedo, Marcos Cruz
Melo, Elaine Alves Santos
Siqueira, Angelo Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Exatas e da Terra, Ensino de Matemática, Interdisciplinar
Gêneros Textuais, Ensino de Matemática, Livro Didático
topic Ciências Exatas e da Terra, Ensino de Matemática, Interdisciplinar
Gêneros Textuais, Ensino de Matemática, Livro Didático
description O presente texto tem por objetivo verificar como os gêneros textuais são utilizados no ensino de matemática. Para isso, foram analisadas quatro coleções de livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental, selecionados pelo Ministério da Educação para o Plano Nacional do Livro Didático - PNLD, período 2017-2019 e disponibilizados pelas editoras nas escolas públicas. Os resultados revelam que há uma diversificação dos gêneros textuais nas obras. A saber: tiras, histórias em quadrinhos, poemas, infográficos, tabelas, glossário, contos, entre outros. Eles estão distribuídos em quatro contextos distintos: apresentação de um conteúdo; na prática dos exercícios; na discussão de problemas contextualizados e por fim na aplicação da matemática. Percebe-se que os gêneros textuais favorecem à comunicação e a ampliação dos conhecimentos matemáticos, bem como possibilitam a atração por esta área do conhecimento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3096
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3096/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Uniabeu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Uniabeu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 11, n. 29 (2018): Revista UNIABEU; 311-335
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170821135499264