O USO DOS JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO MÉDIO EM QUÍMICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ligia Oliveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Merquior, Douglas Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2703
Resumo: Os jogos didáticos têm sido cada vez mais empregados nas salas de aula, onde professores os utilizam como recursos complementares ao ensino, tornando a aula mais dinâmica, interessante e interativa. Esse artigo foi desenvolvido em uma abordagem qualitativa, compreendendo essencialmente as etapas de execução do jogo em sala de aula e análise de avaliação, respondida por alunos. O conteúdo selecionado para o desenvolvimento desse trabalho foi nomenclatura de funções orgânicas. Para tal, adaptou-se o clássico jogo de dominó para o reconhecimento dessas funções. Ademais, o jogo de dominó de funções orgânicas foi aplicado nas turmas do 2º ano do Ensino Médio, do Colégio de Aplicação José de Sousa Herdy, localizado no município de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro. Foi observado que o jogo de dominó de funções orgânicas motivou o aprendizado, pois os alunos o reconheceram como uma alternativa prazerosa à rotina das aulas expositivas, bem como estimulante para ajudar na fixação do conteúdo estudado.
id UNIABEU-1_ac7f0877fa85f77982e1da30debc3870
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/2703
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling O USO DOS JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO MÉDIO EM QUÍMICACiências exatas, Educação, TecnologiaEnsino de Química. Jogos didáticos. Funções orgânicasOs jogos didáticos têm sido cada vez mais empregados nas salas de aula, onde professores os utilizam como recursos complementares ao ensino, tornando a aula mais dinâmica, interessante e interativa. Esse artigo foi desenvolvido em uma abordagem qualitativa, compreendendo essencialmente as etapas de execução do jogo em sala de aula e análise de avaliação, respondida por alunos. O conteúdo selecionado para o desenvolvimento desse trabalho foi nomenclatura de funções orgânicas. Para tal, adaptou-se o clássico jogo de dominó para o reconhecimento dessas funções. Ademais, o jogo de dominó de funções orgânicas foi aplicado nas turmas do 2º ano do Ensino Médio, do Colégio de Aplicação José de Sousa Herdy, localizado no município de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro. Foi observado que o jogo de dominó de funções orgânicas motivou o aprendizado, pois os alunos o reconheceram como uma alternativa prazerosa à rotina das aulas expositivas, bem como estimulante para ajudar na fixação do conteúdo estudado.Revista UniabeuGomes, Ligia OliveiraMerquior, Douglas Marcelo2017-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2703Revista Uniabeu; v. 10, n. 24 (2017): Revista UNIABEU; 187-2052179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2703/pdfDireitos autorais 2017 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-22T20:02:46Zoai:ojs2.abeu.local:article/2703Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2019-02-22T20:02:46Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DOS JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO MÉDIO EM QUÍMICA
title O USO DOS JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO MÉDIO EM QUÍMICA
spellingShingle O USO DOS JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO MÉDIO EM QUÍMICA
Gomes, Ligia Oliveira
Ciências exatas, Educação, Tecnologia
Ensino de Química. Jogos didáticos. Funções orgânicas
title_short O USO DOS JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO MÉDIO EM QUÍMICA
title_full O USO DOS JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO MÉDIO EM QUÍMICA
title_fullStr O USO DOS JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO MÉDIO EM QUÍMICA
title_full_unstemmed O USO DOS JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO MÉDIO EM QUÍMICA
title_sort O USO DOS JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO MÉDIO EM QUÍMICA
author Gomes, Ligia Oliveira
author_facet Gomes, Ligia Oliveira
Merquior, Douglas Marcelo
author_role author
author2 Merquior, Douglas Marcelo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ligia Oliveira
Merquior, Douglas Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências exatas, Educação, Tecnologia
Ensino de Química. Jogos didáticos. Funções orgânicas
topic Ciências exatas, Educação, Tecnologia
Ensino de Química. Jogos didáticos. Funções orgânicas
description Os jogos didáticos têm sido cada vez mais empregados nas salas de aula, onde professores os utilizam como recursos complementares ao ensino, tornando a aula mais dinâmica, interessante e interativa. Esse artigo foi desenvolvido em uma abordagem qualitativa, compreendendo essencialmente as etapas de execução do jogo em sala de aula e análise de avaliação, respondida por alunos. O conteúdo selecionado para o desenvolvimento desse trabalho foi nomenclatura de funções orgânicas. Para tal, adaptou-se o clássico jogo de dominó para o reconhecimento dessas funções. Ademais, o jogo de dominó de funções orgânicas foi aplicado nas turmas do 2º ano do Ensino Médio, do Colégio de Aplicação José de Sousa Herdy, localizado no município de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro. Foi observado que o jogo de dominó de funções orgânicas motivou o aprendizado, pois os alunos o reconheceram como uma alternativa prazerosa à rotina das aulas expositivas, bem como estimulante para ajudar na fixação do conteúdo estudado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2703
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2703/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Uniabeu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Uniabeu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 10, n. 24 (2017): Revista UNIABEU; 187-205
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170819889790976