O USO DOS JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO MÉDIO EM QUÍMICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2703 |
Resumo: | Os jogos didáticos têm sido cada vez mais empregados nas salas de aula, onde professores os utilizam como recursos complementares ao ensino, tornando a aula mais dinâmica, interessante e interativa. Esse artigo foi desenvolvido em uma abordagem qualitativa, compreendendo essencialmente as etapas de execução do jogo em sala de aula e análise de avaliação, respondida por alunos. O conteúdo selecionado para o desenvolvimento desse trabalho foi nomenclatura de funções orgânicas. Para tal, adaptou-se o clássico jogo de dominó para o reconhecimento dessas funções. Ademais, o jogo de dominó de funções orgânicas foi aplicado nas turmas do 2º ano do Ensino Médio, do Colégio de Aplicação José de Sousa Herdy, localizado no município de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro. Foi observado que o jogo de dominó de funções orgânicas motivou o aprendizado, pois os alunos o reconheceram como uma alternativa prazerosa à rotina das aulas expositivas, bem como estimulante para ajudar na fixação do conteúdo estudado. |
id |
UNIABEU-1_ac7f0877fa85f77982e1da30debc3870 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/2703 |
network_acronym_str |
UNIABEU-1 |
network_name_str |
Revista UNIABEU (2010) |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DOS JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO MÉDIO EM QUÍMICACiências exatas, Educação, TecnologiaEnsino de Química. Jogos didáticos. Funções orgânicasOs jogos didáticos têm sido cada vez mais empregados nas salas de aula, onde professores os utilizam como recursos complementares ao ensino, tornando a aula mais dinâmica, interessante e interativa. Esse artigo foi desenvolvido em uma abordagem qualitativa, compreendendo essencialmente as etapas de execução do jogo em sala de aula e análise de avaliação, respondida por alunos. O conteúdo selecionado para o desenvolvimento desse trabalho foi nomenclatura de funções orgânicas. Para tal, adaptou-se o clássico jogo de dominó para o reconhecimento dessas funções. Ademais, o jogo de dominó de funções orgânicas foi aplicado nas turmas do 2º ano do Ensino Médio, do Colégio de Aplicação José de Sousa Herdy, localizado no município de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro. Foi observado que o jogo de dominó de funções orgânicas motivou o aprendizado, pois os alunos o reconheceram como uma alternativa prazerosa à rotina das aulas expositivas, bem como estimulante para ajudar na fixação do conteúdo estudado.Revista UniabeuGomes, Ligia OliveiraMerquior, Douglas Marcelo2017-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2703Revista Uniabeu; v. 10, n. 24 (2017): Revista UNIABEU; 187-2052179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2703/pdfDireitos autorais 2017 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-22T20:02:46Zoai:ojs2.abeu.local:article/2703Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2019-02-22T20:02:46Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DOS JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO MÉDIO EM QUÍMICA |
title |
O USO DOS JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO MÉDIO EM QUÍMICA |
spellingShingle |
O USO DOS JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO MÉDIO EM QUÍMICA Gomes, Ligia Oliveira Ciências exatas, Educação, Tecnologia Ensino de Química. Jogos didáticos. Funções orgânicas |
title_short |
O USO DOS JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO MÉDIO EM QUÍMICA |
title_full |
O USO DOS JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO MÉDIO EM QUÍMICA |
title_fullStr |
O USO DOS JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO MÉDIO EM QUÍMICA |
title_full_unstemmed |
O USO DOS JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO MÉDIO EM QUÍMICA |
title_sort |
O USO DOS JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO MÉDIO EM QUÍMICA |
author |
Gomes, Ligia Oliveira |
author_facet |
Gomes, Ligia Oliveira Merquior, Douglas Marcelo |
author_role |
author |
author2 |
Merquior, Douglas Marcelo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Ligia Oliveira Merquior, Douglas Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências exatas, Educação, Tecnologia Ensino de Química. Jogos didáticos. Funções orgânicas |
topic |
Ciências exatas, Educação, Tecnologia Ensino de Química. Jogos didáticos. Funções orgânicas |
description |
Os jogos didáticos têm sido cada vez mais empregados nas salas de aula, onde professores os utilizam como recursos complementares ao ensino, tornando a aula mais dinâmica, interessante e interativa. Esse artigo foi desenvolvido em uma abordagem qualitativa, compreendendo essencialmente as etapas de execução do jogo em sala de aula e análise de avaliação, respondida por alunos. O conteúdo selecionado para o desenvolvimento desse trabalho foi nomenclatura de funções orgânicas. Para tal, adaptou-se o clássico jogo de dominó para o reconhecimento dessas funções. Ademais, o jogo de dominó de funções orgânicas foi aplicado nas turmas do 2º ano do Ensino Médio, do Colégio de Aplicação José de Sousa Herdy, localizado no município de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro. Foi observado que o jogo de dominó de funções orgânicas motivou o aprendizado, pois os alunos o reconheceram como uma alternativa prazerosa à rotina das aulas expositivas, bem como estimulante para ajudar na fixação do conteúdo estudado. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2703 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2703/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Uniabeu info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Uniabeu |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu; v. 10, n. 24 (2017): Revista UNIABEU; 187-205 2179-5037 reponame:Revista UNIABEU (2010) instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
Revista UNIABEU (2010) |
collection |
Revista UNIABEU (2010) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170819889790976 |