INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3891 |
Resumo: | RESUMO Este estudo teve como objetivo analisar a integração ensino-serviço no contexto da Atenção Primária à Saúde na formação profissional. Foi realizada uma reflexão teórica a partir de revisão narrativa da literatura. A revisão incluiu 22 artigos científicos relacionados ao tema abordado, publicados entre 2014 e 2020, disponíveis nas bases de dados Banco de Dados em Enfermagem, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Scientific Electronic Library Online. À luz da literatura, apreendeu-se que a formação profissional em saúde durante a graduação no contexto da APS, por meio da integração ensino-serviço-comunidade, constitui um percurso positivo, repleto de potencialidades, mas vivenciado em meio a fragilidades e desafios – em um movimento plural e holístico. A formação e a atuação devem estar em simbiose, confluindo em uma práxis acadêmica diferente de um fazer da prática. Na complexa e desafiadora temática analisada, avançar na sensibilização e formação dos profissionais para o fortalecimento do seu papel na Atenção Primária à Saúde, dentro do Sistema Único de Saúde como ordenador da formação, constitui desafio a esse processo de inserção e articulação, para todos os envolvidos. Logo, são prementes a adoção e consolidação de novas escolhas, interesses e disputas. Palavras-chave: Ensino; Serviços de Integração Docente-Assistencial; Atenção Primária à Saúde. |
id |
UNIABEU-1_b9b5765b60a883b995dc6d710f0f8c5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/3891 |
network_acronym_str |
UNIABEU-1 |
network_name_str |
Revista UNIABEU (2010) |
repository_id_str |
|
spelling |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDECiências da Saúde; Saúde coletivaEnsino; Serviços de Integração Docente-Assistencial; Atenção Primária à SaúdeRESUMO Este estudo teve como objetivo analisar a integração ensino-serviço no contexto da Atenção Primária à Saúde na formação profissional. Foi realizada uma reflexão teórica a partir de revisão narrativa da literatura. A revisão incluiu 22 artigos científicos relacionados ao tema abordado, publicados entre 2014 e 2020, disponíveis nas bases de dados Banco de Dados em Enfermagem, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Scientific Electronic Library Online. À luz da literatura, apreendeu-se que a formação profissional em saúde durante a graduação no contexto da APS, por meio da integração ensino-serviço-comunidade, constitui um percurso positivo, repleto de potencialidades, mas vivenciado em meio a fragilidades e desafios – em um movimento plural e holístico. A formação e a atuação devem estar em simbiose, confluindo em uma práxis acadêmica diferente de um fazer da prática. Na complexa e desafiadora temática analisada, avançar na sensibilização e formação dos profissionais para o fortalecimento do seu papel na Atenção Primária à Saúde, dentro do Sistema Único de Saúde como ordenador da formação, constitui desafio a esse processo de inserção e articulação, para todos os envolvidos. Logo, são prementes a adoção e consolidação de novas escolhas, interesses e disputas. Palavras-chave: Ensino; Serviços de Integração Docente-Assistencial; Atenção Primária à Saúde.Revista Uniabeu-Fonseca Moura Lafetá, Amandade Almeida Lima, Cássiode Lima Mangueira, Sabrina AparecidaRamos Leal, André LuizDias Franco, Cláudia Cristina2020-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3891Revista Uniabeu; v. 13, n. 33 (2020): Revista UNIABEU; 140-1592179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3891/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/downloadSuppFile/3891/474Direitos autorais 2020 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-09T11:33:47Zoai:ojs2.abeu.local:article/3891Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2020-12-09T11:33:47Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE |
title |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE |
spellingShingle |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE Fonseca Moura Lafetá, Amanda Ciências da Saúde; Saúde coletiva Ensino; Serviços de Integração Docente-Assistencial; Atenção Primária à Saúde |
title_short |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE |
title_full |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE |
title_fullStr |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE |
title_full_unstemmed |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE |
title_sort |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE |
author |
Fonseca Moura Lafetá, Amanda |
author_facet |
Fonseca Moura Lafetá, Amanda de Almeida Lima, Cássio de Lima Mangueira, Sabrina Aparecida Ramos Leal, André Luiz Dias Franco, Cláudia Cristina |
author_role |
author |
author2 |
de Almeida Lima, Cássio de Lima Mangueira, Sabrina Aparecida Ramos Leal, André Luiz Dias Franco, Cláudia Cristina |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca Moura Lafetá, Amanda de Almeida Lima, Cássio de Lima Mangueira, Sabrina Aparecida Ramos Leal, André Luiz Dias Franco, Cláudia Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da Saúde; Saúde coletiva Ensino; Serviços de Integração Docente-Assistencial; Atenção Primária à Saúde |
topic |
Ciências da Saúde; Saúde coletiva Ensino; Serviços de Integração Docente-Assistencial; Atenção Primária à Saúde |
description |
RESUMO Este estudo teve como objetivo analisar a integração ensino-serviço no contexto da Atenção Primária à Saúde na formação profissional. Foi realizada uma reflexão teórica a partir de revisão narrativa da literatura. A revisão incluiu 22 artigos científicos relacionados ao tema abordado, publicados entre 2014 e 2020, disponíveis nas bases de dados Banco de Dados em Enfermagem, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Scientific Electronic Library Online. À luz da literatura, apreendeu-se que a formação profissional em saúde durante a graduação no contexto da APS, por meio da integração ensino-serviço-comunidade, constitui um percurso positivo, repleto de potencialidades, mas vivenciado em meio a fragilidades e desafios – em um movimento plural e holístico. A formação e a atuação devem estar em simbiose, confluindo em uma práxis acadêmica diferente de um fazer da prática. Na complexa e desafiadora temática analisada, avançar na sensibilização e formação dos profissionais para o fortalecimento do seu papel na Atenção Primária à Saúde, dentro do Sistema Único de Saúde como ordenador da formação, constitui desafio a esse processo de inserção e articulação, para todos os envolvidos. Logo, são prementes a adoção e consolidação de novas escolhas, interesses e disputas. Palavras-chave: Ensino; Serviços de Integração Docente-Assistencial; Atenção Primária à Saúde. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3891 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3891 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3891/pdf https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/downloadSuppFile/3891/474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Uniabeu info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Uniabeu |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu; v. 13, n. 33 (2020): Revista UNIABEU; 140-159 2179-5037 reponame:Revista UNIABEU (2010) instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
Revista UNIABEU (2010) |
collection |
Revista UNIABEU (2010) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170819828973568 |