INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca Moura Lafetá, Amanda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Almeida Lima, Cássio, de Lima Mangueira, Sabrina Aparecida, Ramos Leal, André Luiz, Dias Franco, Cláudia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3891
Resumo: RESUMO Este estudo teve como objetivo analisar a integração ensino-serviço no contexto da Atenção Primária à Saúde na formação profissional. Foi realizada uma reflexão teórica a partir de revisão narrativa da literatura. A revisão incluiu 22 artigos científicos relacionados ao tema abordado, publicados entre 2014 e 2020, disponíveis nas bases de dados Banco de Dados em Enfermagem, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Scientific Electronic Library Online. À luz da literatura, apreendeu-se que a formação profissional em saúde durante a graduação no contexto da APS, por meio da integração ensino-serviço-comunidade, constitui um percurso positivo, repleto de potencialidades, mas vivenciado em meio a fragilidades e desafios – em um movimento plural e holístico. A formação e a atuação devem estar em simbiose, confluindo em uma práxis acadêmica diferente de um fazer da prática. Na complexa e desafiadora temática analisada, avançar na sensibilização e formação dos profissionais para o fortalecimento do seu papel na Atenção Primária à Saúde, dentro do Sistema Único de Saúde como ordenador da formação, constitui desafio a esse processo de inserção e articulação, para todos os envolvidos. Logo, são prementes a adoção e consolidação de novas escolhas, interesses e disputas. Palavras-chave: Ensino; Serviços de Integração Docente-Assistencial; Atenção Primária à Saúde.
id UNIABEU-1_b9b5765b60a883b995dc6d710f0f8c5f
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/3891
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDECiências da Saúde; Saúde coletivaEnsino; Serviços de Integração Docente-Assistencial; Atenção Primária à SaúdeRESUMO Este estudo teve como objetivo analisar a integração ensino-serviço no contexto da Atenção Primária à Saúde na formação profissional. Foi realizada uma reflexão teórica a partir de revisão narrativa da literatura. A revisão incluiu 22 artigos científicos relacionados ao tema abordado, publicados entre 2014 e 2020, disponíveis nas bases de dados Banco de Dados em Enfermagem, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Scientific Electronic Library Online. À luz da literatura, apreendeu-se que a formação profissional em saúde durante a graduação no contexto da APS, por meio da integração ensino-serviço-comunidade, constitui um percurso positivo, repleto de potencialidades, mas vivenciado em meio a fragilidades e desafios – em um movimento plural e holístico. A formação e a atuação devem estar em simbiose, confluindo em uma práxis acadêmica diferente de um fazer da prática. Na complexa e desafiadora temática analisada, avançar na sensibilização e formação dos profissionais para o fortalecimento do seu papel na Atenção Primária à Saúde, dentro do Sistema Único de Saúde como ordenador da formação, constitui desafio a esse processo de inserção e articulação, para todos os envolvidos. Logo, são prementes a adoção e consolidação de novas escolhas, interesses e disputas. Palavras-chave: Ensino; Serviços de Integração Docente-Assistencial; Atenção Primária à Saúde.Revista Uniabeu-Fonseca Moura Lafetá, Amandade Almeida Lima, Cássiode Lima Mangueira, Sabrina AparecidaRamos Leal, André LuizDias Franco, Cláudia Cristina2020-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3891Revista Uniabeu; v. 13, n. 33 (2020): Revista UNIABEU; 140-1592179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3891/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/downloadSuppFile/3891/474Direitos autorais 2020 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-09T11:33:47Zoai:ojs2.abeu.local:article/3891Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2020-12-09T11:33:47Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
title INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
spellingShingle INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
Fonseca Moura Lafetá, Amanda
Ciências da Saúde; Saúde coletiva
Ensino; Serviços de Integração Docente-Assistencial; Atenção Primária à Saúde
title_short INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
title_full INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
title_fullStr INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
title_full_unstemmed INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
title_sort INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
author Fonseca Moura Lafetá, Amanda
author_facet Fonseca Moura Lafetá, Amanda
de Almeida Lima, Cássio
de Lima Mangueira, Sabrina Aparecida
Ramos Leal, André Luiz
Dias Franco, Cláudia Cristina
author_role author
author2 de Almeida Lima, Cássio
de Lima Mangueira, Sabrina Aparecida
Ramos Leal, André Luiz
Dias Franco, Cláudia Cristina
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv -
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca Moura Lafetá, Amanda
de Almeida Lima, Cássio
de Lima Mangueira, Sabrina Aparecida
Ramos Leal, André Luiz
Dias Franco, Cláudia Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da Saúde; Saúde coletiva
Ensino; Serviços de Integração Docente-Assistencial; Atenção Primária à Saúde
topic Ciências da Saúde; Saúde coletiva
Ensino; Serviços de Integração Docente-Assistencial; Atenção Primária à Saúde
description RESUMO Este estudo teve como objetivo analisar a integração ensino-serviço no contexto da Atenção Primária à Saúde na formação profissional. Foi realizada uma reflexão teórica a partir de revisão narrativa da literatura. A revisão incluiu 22 artigos científicos relacionados ao tema abordado, publicados entre 2014 e 2020, disponíveis nas bases de dados Banco de Dados em Enfermagem, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Scientific Electronic Library Online. À luz da literatura, apreendeu-se que a formação profissional em saúde durante a graduação no contexto da APS, por meio da integração ensino-serviço-comunidade, constitui um percurso positivo, repleto de potencialidades, mas vivenciado em meio a fragilidades e desafios – em um movimento plural e holístico. A formação e a atuação devem estar em simbiose, confluindo em uma práxis acadêmica diferente de um fazer da prática. Na complexa e desafiadora temática analisada, avançar na sensibilização e formação dos profissionais para o fortalecimento do seu papel na Atenção Primária à Saúde, dentro do Sistema Único de Saúde como ordenador da formação, constitui desafio a esse processo de inserção e articulação, para todos os envolvidos. Logo, são prementes a adoção e consolidação de novas escolhas, interesses e disputas. Palavras-chave: Ensino; Serviços de Integração Docente-Assistencial; Atenção Primária à Saúde.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3891
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3891/pdf
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/downloadSuppFile/3891/474
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Uniabeu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Uniabeu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 13, n. 33 (2020): Revista UNIABEU; 140-159
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170819828973568