A questão da autenticidade do texto em aulas de leitura instrumental em língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvino, Cristiane de Moraes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/251
Resumo: O presente artigo é proveniente de uma pesquisa, de base interpretativista, destinada a investigar de que forma a autenticidade de um texto interfere na compreensão do mesmo pelo aluno, partindo de minha experiência como docente dos níveis fundamental e médio e na formação de professores. O trabalho baseia-se em postulados teóricos referentes à questão da autenticidade e ao estudo da aprendizagem dita significativa, bem como a aspectos relacionados à abordagem instrumental no ensino de línguas. A pesquisa surgiu de ações de pesquisa vinculadas ao projeto Investigação na sala de aula como ponto de partida para propostas de projetos de ensino de LE, o qual pretendia reconhecer as necessidades de determinadas escolas públicas populares a fim de se criar material didático para este contexto. Além disso, pretendia-se preparar futuros professores para atuarem com alunos sócio-economicamente menos favorecidos. Como esse projeto tomou outros rumos, estou dando prosseguimento à pesquisa sem o auxílio dos bolsistas de então.
id UNIABEU-1_f78515051108bc7290d12c8566ca1709
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/251
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling A questão da autenticidade do texto em aulas de leitura instrumental em língua inglesaCiências Humanas; Educação; Linguística Aplicadatexto autêntico; abordagem instrumental; pesquisa interpretativista; aprendizagem significativaO presente artigo é proveniente de uma pesquisa, de base interpretativista, destinada a investigar de que forma a autenticidade de um texto interfere na compreensão do mesmo pelo aluno, partindo de minha experiência como docente dos níveis fundamental e médio e na formação de professores. O trabalho baseia-se em postulados teóricos referentes à questão da autenticidade e ao estudo da aprendizagem dita significativa, bem como a aspectos relacionados à abordagem instrumental no ensino de línguas. A pesquisa surgiu de ações de pesquisa vinculadas ao projeto Investigação na sala de aula como ponto de partida para propostas de projetos de ensino de LE, o qual pretendia reconhecer as necessidades de determinadas escolas públicas populares a fim de se criar material didático para este contexto. Além disso, pretendia-se preparar futuros professores para atuarem com alunos sócio-economicamente menos favorecidos. Como esse projeto tomou outros rumos, estou dando prosseguimento à pesquisa sem o auxílio dos bolsistas de então. Revista UniabeuSalvino, Cristiane de Moraes2011-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/251Revista Uniabeu; v. 4, n. 8 (2011): Revista UNIABEU; 33-422179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/251/pdf_123info:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-29T17:02:47Zoai:ojs2.abeu.local:article/251Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2011-12-29T17:02:47Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv A questão da autenticidade do texto em aulas de leitura instrumental em língua inglesa
title A questão da autenticidade do texto em aulas de leitura instrumental em língua inglesa
spellingShingle A questão da autenticidade do texto em aulas de leitura instrumental em língua inglesa
Salvino, Cristiane de Moraes
Ciências Humanas; Educação; Linguística Aplicada
texto autêntico; abordagem instrumental; pesquisa interpretativista; aprendizagem significativa
title_short A questão da autenticidade do texto em aulas de leitura instrumental em língua inglesa
title_full A questão da autenticidade do texto em aulas de leitura instrumental em língua inglesa
title_fullStr A questão da autenticidade do texto em aulas de leitura instrumental em língua inglesa
title_full_unstemmed A questão da autenticidade do texto em aulas de leitura instrumental em língua inglesa
title_sort A questão da autenticidade do texto em aulas de leitura instrumental em língua inglesa
author Salvino, Cristiane de Moraes
author_facet Salvino, Cristiane de Moraes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Salvino, Cristiane de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas; Educação; Linguística Aplicada
texto autêntico; abordagem instrumental; pesquisa interpretativista; aprendizagem significativa
topic Ciências Humanas; Educação; Linguística Aplicada
texto autêntico; abordagem instrumental; pesquisa interpretativista; aprendizagem significativa
description O presente artigo é proveniente de uma pesquisa, de base interpretativista, destinada a investigar de que forma a autenticidade de um texto interfere na compreensão do mesmo pelo aluno, partindo de minha experiência como docente dos níveis fundamental e médio e na formação de professores. O trabalho baseia-se em postulados teóricos referentes à questão da autenticidade e ao estudo da aprendizagem dita significativa, bem como a aspectos relacionados à abordagem instrumental no ensino de línguas. A pesquisa surgiu de ações de pesquisa vinculadas ao projeto Investigação na sala de aula como ponto de partida para propostas de projetos de ensino de LE, o qual pretendia reconhecer as necessidades de determinadas escolas públicas populares a fim de se criar material didático para este contexto. Além disso, pretendia-se preparar futuros professores para atuarem com alunos sócio-economicamente menos favorecidos. Como esse projeto tomou outros rumos, estou dando prosseguimento à pesquisa sem o auxílio dos bolsistas de então.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/251
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/251/pdf_123
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 4, n. 8 (2011): Revista UNIABEU; 33-42
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170820857626624