A questão da autenticidade do texto em aulas de leitura instrumental em língua inglesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/251 |
Resumo: | O presente artigo é proveniente de uma pesquisa, de base interpretativista, destinada a investigar de que forma a autenticidade de um texto interfere na compreensão do mesmo pelo aluno, partindo de minha experiência como docente dos níveis fundamental e médio e na formação de professores. O trabalho baseia-se em postulados teóricos referentes à questão da autenticidade e ao estudo da aprendizagem dita significativa, bem como a aspectos relacionados à abordagem instrumental no ensino de línguas. A pesquisa surgiu de ações de pesquisa vinculadas ao projeto Investigação na sala de aula como ponto de partida para propostas de projetos de ensino de LE, o qual pretendia reconhecer as necessidades de determinadas escolas públicas populares a fim de se criar material didático para este contexto. Além disso, pretendia-se preparar futuros professores para atuarem com alunos sócio-economicamente menos favorecidos. Como esse projeto tomou outros rumos, estou dando prosseguimento à pesquisa sem o auxílio dos bolsistas de então. |
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A questão da autenticidade do texto em aulas de leitura instrumental em língua inglesaCiências Humanas; Educação; Linguística Aplicadatexto autêntico; abordagem instrumental; pesquisa interpretativista; aprendizagem significativaO presente artigo é proveniente de uma pesquisa, de base interpretativista, destinada a investigar de que forma a autenticidade de um texto interfere na compreensão do mesmo pelo aluno, partindo de minha experiência como docente dos níveis fundamental e médio e na formação de professores. O trabalho baseia-se em postulados teóricos referentes à questão da autenticidade e ao estudo da aprendizagem dita significativa, bem como a aspectos relacionados à abordagem instrumental no ensino de línguas. A pesquisa surgiu de ações de pesquisa vinculadas ao projeto Investigação na sala de aula como ponto de partida para propostas de projetos de ensino de LE, o qual pretendia reconhecer as necessidades de determinadas escolas públicas populares a fim de se criar material didático para este contexto. Além disso, pretendia-se preparar futuros professores para atuarem com alunos sócio-economicamente menos favorecidos. Como esse projeto tomou outros rumos, estou dando prosseguimento à pesquisa sem o auxílio dos bolsistas de então. Revista UniabeuSalvino, Cristiane de Moraes2011-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/251Revista Uniabeu; v. 4, n. 8 (2011): Revista UNIABEU; 33-422179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/251/pdf_123info:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-29T17:02:47Zoai:ojs2.abeu.local:article/251Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2011-12-29T17:02:47Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
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