CAPITAL CULTURAL EM AVALIAÇÕES ENEM E ENADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berg, Rosana da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Votre, Sebastião Josué
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3385
Resumo: ENEM E ENADE são avaliações em larga escala que dizem sobre os estudantes e instituições do ensino médio e superior brasileiro. Este trabalho é um exercício de aplicação de dois princípios de Bourdieu: a teoria do capital cultural incorporado e a teoria da reprodução (Bourdieu e Passeron) a fim de verificar em que termos os conteúdos das duas provas contribuem para formação e avanço na carreira dos estudantes que fazem avaliação. A expectativa foi encontrar evidências de que as provas são constituídas por capital cultural da classe hegemônica e, por isso, podem dificultar o êxito dos estudantes das classes populares. Concluímos que os textos e as temáticas das provas são pouco inteligíveis para os estudantes das classes populares, que não possuem incorporadas as habilidades esperadas pelos elaboradores da prova.
id UNIABEU-2_49eea65564cea71227f9e0db2fe16128
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/3385
network_acronym_str UNIABEU-2
network_name_str E-scrita
repository_id_str
spelling CAPITAL CULTURAL EM AVALIAÇÕES ENEM E ENADELINGUISTICA; ENSINO; INTERDISCIPLINARENEM, ENADE, CAPITAL CULTURALCAPITAL CULTURALENEM E ENADE são avaliações em larga escala que dizem sobre os estudantes e instituições do ensino médio e superior brasileiro. Este trabalho é um exercício de aplicação de dois princípios de Bourdieu: a teoria do capital cultural incorporado e a teoria da reprodução (Bourdieu e Passeron) a fim de verificar em que termos os conteúdos das duas provas contribuem para formação e avanço na carreira dos estudantes que fazem avaliação. A expectativa foi encontrar evidências de que as provas são constituídas por capital cultural da classe hegemônica e, por isso, podem dificultar o êxito dos estudantes das classes populares. Concluímos que os textos e as temáticas das provas são pouco inteligíveis para os estudantes das classes populares, que não possuem incorporadas as habilidades esperadas pelos elaboradores da prova.UNIABEUBerg, Rosana da SilvaVotre, Sebastião Josué2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3385Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 9, n. 2 (2018): Número atemático: Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas; 26-352177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3385/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/3385/416Direitos autorais 2018 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEUinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T05:18:11Zoai:ojs2.abeu.local:article/3385Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2018-09-01T05:18:11E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv CAPITAL CULTURAL EM AVALIAÇÕES ENEM E ENADE
title CAPITAL CULTURAL EM AVALIAÇÕES ENEM E ENADE
spellingShingle CAPITAL CULTURAL EM AVALIAÇÕES ENEM E ENADE
Berg, Rosana da Silva
LINGUISTICA; ENSINO; INTERDISCIPLINAR
ENEM, ENADE, CAPITAL CULTURAL
CAPITAL CULTURAL
title_short CAPITAL CULTURAL EM AVALIAÇÕES ENEM E ENADE
title_full CAPITAL CULTURAL EM AVALIAÇÕES ENEM E ENADE
title_fullStr CAPITAL CULTURAL EM AVALIAÇÕES ENEM E ENADE
title_full_unstemmed CAPITAL CULTURAL EM AVALIAÇÕES ENEM E ENADE
title_sort CAPITAL CULTURAL EM AVALIAÇÕES ENEM E ENADE
author Berg, Rosana da Silva
author_facet Berg, Rosana da Silva
Votre, Sebastião Josué
author_role author
author2 Votre, Sebastião Josué
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Berg, Rosana da Silva
Votre, Sebastião Josué
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA; ENSINO; INTERDISCIPLINAR
ENEM, ENADE, CAPITAL CULTURAL
CAPITAL CULTURAL
topic LINGUISTICA; ENSINO; INTERDISCIPLINAR
ENEM, ENADE, CAPITAL CULTURAL
CAPITAL CULTURAL
description ENEM E ENADE são avaliações em larga escala que dizem sobre os estudantes e instituições do ensino médio e superior brasileiro. Este trabalho é um exercício de aplicação de dois princípios de Bourdieu: a teoria do capital cultural incorporado e a teoria da reprodução (Bourdieu e Passeron) a fim de verificar em que termos os conteúdos das duas provas contribuem para formação e avanço na carreira dos estudantes que fazem avaliação. A expectativa foi encontrar evidências de que as provas são constituídas por capital cultural da classe hegemônica e, por isso, podem dificultar o êxito dos estudantes das classes populares. Concluímos que os textos e as temáticas das provas são pouco inteligíveis para os estudantes das classes populares, que não possuem incorporadas as habilidades esperadas pelos elaboradores da prova.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3385
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3385/pdf
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/3385/416
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
dc.source.none.fl_str_mv Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 9, n. 2 (2018): Número atemático: Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas; 26-35
2177-6288
reponame:E-scrita
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str E-scrita
collection E-scrita
repository.name.fl_str_mv E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170840855019520