CAPITAL CULTURAL EM AVALIAÇÕES ENEM E ENADE
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3385 |
Resumo: | ENEM E ENADE são avaliações em larga escala que dizem sobre os estudantes e instituições do ensino médio e superior brasileiro. Este trabalho é um exercício de aplicação de dois princípios de Bourdieu: a teoria do capital cultural incorporado e a teoria da reprodução (Bourdieu e Passeron) a fim de verificar em que termos os conteúdos das duas provas contribuem para formação e avanço na carreira dos estudantes que fazem avaliação. A expectativa foi encontrar evidências de que as provas são constituídas por capital cultural da classe hegemônica e, por isso, podem dificultar o êxito dos estudantes das classes populares. Concluímos que os textos e as temáticas das provas são pouco inteligíveis para os estudantes das classes populares, que não possuem incorporadas as habilidades esperadas pelos elaboradores da prova. |
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