Projeções da linguagem midiática na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Andressa Carolina
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/51
Resumo: Se um dos objetivos do sistema educacional é contribuir para a formação integral, deve-se considerar a influência da mídia e suas linguagens na tradução sutil da ideologia dominante na sociedade capitalista. Através da mídia criam-se demandas relacionadas à aquisição de objetos de consumo, buscando dessa forma o preenchimento do desejo e a implantação de necessidades supérfluas. Nosso objetivo foi investigar a propaganda como um tipo de discurso midiático que coloca os sujeitos em uma posição desejante. Pretendemos apresentar subsídios ao trabalho docente, procurando compreender a ideologia dirigida ao consumismo que se instala em todas as instituições, inclusive na escola. O referencial utilizado foi a Análise do Discurso pêcheutiana, que considera o sujeito determinado pela ideologia, e a psicanálise lacaniana, que aponta o desejo e a falta como constitutivos. Analisamos as propagandas de um carro e da cerveja como preenchedores de uma demanda que se impõe como necessidade. Percebeu-se que a mídia joga com a questão da falta, oferecendo produtos substitutivos. Explorar esses discursos midiáticos em relação à educação parece ser um instrumento importante para a formação de uma atitude crítica e responsável.
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